Abordagens históricas de ensino de língua portuguesa na educação básica: um olhar sobre variação lexical.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24816 |
Resumo: | O tema em questão partiu da observação do comportamento dos discentes e docentes que atuam no ambiente escolar em relação à ausência de contextualização do conhecimento histórico da língua portuguesa, principalmente no que diz respeito à variação lexical que ocorreu ao longo do tempo. Partindo dessa reflexão desenvolvemos a seguinte problemática: O estudo da Língua Portuguesa em sala de aula trata de forma satisfatória a história da língua e a variação do léxico ao longo do tempo, além disso o docente tem domínio adequado desse tema? Como objetivo geral, o trabalho foi pensado para investigar o preconceito linguístico e suas varições lexicais nos ambientes escolares, nesse sentido, elencamos os objetivos específicos que compreendem: mostrar os índices de discriminação linguística; descrever a origem da LP a partir da língua latina (LL); perceber a evolução das variações linguísticas lexicais decorrentes do contatato da latim com as línguas faladas na Península Ibérica (PI). A presente pesquisa é de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Em resposta à problemática, podemos observar durante a execução do projeto que atualmente os docentes têm mais domínio sobre o preconceito linguistíco. A fundamentação teórica está baseada nos trabalhos de autores como Assis (2011), Bagno (1999; 2004; 2007), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que foram imprenscindíveis para a consolidação desta pesquisa. Porém ainda há alguns com pensamentos antiquados ou que ainda não se adequaram ao que é regido na BNCC, podendo ser falha gerando preconceito. Após apurarmos as informações contidas neste trabalho, podemos compreender que os professores e a escola são entidades incumbidas para a compreensão da variação aos alunos. Para isso, as escolas devem ser adeptas ao PCN e à BCNN, para os professores serem aptos a lecionarem aos alunos da forma contextualizada. |
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Abordagens históricas de ensino de língua portuguesa na educação básica: um olhar sobre variação lexical.Historical approaches to teaching Portuguese in basic education: a look at lexical variation.Língua portuguesa - ensinoVariação lexicalPreconceito linguísticoLatimPortuguese language - teachingLexical variationLinguistic prejudiceLatinLetras - Língua Portuguesa.O tema em questão partiu da observação do comportamento dos discentes e docentes que atuam no ambiente escolar em relação à ausência de contextualização do conhecimento histórico da língua portuguesa, principalmente no que diz respeito à variação lexical que ocorreu ao longo do tempo. Partindo dessa reflexão desenvolvemos a seguinte problemática: O estudo da Língua Portuguesa em sala de aula trata de forma satisfatória a história da língua e a variação do léxico ao longo do tempo, além disso o docente tem domínio adequado desse tema? Como objetivo geral, o trabalho foi pensado para investigar o preconceito linguístico e suas varições lexicais nos ambientes escolares, nesse sentido, elencamos os objetivos específicos que compreendem: mostrar os índices de discriminação linguística; descrever a origem da LP a partir da língua latina (LL); perceber a evolução das variações linguísticas lexicais decorrentes do contatato da latim com as línguas faladas na Península Ibérica (PI). A presente pesquisa é de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. Em resposta à problemática, podemos observar durante a execução do projeto que atualmente os docentes têm mais domínio sobre o preconceito linguistíco. A fundamentação teórica está baseada nos trabalhos de autores como Assis (2011), Bagno (1999; 2004; 2007), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que foram imprenscindíveis para a consolidação desta pesquisa. Porém ainda há alguns com pensamentos antiquados ou que ainda não se adequaram ao que é regido na BNCC, podendo ser falha gerando preconceito. Após apurarmos as informações contidas neste trabalho, podemos compreender que os professores e a escola são entidades incumbidas para a compreensão da variação aos alunos. Para isso, as escolas devem ser adeptas ao PCN e à BCNN, para os professores serem aptos a lecionarem aos alunos da forma contextualizada.This work came from the observation of the behavior of students and teachers who work in the school ambience, in relation to the privation of contextualization in the historical knowledge of the Portuguese, especially in deference to the lexical variation that occurred over time. Based on this reflection, we developed the problem: Does the study of the Portuguese in the classroom satisfactorily deal with the history of the language and the lexical over time, in addition, does the teacher have adequate mastery of this topic? As a broad objective, this work was designed to investigate linguistic prejudice and its lexical variations in school ambience. In that regard, the specific objectives that include: showing the linguistic discrimination indexes; describe LP’Sorigin from the Latin language (LL); perceive the evolution of lexical linguistic variations resulting from the contact of Latin with the languages spoken in the Iberian Peninsula(PI). This research has a bibliographic nature and a qualitative approach. In response to the problem, we can observe during the execution of the project that teachers currently have more control over linguistic prejudice. The theoretical foundation is based on the works of authors such as Assis (2011), Bagno (1999; 2004; 2007), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Tyssier (2001) among others who were essential for the consolidation of this research. However, there are still some with oldfashioned thoughts or who have not yet adapted to what is governed bythe BNCC, which may be a failure generating prejudice. After verifying the information contained in this work, we can understand that the teachers and the school are entities responsible for understanding the variation to the students. For this, schools must adhere to the PCN and the BCNN, so that teachers are able to teach students correctly.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SOUSA, José Wanderley Alves de.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SILVA, Idianara Freires da.2022-04-052022-04-25T17:50:00Z2022-04-252022-04-25T17:50:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24816SILVA, Idianara Freires da. Abordagens históricas de ensino de língua portuguesa na educação básica: um olhar sobre variação lexical. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-27T18:07:59Zoai:localhost:riufcg/24816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-27T18:07:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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