Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Edilson Ferreira.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
Resumo: 0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho.
id UFCG_857b14b263d7638dc0bc0e98b52c02ea
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10067
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.Multicriterial model for analysis and evaluation of the performance of the public bus transportation system.Sistema de Transporte ColetivoÔnibusModelo MulticriterialTransporte de Passageiros UrbanosEstrutura TarifáriaInovações TecnológicasMobilidade UrbanaPublic Transport SystemBusMulticriterial ModelUrban Passenger TransportTariff StructureTechnological InnovationsUrban Mobility0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho.The main objective this study is to develop a methodology that behold two aspects in the simultaneously form. The first must consider the main characteristics of process of the evaluation of performance of the public transportation system by bus. At beginning of the view point from agents involved with the production and the use of services. The second, proposal a possible analysis that order the characteristics of performance of the system. Integrating the distincts and contradictory interest of these agents. Then methodology demanded the elaboration of a hierarchy based in the Analytic Hierarchy Process - AHP, which is compound of objective, agents, attribute and variables. The winning agents by the model are: the users, operators and public institutions. As the attribute considered were: rapidity, comfort, reliability, accessibility, safety and economy. We also consider thirty two variables distributed among attributes cited. To verify the efficiency from the methodology propose. It was made its application in a case study Metropolitan Region of Belem. The results from application indicate the users (65.6%) as the agent the more will benefit better performance from STCO. The safety (25.4%) as being attribute rather priority and variable drives' training (8.8%) as being that major relative importance between others considered. It is possible observe that results obtained with the application attend the expectation of the groups of interest contemplated in this work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGANDRADE, Nilton Pereira de.ANDRADE, N. P.http://lattes.cnpq.br/8562093622305647NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do.ANDRADE, Jonas Pereira de.LIMA, Edilson Ferreira.2000-10-102019-12-10T19:42:20Z2019-12-102019-12-10T19:42:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T18:35:34Zoai:localhost:riufcg/10067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T18:35:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
Multicriterial model for analysis and evaluation of the performance of the public bus transportation system.
title Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
spellingShingle Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
LIMA, Edilson Ferreira.
Sistema de Transporte Coletivo
Ônibus
Modelo Multicriterial
Transporte de Passageiros Urbanos
Estrutura Tarifária
Inovações Tecnológicas
Mobilidade Urbana
Public Transport System
Bus
Multicriterial Model
Urban Passenger Transport
Tariff Structure
Technological Innovations
Urban Mobility
title_short Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
title_full Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
title_fullStr Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
title_full_unstemmed Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
title_sort Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
author LIMA, Edilson Ferreira.
author_facet LIMA, Edilson Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Nilton Pereira de.
ANDRADE, N. P.
http://lattes.cnpq.br/8562093622305647
NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do.
ANDRADE, Jonas Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Edilson Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Transporte Coletivo
Ônibus
Modelo Multicriterial
Transporte de Passageiros Urbanos
Estrutura Tarifária
Inovações Tecnológicas
Mobilidade Urbana
Public Transport System
Bus
Multicriterial Model
Urban Passenger Transport
Tariff Structure
Technological Innovations
Urban Mobility
topic Sistema de Transporte Coletivo
Ônibus
Modelo Multicriterial
Transporte de Passageiros Urbanos
Estrutura Tarifária
Inovações Tecnológicas
Mobilidade Urbana
Public Transport System
Bus
Multicriterial Model
Urban Passenger Transport
Tariff Structure
Technological Innovations
Urban Mobility
description 0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-10-10
2019-12-10T19:42:20Z
2019-12-10
2019-12-10T19:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
identifier_str_mv LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421388812288