Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067 |
Resumo: | 0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho. |
id |
UFCG_857b14b263d7638dc0bc0e98b52c02ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10067 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.Multicriterial model for analysis and evaluation of the performance of the public bus transportation system.Sistema de Transporte ColetivoÔnibusModelo MulticriterialTransporte de Passageiros UrbanosEstrutura TarifáriaInovações TecnológicasMobilidade UrbanaPublic Transport SystemBusMulticriterial ModelUrban Passenger TransportTariff StructureTechnological InnovationsUrban Mobility0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho.The main objective this study is to develop a methodology that behold two aspects in the simultaneously form. The first must consider the main characteristics of process of the evaluation of performance of the public transportation system by bus. At beginning of the view point from agents involved with the production and the use of services. The second, proposal a possible analysis that order the characteristics of performance of the system. Integrating the distincts and contradictory interest of these agents. Then methodology demanded the elaboration of a hierarchy based in the Analytic Hierarchy Process - AHP, which is compound of objective, agents, attribute and variables. The winning agents by the model are: the users, operators and public institutions. As the attribute considered were: rapidity, comfort, reliability, accessibility, safety and economy. We also consider thirty two variables distributed among attributes cited. To verify the efficiency from the methodology propose. It was made its application in a case study Metropolitan Region of Belem. The results from application indicate the users (65.6%) as the agent the more will benefit better performance from STCO. The safety (25.4%) as being attribute rather priority and variable drives' training (8.8%) as being that major relative importance between others considered. It is possible observe that results obtained with the application attend the expectation of the groups of interest contemplated in this work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGANDRADE, Nilton Pereira de.ANDRADE, N. P.http://lattes.cnpq.br/8562093622305647NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do.ANDRADE, Jonas Pereira de.LIMA, Edilson Ferreira.2000-10-102019-12-10T19:42:20Z2019-12-102019-12-10T19:42:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T18:35:34Zoai:localhost:riufcg/10067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T18:35:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. Multicriterial model for analysis and evaluation of the performance of the public bus transportation system. |
title |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. |
spellingShingle |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. LIMA, Edilson Ferreira. Sistema de Transporte Coletivo Ônibus Modelo Multicriterial Transporte de Passageiros Urbanos Estrutura Tarifária Inovações Tecnológicas Mobilidade Urbana Public Transport System Bus Multicriterial Model Urban Passenger Transport Tariff Structure Technological Innovations Urban Mobility |
title_short |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. |
title_full |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. |
title_fullStr |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. |
title_full_unstemmed |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. |
title_sort |
Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. |
author |
LIMA, Edilson Ferreira. |
author_facet |
LIMA, Edilson Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Nilton Pereira de. ANDRADE, N. P. http://lattes.cnpq.br/8562093622305647 NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do. ANDRADE, Jonas Pereira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Edilson Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Transporte Coletivo Ônibus Modelo Multicriterial Transporte de Passageiros Urbanos Estrutura Tarifária Inovações Tecnológicas Mobilidade Urbana Public Transport System Bus Multicriterial Model Urban Passenger Transport Tariff Structure Technological Innovations Urban Mobility |
topic |
Sistema de Transporte Coletivo Ônibus Modelo Multicriterial Transporte de Passageiros Urbanos Estrutura Tarifária Inovações Tecnológicas Mobilidade Urbana Public Transport System Bus Multicriterial Model Urban Passenger Transport Tariff Structure Technological Innovations Urban Mobility |
description |
0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-10-10 2019-12-10T19:42:20Z 2019-12-10 2019-12-10T19:42:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067 LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067 |
identifier_str_mv |
LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744421388812288 |