Separação óleo-água em hidrociclones: avaliação hidrodinâmica via CFD.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28262 |
Resumo: | Hidrociclones são equipamentos usados em processos de separação. São considerados eficientes, compactos, seguros, de simples construção e manutenção, e baixo custo, quando comparados a outros equipamentos de semelhante aplicação. Tais características os torna viável para ser aplicado na indústria de petróleo, em especial na separação óleo-água. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar numericamente o processo de separação da mistura óleo-água em um hidrociclone, quanto ao seu aspecto fluidodinâmico. Adotou-se escoamento em regime permanente, bifásico, isotérmico e incompressível, em uma abordagem Euleriana utilizando as equações de conservação de massa e quantidade de movimento linear, e o modelo de turbulência RNG k-�. Para a solução numérica das equações governantes utilizou-se o software Ansys CFX. Foram avaliados os efeitos da velocidade de entrada da mistura, fração volumétrica de óleo na corrente de alimentação e diâmetro de gota de óleo, na performance do equipamento. Dos resultados obtidos verificou-se que, fixada a configuração geométrica do equipamento, um aumento na velocidade de entrada da mistura fluida, fração volumétrica de óleo e o diâmetro da gota de óleo aumentam a eficiência de separação do equipamento, atingindo valores maiores que 98%. |
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Separação óleo-água em hidrociclones: avaliação hidrodinâmica via CFD.Oil-water separation in hydrocyclones: hydrodynamic evaluation via CFD.Separação óleo-águaHidrociclonesAvaliação hidrodinâmica via CFDFenômenos de transporte e energiaCFD - computational fluid dynamicsComputational fluid dynamics - CFDSimulação numéricaOil-water separationHydrocyclonesHydrodynamic evaluation via CFDTransport and energy phenomenaNumerical simulationEngenharia MecânicaHidrociclones são equipamentos usados em processos de separação. São considerados eficientes, compactos, seguros, de simples construção e manutenção, e baixo custo, quando comparados a outros equipamentos de semelhante aplicação. Tais características os torna viável para ser aplicado na indústria de petróleo, em especial na separação óleo-água. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar numericamente o processo de separação da mistura óleo-água em um hidrociclone, quanto ao seu aspecto fluidodinâmico. Adotou-se escoamento em regime permanente, bifásico, isotérmico e incompressível, em uma abordagem Euleriana utilizando as equações de conservação de massa e quantidade de movimento linear, e o modelo de turbulência RNG k-�. Para a solução numérica das equações governantes utilizou-se o software Ansys CFX. Foram avaliados os efeitos da velocidade de entrada da mistura, fração volumétrica de óleo na corrente de alimentação e diâmetro de gota de óleo, na performance do equipamento. Dos resultados obtidos verificou-se que, fixada a configuração geométrica do equipamento, um aumento na velocidade de entrada da mistura fluida, fração volumétrica de óleo e o diâmetro da gota de óleo aumentam a eficiência de separação do equipamento, atingindo valores maiores que 98%.Hydrocyclones are equipment used in separation processes. They are considered to be efficient, compact, safe, of simple construction and maintenance, and low cost, when compared to other equipment used in similar application. Such characteristics make them feasible to be applied in the oil industry, especially in oil-water separation. Therefore, this work aims to numerically analyze the separation process of the oil-water mixture in a hydrocyclone, regarding its fluid dynamic aspect. Flow in steady-state regime, two-phase, isothermal and incompressible was adopted. In the study, the Eulerian approach using the mass and momentum conservation equations, and the RNG k-ε turbulence model were used. For the numerical solution of the governing equations, the Ansys CFX software was used. The effects of the inlet velocity of the fluid mixture, volumetric fraction of oil in the feed stream and diameter of oil drop, on the performance of the equipment were evaluated. From the results obtained, it was found that, once the geometric configuration of the equipment was fixed, an increase in the inlet velocity of the fluid mixture, volumetric fraction of oil and the diameter of the oil drop increase the separation efficiency of the equipment, reaching values greater than 98%.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFCGLIMA, Antonio Gilson Barbosa de.LIMA, A. G. B.http://lattes.cnpq.br/4527387699298544SOUZA, Josedite Saraiva de.SOUZA, J. S.http://lattes.cnpq.br/5994036081476644FARIAS NETO, Severino Rodrigues de.SILVA, Rodrigo Moura da.CABRAL, Endyara de Morais.2019-11-212022-12-09T22:41:36Z2022-12-092022-12-09T22:41:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28262CABRAL, Endyara de Morais. Separação óleo-água em hidrociclones: avaliação hidrodinâmica via CFD. 2019. 114f. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em:porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-09T22:41:36Zoai:localhost:riufcg/28262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-09T22:41:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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