As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Andrêssa Alves.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491
Resumo: Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a importância e as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente; destacar a importância da relação teoria e prática para a formação docente; apresentar o Estágio numa proposta de formação inicial e contínua; investigar os problemas e as dificuldades encontradas no momento da realização do Estágio; refletir sobre as vivências e experiências adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado. O presente trabalho buscou aporte teórico nos seguintes autores: Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pimenta (1994), Piconez (1991), entre outros. A pesquisa realizada é do tipo exploratória. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram duas alunas graduandas do curso de Pedagogia e duas professoras graduadas em Pedagogia. O instrumento usado na coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que o Estágio é um elemento importante para o processo de formação docente, pois favorece ao futuro profissional da educação conhecer uma nova realidade, ampliando assim, sua visão de mundo e proporcionando uma reflexão crítica acerca da ação e do trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes nas unidades escolares
id UFCG_87a5fd2a9ffd35aa75b9f7c6e940f35a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6491
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.The contributions of supervised internship to teacher education.Professores- formaçãoEstágio supervisionado- teoria e práticaPedagogia-UFCG-CFP-CajazeirasTeacher-trainingSupervised Internship - theory and practicePedagogy-UFCG-CFP-CajazeirasEducação.Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a importância e as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente; destacar a importância da relação teoria e prática para a formação docente; apresentar o Estágio numa proposta de formação inicial e contínua; investigar os problemas e as dificuldades encontradas no momento da realização do Estágio; refletir sobre as vivências e experiências adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado. O presente trabalho buscou aporte teórico nos seguintes autores: Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pimenta (1994), Piconez (1991), entre outros. A pesquisa realizada é do tipo exploratória. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram duas alunas graduandas do curso de Pedagogia e duas professoras graduadas em Pedagogia. O instrumento usado na coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que o Estágio é um elemento importante para o processo de formação docente, pois favorece ao futuro profissional da educação conhecer uma nova realidade, ampliando assim, sua visão de mundo e proporcionando uma reflexão crítica acerca da ação e do trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes nas unidades escolaresThis monograph was built based on a research guided by he following goals: to analyze the importance and contributions of supervised internship for teacher training; highlight the importance of the relationship between theory and practice for teacher education; present the training process based on a proposal for initial and continuing formation; to investigate the problems and difficulties during the internship process; to reflect on the experiences and lessons learned during the intership execution. This study has sought theoretical support by the following authors: Pepper and Lima (2012), Barreiro and Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pepper (1994), Piconez (1991), among others. This is an exploratory research. The approach was qualitative. The research subjects were two graduation students of the Pedagogy course and two teacher graduated in Education. The instrument used for data collection it was a semi-structured interview. The study concluded that the internship is an important element for the teacher training process as it supports the future educational professional knowing a new reality, thus expanding their worldview and providing a critical analysis of action and pedagogical work developed by teachers in school units. Keywords: Supervised Internship. Teacher Training. Theory and practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899PEREIRA, Zildene Francisca.LIMA, Maria Janete de.SANTANA, Andrêssa Alves.2015-11-192019-09-02T10:09:36Z2019-09-022019-09-02T10:09:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491SANTANA, Andrêssa Alves. As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:18:25Zoai:localhost:riufcg/6491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:18:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
The contributions of supervised internship to teacher education.
title As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
spellingShingle As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
SANTANA, Andrêssa Alves.
Professores- formação
Estágio supervisionado- teoria e prática
Pedagogia-UFCG-CFP-Cajazeiras
Teacher-training
Supervised Internship - theory and practice
Pedagogy-UFCG-CFP-Cajazeiras
Educação.
title_short As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
title_full As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
title_fullStr As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
title_full_unstemmed As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
title_sort As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.
author SANTANA, Andrêssa Alves.
author_facet SANTANA, Andrêssa Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
PEREIRA, Zildene Francisca.
LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Andrêssa Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores- formação
Estágio supervisionado- teoria e prática
Pedagogia-UFCG-CFP-Cajazeiras
Teacher-training
Supervised Internship - theory and practice
Pedagogy-UFCG-CFP-Cajazeiras
Educação.
topic Professores- formação
Estágio supervisionado- teoria e prática
Pedagogia-UFCG-CFP-Cajazeiras
Teacher-training
Supervised Internship - theory and practice
Pedagogy-UFCG-CFP-Cajazeiras
Educação.
description Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a importância e as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente; destacar a importância da relação teoria e prática para a formação docente; apresentar o Estágio numa proposta de formação inicial e contínua; investigar os problemas e as dificuldades encontradas no momento da realização do Estágio; refletir sobre as vivências e experiências adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado. O presente trabalho buscou aporte teórico nos seguintes autores: Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pimenta (1994), Piconez (1991), entre outros. A pesquisa realizada é do tipo exploratória. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram duas alunas graduandas do curso de Pedagogia e duas professoras graduadas em Pedagogia. O instrumento usado na coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que o Estágio é um elemento importante para o processo de formação docente, pois favorece ao futuro profissional da educação conhecer uma nova realidade, ampliando assim, sua visão de mundo e proporcionando uma reflexão crítica acerca da ação e do trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes nas unidades escolares
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-19
2019-09-02T10:09:36Z
2019-09-02
2019-09-02T10:09:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491
SANTANA, Andrêssa Alves. As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491
identifier_str_mv SANTANA, Andrêssa Alves. As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390835404800