A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jacira Ribeiro da.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa. Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os conteúdos em sala de aula.
id UFCG_7a9746a142344a7bc2e02a57bed567d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6073
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.Contextualized education in the schooling process: a study on the conceptions of high school educators at Senador José Gaudêncio School.EducaçãoContextualizaçãoEnsino MédioEducationContextualizationHigh schoolO presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa. Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os conteúdos em sala de aula.This monograph aims to investigate the conceptions of a group of high school educators from State Senator Joseph School Gaudencio the city of Sierra White-PB around the theme "Education Contextualized" as well as to identify the main obstacles to the insertion of contextualized education in their teaching. For this purpose, we used as a method and procedure of a descriptive qualitative research, focusing on the subjects involved in research on semi-structured interviews, questionnaires and participant observation. As a theoretical framework was made use of the following authors: Martins (2006), Lebanon (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brazil (1998), and official documents in the PCNEM (1999), among others. Analysis of the results of the considerations that come there from educators, a clear understanding Contextual Education, as well as in relation to their teaching practices predominate distance from everyday problem situations, focusing on conceptual emphasis. The survey results indicate that the challenge is great to work in context in school, because few educators approach the social background of students in the contents of working hours in the classroomUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMONTEIRO, José Marciano.MONTEIRO, J. M.http://lattes.cnpq.br/1364782229198714FURTADO, Quézia Vila Flor.GONÇALVES, Ranoel de Sousa.SILVA, Jacira Ribeiro da.20112019-08-21T18:18:35Z2019-08-212019-08-21T18:18:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073SILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T12:48:41Zoai:localhost:riufcg/6073Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T12:48:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
Contextualized education in the schooling process: a study on the conceptions of high school educators at Senador José Gaudêncio School.
title A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
spellingShingle A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
SILVA, Jacira Ribeiro da.
Educação
Contextualização
Ensino Médio
Education
Contextualization
High school
title_short A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
title_full A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
title_fullStr A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
title_full_unstemmed A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
title_sort A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.
author SILVA, Jacira Ribeiro da.
author_facet SILVA, Jacira Ribeiro da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONTEIRO, José Marciano.
MONTEIRO, J. M.
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714
FURTADO, Quézia Vila Flor.
GONÇALVES, Ranoel de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jacira Ribeiro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Contextualização
Ensino Médio
Education
Contextualization
High school
topic Educação
Contextualização
Ensino Médio
Education
Contextualization
High school
description O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa. Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os conteúdos em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-08-21T18:18:35Z
2019-08-21
2019-08-21T18:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
SILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
identifier_str_mv SILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388246470656