Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ARAUJO, Jeymersson Galvão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
Resumo: Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História.
id UFCG_85af87565a0c3b6349f9ded1f1c74f94
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34221
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.“O Machado” newspaper: history and the world cup at José Fernandes Machado State School - Natal RN.Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RNCopa do mundoJornal escolarEnsino de HistóriaMachadão - escola - Natal - RNWorld CupSchool newspaperTeaching HistoryMachadão - school - Natal - RNHistória.Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T17:43:48Z2024-01-312024-01-31T17:43:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221porBRAZ, Andrielly Karolina Duarte.ARAUJO, Jeymersson Galvão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T17:44:14Zoai:localhost:riufcg/34221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T17:44:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
“O Machado” newspaper: history and the world cup at José Fernandes Machado State School - Natal RN.
title Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
spellingShingle Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.
Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN
Copa do mundo
Jornal escolar
Ensino de História
Machadão - escola - Natal - RN
World Cup
School newspaper
Teaching History
Machadão - school - Natal - RN
História.
title_short Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
title_full Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
title_fullStr Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
title_full_unstemmed Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
title_sort Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN.
author BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.
author_facet BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.
ARAUJO, Jeymersson Galvão.
author_role author
author2 ARAUJO, Jeymersson Galvão.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.
ARAUJO, Jeymersson Galvão.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN
Copa do mundo
Jornal escolar
Ensino de História
Machadão - escola - Natal - RN
World Cup
School newspaper
Teaching History
Machadão - school - Natal - RN
História.
topic Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal - RN
Copa do mundo
Jornal escolar
Ensino de História
Machadão - escola - Natal - RN
World Cup
School newspaper
Teaching History
Machadão - school - Natal - RN
História.
description Há algum tempo as discussões a cerca do método de ensino tradicional vem sendo trabalhadas no Brasil, mas precisamente no fim dos anos 60. Nos dias atuais a questão ainda percorre os estudos, e não se trata, necessariamente, de abolir o tradicionalismo, pois segundo Circe Bittencourt a relação da renovação escolar deve estar pautada entre permanências e mudanças. Contudo, nesta relação o professor deve compreender que tanto suas técnicas quanto seus métodos de ensino devem se adequar às novas tecnologias e à própria realidade do aluno. O que significa dizer que não basta serem introduzidos novos instrumentos, é preciso pensar no método com o qual serão aplicados para que não acabem reproduzindo o tradicionalismo tão criticado. Muitas reformulações foram feitas daquele tempo até hoje, e não somente no âmbito escolar, onde se é pensado o método e o conteúdo com o qual o professor está trabalhando. Também a própria formação do professor, enquanto graduando , é de suma importância para o desenvolvimento das novas propostas do ensino de História. É pensando nisso que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem reconhecendo que a qualificação do ensino básico depende não somente da formação continuada do professor, mas também da formação dos licenciandos. Sendo o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) uma iniciativa do Ministério da Educação em associação à CAPES que visa a melhoria da qualidade na formação dos futuros professores, a UFRN acreditou que a sua participação nele seria uma ótima oportunidade de repensar a prática docente e, através das ações encaminhadas pelo projeto, dar uma nova significação ao ensino da História. Sendo assim, este trabalho visa expor um dos primeiros resultados do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) dentro do subprojeto de licenciatura do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tal programa tem como objetivo central a potencialização da formação inicial de professores de História, por meio de ações, experiências metodológicas e práticas inovadoras que ressignifiquem o ensino de História no ensino fundamental e médio. Este objetivo deverá ser alcançado por intermédio de variadas ações previstas e executadas pelos vinte bolsistas; a coordenação do subprojeto e os supervisores estarão direcionando as atividades de modo que estas atendam às especificidades da escola escolhida para a execução das mesmas. O intuito é promover a participação de todos os integrantes desse processo de ensino-aprendizagem, de modo a que os alunos desenvolvam um maior interesse pela história, vendo significado dela em sua vida e que, tanto a escola, os professores, assim como os futuros docentes possam refletir e modificar sua ação docente, proporcionando uma integração entre as experiências e estimulando a promoção de uma autonomia pedagógica em função da melhoria do ensino da História.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-31T17:43:48Z
2024-01-31
2024-01-31T17:43:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
identifier_str_mv BRAZ, Andrielly Karolina Duarte; ARAUJO, Jeymersson Galvão. Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1777-1781. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610761637888