O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Ana Cláudia Galdino.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Roberto Leal (nome fictício), localizada no Centro S/N, município de Sumé-PB. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos em teóricos na área da gestão.No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de analisar o papel da gestão escolar na organização, desenvolvimento e participação nas atividades que envolvem o fazer pedagógico da escola, buscando para tanto, identificar as contribuições do gestor na parceria com a coordenação pedagógica para realizar a gestão de uma escola da zona urbana, mas, que atende a uma grande porcentagem de educandos oriundos da zona rural. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, onde utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. A análise dos dados foram sistematizadas por categorias prévias selecionadas, as quais foram: Participação na sistematização de projetos pedagógicos; Organização das atividades entre outras tarefas do fazer pedagógico da escola; e por fim, relação do gestor e coordenação pedagógica no que compreende a parceria na execução do fazer escolar. A partir dos resultados verificamos que o fazer pedagógico do gestor na organização para que as tarefas escolares aconteçam com êxito, sempre se dispondo a ser ajudada no que diz respeito à gestão escolar, seja de uma reunião, de um atendimento aos pais até mesmo nos maiores eventos que a escola realiza, assim aprendemos muito com essa forma de direcionar os trabalhos da escola, de forma que todos agindo assim possibilitam para que os demais participem e construam suas reflexões e percepções sobre a maneira organizacional com uma gestão participativa, consequentemente, democrática. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua participação no desenvolvimento e organização e do trabalho pedagógico. Mais ainda, acreditamos em possibilidades de continuidade de estudos dessa natureza para discutir a gestão das escolas do Cariri Paraibano.
id UFCG_874d82d9ecfcfe766869fbb0b460fcff
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5972
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.The role of management in the pedagogical organization of a municipal education unit in Sumé-PB.GestãoFazer pedagógicoOrganizaçãoParticipaçãoPlanejamento escolarManagement  Pedagogical  Organization  Participation  School planningEste trabalho foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Roberto Leal (nome fictício), localizada no Centro S/N, município de Sumé-PB. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos em teóricos na área da gestão.No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de analisar o papel da gestão escolar na organização, desenvolvimento e participação nas atividades que envolvem o fazer pedagógico da escola, buscando para tanto, identificar as contribuições do gestor na parceria com a coordenação pedagógica para realizar a gestão de uma escola da zona urbana, mas, que atende a uma grande porcentagem de educandos oriundos da zona rural. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, onde utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. A análise dos dados foram sistematizadas por categorias prévias selecionadas, as quais foram: Participação na sistematização de projetos pedagógicos; Organização das atividades entre outras tarefas do fazer pedagógico da escola; e por fim, relação do gestor e coordenação pedagógica no que compreende a parceria na execução do fazer escolar. A partir dos resultados verificamos que o fazer pedagógico do gestor na organização para que as tarefas escolares aconteçam com êxito, sempre se dispondo a ser ajudada no que diz respeito à gestão escolar, seja de uma reunião, de um atendimento aos pais até mesmo nos maiores eventos que a escola realiza, assim aprendemos muito com essa forma de direcionar os trabalhos da escola, de forma que todos agindo assim possibilitam para que os demais participem e construam suas reflexões e percepções sobre a maneira organizacional com uma gestão participativa, consequentemente, democrática. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua participação no desenvolvimento e organização e do trabalho pedagógico. Mais ainda, acreditamos em possibilidades de continuidade de estudos dessa natureza para discutir a gestão das escolas do Cariri Paraibano.This work was developed in the Municipal Unity of Education Roberto Leal, located at downtown in the city of Sumé, Paraíba, Brazil. To our approach organization we were supported by renowned theoreticals, during the period of two (2) months in loco, with the finality of analyzing the function of the school management in the organization, development and participation on the activities that envolves the pedagogical practice of the school, in the pursuit of identifying the contributions of the manager in the framework of the pedagogical activities and the relationship of this professional with the pedagogical coordination of a school in the city, but also attending to a large percentage of students coming from countryside. The methodology sought verifying the participation of the school manager during the moments of planning with the pedagogical team of the school; Identify the contributions of the manager with the pedagogical coordination during the systematization of projects, activities organization, and also another tasks on the pedagogical practice of the school; knowing how the relationship between the manager and the pedagogical coordination with the partnership on the implementation of the school‟s pedagogy. The analysis where systematized by previous categories, and it was: Participation in the pedagogical projects‟ systematization; Organization of activities and another tasks of the pedagogical practices, and finally, the relationship between the manager and the pedagogical coordination, comprising the partnership in the implementing of the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420SILVA, Maria do Socorro.ATAÍDE, José Irelânio Leite de.FURTADO, Quézia Vila Flor.LEITE, Ana Cláudia Galdino.20132019-08-19T14:24:26Z2019-08-192019-08-19T14:24:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.leitehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972LEITE, Ana Cláudia Galdino. O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB. 2013. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T17:16:16Zoai:localhost:riufcg/5972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T17:16:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
The role of management in the pedagogical organization of a municipal education unit in Sumé-PB.
title O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
spellingShingle O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
LEITE, Ana Cláudia Galdino.
Gestão
Fazer pedagógico
Organização
Participação
Planejamento escolar
Management  
Pedagogical  
Organization  
Participation  
School planning
title_short O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
title_full O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
title_fullStr O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
title_full_unstemmed O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
title_sort O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB.
author LEITE, Ana Cláudia Galdino.
author_facet LEITE, Ana Cláudia Galdino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
SILVA, Maria do Socorro.
ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Ana Cláudia Galdino.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Fazer pedagógico
Organização
Participação
Planejamento escolar
Management  
Pedagogical  
Organization  
Participation  
School planning
topic Gestão
Fazer pedagógico
Organização
Participação
Planejamento escolar
Management  
Pedagogical  
Organization  
Participation  
School planning
description Este trabalho foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Roberto Leal (nome fictício), localizada no Centro S/N, município de Sumé-PB. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos em teóricos na área da gestão.No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de analisar o papel da gestão escolar na organização, desenvolvimento e participação nas atividades que envolvem o fazer pedagógico da escola, buscando para tanto, identificar as contribuições do gestor na parceria com a coordenação pedagógica para realizar a gestão de uma escola da zona urbana, mas, que atende a uma grande porcentagem de educandos oriundos da zona rural. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, onde utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. A análise dos dados foram sistematizadas por categorias prévias selecionadas, as quais foram: Participação na sistematização de projetos pedagógicos; Organização das atividades entre outras tarefas do fazer pedagógico da escola; e por fim, relação do gestor e coordenação pedagógica no que compreende a parceria na execução do fazer escolar. A partir dos resultados verificamos que o fazer pedagógico do gestor na organização para que as tarefas escolares aconteçam com êxito, sempre se dispondo a ser ajudada no que diz respeito à gestão escolar, seja de uma reunião, de um atendimento aos pais até mesmo nos maiores eventos que a escola realiza, assim aprendemos muito com essa forma de direcionar os trabalhos da escola, de forma que todos agindo assim possibilitam para que os demais participem e construam suas reflexões e percepções sobre a maneira organizacional com uma gestão participativa, consequentemente, democrática. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua participação no desenvolvimento e organização e do trabalho pedagógico. Mais ainda, acreditamos em possibilidades de continuidade de estudos dessa natureza para discutir a gestão das escolas do Cariri Paraibano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-19T14:24:26Z
2019-08-19
2019-08-19T14:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
LEITE, Ana Cláudia Galdino. O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB. 2013. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.leite
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
identifier_str_mv LEITE, Ana Cláudia Galdino. O papel da gestão na organização pedagógica de uma unidade municipal de Educação em Sumé-PB. 2013. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387543924736