Materiais digitais no ensino de língua portuguesa: do planificado ao realizado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12199 |
Resumo: | A pesquisa, relatada nessa dissertação, situou-se no campo da Linguística Aplicada, pois investigou o processo de construção de uma experiência de ensino, como resultado da participação de Professor em Formação no curso de extensão Utilização de material didático digital em Projetos de Ensino, promovido pela Unidade Acadêmica de Letras –UFCG, no ano de 2016. Como produto dessa experiência, os participantes deveriam planejar e ministrar aulas de Língua Portuguesa, utilizando materiais didáticos digitais. Assim, tínhamos como questão o que foi planejado e o que foi relatado, por Professores em Formação, sobre o processo de realização de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa mediado por materiais didáticos digitais, na educação básica. Para responder essa questão, a análise foi conduzida pelo objetivo geral investigar o processo de elaboração e os relatos sobre a execução de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa que utilizaram Materiais Digitais, e por três objetivos específicos: (1) Identificar os componentes básicos do ensino de língua que nortearam o processo de planificação de Projetos de Ensino; (2) Descrever as concepções e pontos de vista dos Professores em Formação sobre o processo de realização de Projetos de Ensino; e (3) Verificar as aproximações e distanciamentos ocorridos entre o processo de planificação e as narrativas sobre a realização de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa. O corpus da pesquisa é constituído por três Projetos de Ensino (PE), planificados por Professores em Formação (PF) durante participação do referido curso de extensão; relatos transcritos, a partir de gravação de áudio e imagem de encontros do curso, nos quais os Professores em Formação descreviam oralmente o processo de planificação e realização de Projetos de Ensino; e entrevistas semiestruturadas realizadas após a execução das aulas. Os dados foram analisados à luz das concepções de ensino de língua(gem) - ensino prescritivo, descritivo e produtivo - influenciados pelos paradigmas educacionais tradicional e emergente. Para essa pesquisa, assumimos a concepção de ensino como trabalho ou atividade docente, enfatizando, assim, os processos de planificação e realização de Projetos de Ensino, com base nas concepções teóricas de Amigues (2004), Lousada (2014), Bronckart (2006; 2008), Machado (2009) e Pérez (2014). Concebemos, também, material digital como material ou recurso didático a serviço do ensino, baseado nas teorias sobre materiais didáticos (ZABALA, 1998) e materiais digitais (ROJO, 2013; FAVA, 2014). A luz de tais teorias os dados foram analisados a partir de duas categorias, são elas: Planificação dos objetos, conteúdos e materiais digitais e Concepções e pontos de vista dos Professores em Formação sobre as atividades realizadas em aulas de Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que os Professores em Formação enfatizaram no processo de planificação dos PE o trabalho com a leitura e a produção de textos, e na realização dos Projetos a ênfase está nas aulas de leitura e oralidade, e quando possível de ser realizada, de escrita, sendo esta consequência das atividades de leitura. Os dados também evidenciaram que os materiais digitais assumem, no ambiente educacional, concepções diversas, desde norteador das atividades docentes à recurso de apoio ao ensino. Por fim, revelam que as aulas planificadas apresentam aspectos do paradigma educacional emergente, no qual há uma valorização do uso dos materiais digitais como recursos didático-pedagógicos. Já as narrativas das aulas realizadas oscilam entre o tradicional e o emergente, predominando as atividades descritivas e estruturais, na realização das aulas o digital divide lugar com o analógico, ambos coexistem no processo de aquisição do conhecimento. |
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Materiais digitais no ensino de língua portuguesa: do planificado ao realizado.Digital materials in portuguese language teaching: from planned to realized.Língua portuguesaPortuguese languageLengua portuguesaEstudo e ensinoEstudio y enseñanzaStudy and teachingAtividade docenteTeaching activityActividad docenteMaterial didático digitalMaterial de enseñanza digitalDigital teaching materialLingüística, Letras e ArtesEducaçãoA pesquisa, relatada nessa dissertação, situou-se no campo da Linguística Aplicada, pois investigou o processo de construção de uma experiência de ensino, como resultado da participação de Professor em Formação no curso de extensão Utilização de material didático digital em Projetos de Ensino, promovido pela Unidade Acadêmica de Letras –UFCG, no ano de 2016. Como produto dessa experiência, os participantes deveriam planejar e ministrar aulas de Língua Portuguesa, utilizando materiais didáticos digitais. Assim, tínhamos como questão o que foi planejado e o que foi relatado, por Professores em Formação, sobre o processo de realização de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa mediado por materiais didáticos digitais, na educação básica. Para responder essa questão, a análise foi conduzida pelo objetivo geral investigar o processo de elaboração e os relatos sobre a execução de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa que utilizaram Materiais Digitais, e por três objetivos específicos: (1) Identificar os componentes básicos do ensino de língua que nortearam o processo de planificação de Projetos de Ensino; (2) Descrever as concepções e pontos de vista dos Professores em Formação sobre o processo de realização de Projetos de Ensino; e (3) Verificar as aproximações e distanciamentos ocorridos entre o processo de planificação e as narrativas sobre a realização de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa. O corpus da pesquisa é constituído por três Projetos de Ensino (PE), planificados por Professores em Formação (PF) durante participação do referido curso de extensão; relatos transcritos, a partir de gravação de áudio e imagem de encontros do curso, nos quais os Professores em Formação descreviam oralmente o processo de planificação e realização de Projetos de Ensino; e entrevistas semiestruturadas realizadas após a execução das aulas. Os dados foram analisados à luz das concepções de ensino de língua(gem) - ensino prescritivo, descritivo e produtivo - influenciados pelos paradigmas educacionais tradicional e emergente. Para essa pesquisa, assumimos a concepção de ensino como trabalho ou atividade docente, enfatizando, assim, os processos de planificação e realização de Projetos de Ensino, com base nas concepções teóricas de Amigues (2004), Lousada (2014), Bronckart (2006; 2008), Machado (2009) e Pérez (2014). Concebemos, também, material digital como material ou recurso didático a serviço do ensino, baseado nas teorias sobre materiais didáticos (ZABALA, 1998) e materiais digitais (ROJO, 2013; FAVA, 2014). A luz de tais teorias os dados foram analisados a partir de duas categorias, são elas: Planificação dos objetos, conteúdos e materiais digitais e Concepções e pontos de vista dos Professores em Formação sobre as atividades realizadas em aulas de Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que os Professores em Formação enfatizaram no processo de planificação dos PE o trabalho com a leitura e a produção de textos, e na realização dos Projetos a ênfase está nas aulas de leitura e oralidade, e quando possível de ser realizada, de escrita, sendo esta consequência das atividades de leitura. Os dados também evidenciaram que os materiais digitais assumem, no ambiente educacional, concepções diversas, desde norteador das atividades docentes à recurso de apoio ao ensino. Por fim, revelam que as aulas planificadas apresentam aspectos do paradigma educacional emergente, no qual há uma valorização do uso dos materiais digitais como recursos didático-pedagógicos. Já as narrativas das aulas realizadas oscilam entre o tradicional e o emergente, predominando as atividades descritivas e estruturais, na realização das aulas o digital divide lugar com o analógico, ambos coexistem no processo de aquisição do conhecimento.CapesLa pesquisa, relatada en esta disertación, se situó en el campo de la Lingüística Aplicada, pues investigó el proceso de construcción de una experiencia de enseñanza, como resultado de la participación del profesor en formación en el curso de extensión Utilização de material didático digital em Projetos de Ensino promovido por la Unidade Acadêmica de Letras –UFCG, en el año de 2016. Como producto de esa experiencia, los participantes deberían planificar e impartir clases de Lengua Portuguesa, utilizando materiales didácticos digitales. Así, teníamos como cuestión lo que fue planificado y lo que se informó, por profesores en formación, sobre el proceso de realización de proyectos de enseñanza Lengua Portuguesa mediado por materiales didácticos digitales, en la educación básica. Para responder esa cuestión, el análisis fue conducida por el objetivo general investigar el proceso de elaboración y los informes sobre la implementación de proyectos Proyectos de Enseñanza de Lengua Portuguesa que utilizaron Materiales Digitales, e por tres objetivos específicos: (1) Identificar los componentes básicos de enseñanza de lengua que nortean el proceso de planificación de Proyectos de Enseñanza; (2) Describir las concepciones y opiniones de los docentes en la formación sobre el proceso de realización de proyectos docentes; e (3) Verificar las aproximaciones y distanciamientos ocurridos entre el proceso de planificación y las narrativas sobre la realización de Proyectos de Enseñanza de Lengua Portuguesa. El corpus de la pesquisa es constituido por tres Proyectos de Enseñanza (PE), planificados por Profesores en Formación (PF) durante participación del referido curso de extensión; relatos transcriptos, a partir de grabación de audio e imagen de encuentros del curso, en los cuales los profesores en formación describían oralmente el proceso de planificación y realización de Proyectos de Enseñanza; y entrevistas semiestructuradas realizadas tras la ejecución de las clases. Los datos fueron analizados a la luz de las concepciones de enseñanza de lengua(je) – enseñanza prescriptiva, descriptiva y productiva – influenciados por los paradigmas educacionales tradicionales y emergente. Para esa pesquisa, asumimos la concepción de enseñanza como trabajo o actividad docente, enfatizando, así, los procesos de planificación y realización de Proyectos de Enseñanza, con base en las concepciones teóricas de Amigues (2004), Lousada (2014), Bronckart (2006; 2008), Machado (2009) e Pérez (2014). Concebimos, también, material digital como material o recurso didáctico a servicio de la enseñanza, basado en las teorías sobre materiales didácticos (ZABALA, 1998) y materiales digitales (ROJO, 2013; FAVA, 2014). A la luz de tales teorías los datos fueron analizados a partir de dos categorías, son ellas: Planificación de los objetos, contenidos y materiales digitales y concepciones y puntos de vista de los docentes en la formación sobre las actividades desarrolladas en clases de Lengua Portuguesa. Los resultados demuestran que los profesores en formación enfatizaron el proceso de planificación de los PE el trabajo con la lectura y la producción de textos, y en la realización de los Proyectos el énfasis está en las clases de lectura y oralidad, y cuando posible de ser realizada, de escrita siendo esta consecuencia de las actividades de lectura. Los datos también evidenciaron que los materiales digitales asumen, en lo ambiente educacional, concepciones diversas, desde orientador de las actividades docentes al recurso de apoyo a la enseñanza. Por fin, revelan que las clases planificadas presentan aspectos del paradigma educacional emergente, en el cual hay una valorización del uso de los materiales digitales como recursos didáctico-pedagógicos. Ya las narrativas de las lecciones realizadas oscilan entre el tradicional y el emergente, predominando las actividades descriptivas y estructurales, en la realización de clases el digital divide lugar con el analógico, ambos coexisten en el proceso de adquisición del conocimiento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, Edmilson L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358ALVES, Maria de Fátima.LEAL, Telma Ferraz.REINALDO, Maria Augusta G. 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A pesquisa, relatada nessa dissertação, situou-se no campo da Linguística Aplicada, pois investigou o processo de construção de uma experiência de ensino, como resultado da participação de Professor em Formação no curso de extensão Utilização de material didático digital em Projetos de Ensino, promovido pela Unidade Acadêmica de Letras –UFCG, no ano de 2016. Como produto dessa experiência, os participantes deveriam planejar e ministrar aulas de Língua Portuguesa, utilizando materiais didáticos digitais. Assim, tínhamos como questão o que foi planejado e o que foi relatado, por Professores em Formação, sobre o processo de realização de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa mediado por materiais didáticos digitais, na educação básica. Para responder essa questão, a análise foi conduzida pelo objetivo geral investigar o processo de elaboração e os relatos sobre a execução de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa que utilizaram Materiais Digitais, e por três objetivos específicos: (1) Identificar os componentes básicos do ensino de língua que nortearam o processo de planificação de Projetos de Ensino; (2) Descrever as concepções e pontos de vista dos Professores em Formação sobre o processo de realização de Projetos de Ensino; e (3) Verificar as aproximações e distanciamentos ocorridos entre o processo de planificação e as narrativas sobre a realização de Projetos de Ensino de Língua Portuguesa. O corpus da pesquisa é constituído por três Projetos de Ensino (PE), planificados por Professores em Formação (PF) durante participação do referido curso de extensão; relatos transcritos, a partir de gravação de áudio e imagem de encontros do curso, nos quais os Professores em Formação descreviam oralmente o processo de planificação e realização de Projetos de Ensino; e entrevistas semiestruturadas realizadas após a execução das aulas. Os dados foram analisados à luz das concepções de ensino de língua(gem) - ensino prescritivo, descritivo e produtivo - influenciados pelos paradigmas educacionais tradicional e emergente. Para essa pesquisa, assumimos a concepção de ensino como trabalho ou atividade docente, enfatizando, assim, os processos de planificação e realização de Projetos de Ensino, com base nas concepções teóricas de Amigues (2004), Lousada (2014), Bronckart (2006; 2008), Machado (2009) e Pérez (2014). Concebemos, também, material digital como material ou recurso didático a serviço do ensino, baseado nas teorias sobre materiais didáticos (ZABALA, 1998) e materiais digitais (ROJO, 2013; FAVA, 2014). A luz de tais teorias os dados foram analisados a partir de duas categorias, são elas: Planificação dos objetos, conteúdos e materiais digitais e Concepções e pontos de vista dos Professores em Formação sobre as atividades realizadas em aulas de Língua Portuguesa. Os resultados demonstram que os Professores em Formação enfatizaram no processo de planificação dos PE o trabalho com a leitura e a produção de textos, e na realização dos Projetos a ênfase está nas aulas de leitura e oralidade, e quando possível de ser realizada, de escrita, sendo esta consequência das atividades de leitura. Os dados também evidenciaram que os materiais digitais assumem, no ambiente educacional, concepções diversas, desde norteador das atividades docentes à recurso de apoio ao ensino. Por fim, revelam que as aulas planificadas apresentam aspectos do paradigma educacional emergente, no qual há uma valorização do uso dos materiais digitais como recursos didático-pedagógicos. Já as narrativas das aulas realizadas oscilam entre o tradicional e o emergente, predominando as atividades descritivas e estruturais, na realização das aulas o digital divide lugar com o analógico, ambos coexistem no processo de aquisição do conhecimento. |
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