Reflexões para a mobilidade urbana: contribuições para promoção de um transporte público sustentável no Município de Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Keila Suely Soares e.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23772
Resumo: A mobilidade urbana sustentável nas cidades brasileiras se constitui em um grande desafio para os gestores e planejadores, visto que, a dinâmica do processo exige ao mesmo tempo medidas urgentes de mitigação e planejamentos futuros enquadrados dentro dos novos padrões descritos pela Lei 12.587/2012. A prioridade para os modos não motorizados, o transporte público e a integração entre os modos e serviços do transporte urbano, requer das cidades, novas posturas com relação aos seus sistemas. Este trabalho objetivou avaliar as condições do Sistema de Transporte Público do Município de Campina Grande PB, no âmbito da mobilidade urbana sustentável e verificar oportunidades e deficiências que o resultado apontou, refletindo como estas questões influenciam no mesmo. O estudo foi realizado do ponto de vista retrospectivo, ano 2015, por meio do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS), criado por Costa (2008) e adaptado por Maia (2013), Índice de Mobilidade Urbana Sustentável para Transporte Público, (IMUS TP), onde foram selecionados apenas indicadores referentes ao transporte público. A aplicação do índice demonstrou que Campina Grande possui uma mobilidade urbana para o transporte público abaixo da média do índice, 0,43, de uma escala que vai de 0 a 1. Foi possível verificar, quais os índices que estão em condições mais críticas, realizar simulação do impacto que um indicador modificado pode produzir no Transporte Público Sustentável da cidade, fazer um comparativo com a cidade de Anápolis e uma verificação das impressões dos usuários através de ferramenta do Google, em julho de 2017, com perguntas referentes aos indicadores que se mostraram principais para a cidade. Na maioria das respostas foi confirmado o resultado que o índice já havia revelado. O desenvolvimento do presente trabalho foi no intuito de contribuir para o transporte público do município. Em linhas gerais o índice apontou a necessidade de implantação de vias exclusivas para o transporte público, integração intermodal, a necessidade de uma nova pesquisa de Origem destino, dentre outras recomendações observadas.
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A prioridade para os modos não motorizados, o transporte público e a integração entre os modos e serviços do transporte urbano, requer das cidades, novas posturas com relação aos seus sistemas. Este trabalho objetivou avaliar as condições do Sistema de Transporte Público do Município de Campina Grande PB, no âmbito da mobilidade urbana sustentável e verificar oportunidades e deficiências que o resultado apontou, refletindo como estas questões influenciam no mesmo. O estudo foi realizado do ponto de vista retrospectivo, ano 2015, por meio do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS), criado por Costa (2008) e adaptado por Maia (2013), Índice de Mobilidade Urbana Sustentável para Transporte Público, (IMUS TP), onde foram selecionados apenas indicadores referentes ao transporte público. A aplicação do índice demonstrou que Campina Grande possui uma mobilidade urbana para o transporte público abaixo da média do índice, 0,43, de uma escala que vai de 0 a 1. Foi possível verificar, quais os índices que estão em condições mais críticas, realizar simulação do impacto que um indicador modificado pode produzir no Transporte Público Sustentável da cidade, fazer um comparativo com a cidade de Anápolis e uma verificação das impressões dos usuários através de ferramenta do Google, em julho de 2017, com perguntas referentes aos indicadores que se mostraram principais para a cidade. Na maioria das respostas foi confirmado o resultado que o índice já havia revelado. O desenvolvimento do presente trabalho foi no intuito de contribuir para o transporte público do município. Em linhas gerais o índice apontou a necessidade de implantação de vias exclusivas para o transporte público, integração intermodal, a necessidade de uma nova pesquisa de Origem destino, dentre outras recomendações observadas.Sustainable urban mobility in Brazilian cities is a major challenge for managers and planners, since the dynamics of the process require both urgent mitigation measures and future planning within the new standards described by Law 12,587 / 2012. The priority for nonmotorized modes, public transport and the integration between modes and services of urban transport, requires of the cities, new positions with respect to their systems. This study aimed to evaluate the conditions of the Public Transport System of the Municipality of Campina Grande PB, within the scope of sustainable urban mobility and to verify the opportunities and deficiencies that the result pointed out, reflecting how these issues influence the same. The study was carried out from a retrospective point of view, in the year 2015, through the Sustainable Urban Mobility Index (IMUS), created by Costa (2008) and adapted by Maia (2013), Urban Mobility Index for Public Transport (IMUS) TP), where only public transport indicators were selected. The application of the index has shown that Campina Grande has urban mobility for public transport below the index average, 0,43 , on a scale ranging from 0 to 1. It was possible to verify which indixes are in the most critical conditions, to perform simulation of the impact that a modified indicator can produce on the city's Sustainable Public Transportation, comparing it with the city of Anápolis and a verification of users' impressions through a Google tool in July 2017, with questions referring to the main indicators to town. Most of the answers confirmed the result that the index had already revealed. The development of this work was intended to contribute to the public transportation of the municipality. In general terms, the index pointed to the need to implement exclusive roads for public transport, intermodal integration, the need for a new destination origin survey, among other recommendations observed.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGMIRANDA, Lívia Izabel Bezerra de.MIRANDA, L. I. B.http://lattes.cnpq.br/2698541099194056MARINHO, Simone Danielle Acioli Morais.MARINHO, S. D. A. M.BARROS FILHO, Mauro.BARROS FILHO, M.BARROS, Valéria de Castro Costa.BARROS, V. C. C.SILVA, Keila Suely Soares e.20172022-03-04T17:29:08Z2022-03-042022-03-04T17:29:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23772SILVA, Keila Suely Soares e. Reflexões para a mobilidade urbana: contribuições para promoção de um transporte público sustentável no Município de Campina Grande - PB. 2017. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-04T17:29:47Zoai:localhost:riufcg/23772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-04T17:29:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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