O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967 |
Resumo: | Esse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia. |
id |
UFCG_7aba536ff41e01df71e2f0e3fe884c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36967 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.The place of the theater: building my geographical knowledge.Ensino de GeografiaTeatro - Recurso DidáticoTeaching GeographyTheater - Teaching ResourceGeografiaEsse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia.This work analyzes the construction of geographic knowledge, based on theatrical language as a proposal for a didactic resource. Geography has been going through moments of change in its practice in the face of new active methodologies, in which it has emerged, and it is from this perspective that this work aims to approach theater as an instrument of knowledge through the production of pedagogical plays in the teaching of geography. Because, bringing theory closer to practice is challenging, for this reason a study is carried out based on the concept of place, aligned with the student's experiences. As a methodological path, bibliographical research was carried out. It is concluded that the recurrent practice of traditional teaching is aimed at memorizing and memorizing content, therefore, there is a lack of incentive and access to the use of tools that provide the expansion of knowledge and geographical ideas in the classroom, making it necessary to rethink the practice of teaching. teach geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.http://lattes.cnpq.br/9661738814291410COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.COSTA, K. C. R.http://lattes.cnpq.br/3877332506561811SOUZA, Crisólogo Vieira de.SOUZA, C. V.http://lattes.cnpq.br/7654679842422697HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.2023-07-172024-07-31T18:39:49Z2024-07-312024-07-31T18:39:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-31T18:39:49Zoai:localhost:riufcg/36967Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-31T18:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. The place of the theater: building my geographical knowledge. |
title |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. |
spellingShingle |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. Ensino de Geografia Teatro - Recurso Didático Teaching Geography Theater - Teaching Resource Geografia |
title_short |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. |
title_full |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. |
title_fullStr |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. |
title_full_unstemmed |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. |
title_sort |
O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. |
author |
HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. |
author_facet |
HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DINIZ, Lincoln da Silva. DINIZ, L. S. http://lattes.cnpq.br/9661738814291410 COSTA, Kátia Cristina Ribeiro. COSTA, K. C. R. http://lattes.cnpq.br/3877332506561811 SOUZA, Crisólogo Vieira de. SOUZA, C. V. http://lattes.cnpq.br/7654679842422697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Teatro - Recurso Didático Teaching Geography Theater - Teaching Resource Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Teatro - Recurso Didático Teaching Geography Theater - Teaching Resource Geografia |
description |
Esse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-17 2024-07-31T18:39:49Z 2024-07-31 2024-07-31T18:39:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967 HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967 |
identifier_str_mv |
HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744630773710848 |