O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967
Resumo: Esse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia.
id UFCG_7aba536ff41e01df71e2f0e3fe884c4e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36967
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.The place of the theater: building my geographical knowledge.Ensino de GeografiaTeatro - Recurso DidáticoTeaching GeographyTheater - Teaching ResourceGeografiaEsse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia.This work analyzes the construction of geographic knowledge, based on theatrical language as a proposal for a didactic resource. Geography has been going through moments of change in its practice in the face of new active methodologies, in which it has emerged, and it is from this perspective that this work aims to approach theater as an instrument of knowledge through the production of pedagogical plays in the teaching of geography. Because, bringing theory closer to practice is challenging, for this reason a study is carried out based on the concept of place, aligned with the student's experiences. As a methodological path, bibliographical research was carried out. It is concluded that the recurrent practice of traditional teaching is aimed at memorizing and memorizing content, therefore, there is a lack of incentive and access to the use of tools that provide the expansion of knowledge and geographical ideas in the classroom, making it necessary to rethink the practice of teaching. teach geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDINIZ, Lincoln da Silva.DINIZ, L. S.http://lattes.cnpq.br/9661738814291410COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.COSTA, K. C. R.http://lattes.cnpq.br/3877332506561811SOUZA, Crisólogo Vieira de.SOUZA, C. V.http://lattes.cnpq.br/7654679842422697HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.2023-07-172024-07-31T18:39:49Z2024-07-312024-07-31T18:39:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-31T18:39:49Zoai:localhost:riufcg/36967Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-31T18:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
The place of the theater: building my geographical knowledge.
title O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
spellingShingle O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.
Ensino de Geografia
Teatro - Recurso Didático
Teaching Geography
Theater - Teaching Resource
Geografia
title_short O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
title_full O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
title_fullStr O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
title_full_unstemmed O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
title_sort O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.
author HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.
author_facet HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DINIZ, Lincoln da Silva.
DINIZ, L. S.
http://lattes.cnpq.br/9661738814291410
COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
COSTA, K. C. R.
http://lattes.cnpq.br/3877332506561811
SOUZA, Crisólogo Vieira de.
SOUZA, C. V.
http://lattes.cnpq.br/7654679842422697
dc.contributor.author.fl_str_mv HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Teatro - Recurso Didático
Teaching Geography
Theater - Teaching Resource
Geografia
topic Ensino de Geografia
Teatro - Recurso Didático
Teaching Geography
Theater - Teaching Resource
Geografia
description Esse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2024-07-31T18:39:49Z
2024-07-31
2024-07-31T18:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967
HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967
identifier_str_mv HERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744630773710848