Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
Resumo: O transporte público urbano é reflexo das demandas diretas de seus usuários, como os fatores sociais, econômicos e culturais que os definem. Dentre os parâmetros de análise da eficiência do transporte público por ônibus em uma cidade, o tempo de viagem e o custo são os de maior importância uma vez que implica diretamente no dia a dia dos usuários. Contudo, existe uma perda razoável de tempo nas interseções e nelas o transporte público por ônibus não possui nenhuma priorização, quando se é possível fazer com que os ônibus tenham diminuição no tempo total de viagem com a prioridade nos cruzamentos semafóricos. Diante disto, buscou-se uma alternativa que viesse a contribuir na qualidade do serviço oferecido pelo transporte público, sendo realizado estudo em uma interseção semafórica, na cidade de Campina Grande – PB, composta por faixa exclusiva e que apresenta tráfego intenso. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de simulação da área objeto, utilizando o software de análise de tráfego PTV VISSIM, calibrado a partir do fluxo de veículos levantado em campo. Nesse estudo foram utilizadas duas lógicas de priorização do ônibus, a primeira é a lógica de redução no tempo de verde e a segunda de mudança de fase do ciclo semafórico. Os resultados para a lógica de redução do tempo de verde dos demais semáforos da interseção obteve-se um acréscimo de 23,68% na velocidade de operação dos ônibus, validando a eficácia do sistema em melhorar a eficiência do transporte público com soluções de lógica operacional de tráfego.
id UFCG_8d26a004cf31db0de9d62708f94dc19c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23645
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.Study of the implementation of a WSN system for prioritizing collective public transport by bus at a traffic light intersection in Campina Grande - PB.Sistema WSNTransporte público coletivo - Campina Grande - PBÔnibusMobilidade urbanaEngenharia de tráfegoSistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PBTrânsito de Campina Grande - PBTecnologias de trânsitoWSN SystemCollective public transport - Campina Grande - PBBusesUrban mobilityTraffic engineeringWireless sensor system - traffic - Campina Grande - PBTraffic in Campina Grande - PBTraffic technologiesEngenharia CivilO transporte público urbano é reflexo das demandas diretas de seus usuários, como os fatores sociais, econômicos e culturais que os definem. Dentre os parâmetros de análise da eficiência do transporte público por ônibus em uma cidade, o tempo de viagem e o custo são os de maior importância uma vez que implica diretamente no dia a dia dos usuários. Contudo, existe uma perda razoável de tempo nas interseções e nelas o transporte público por ônibus não possui nenhuma priorização, quando se é possível fazer com que os ônibus tenham diminuição no tempo total de viagem com a prioridade nos cruzamentos semafóricos. Diante disto, buscou-se uma alternativa que viesse a contribuir na qualidade do serviço oferecido pelo transporte público, sendo realizado estudo em uma interseção semafórica, na cidade de Campina Grande – PB, composta por faixa exclusiva e que apresenta tráfego intenso. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de simulação da área objeto, utilizando o software de análise de tráfego PTV VISSIM, calibrado a partir do fluxo de veículos levantado em campo. Nesse estudo foram utilizadas duas lógicas de priorização do ônibus, a primeira é a lógica de redução no tempo de verde e a segunda de mudança de fase do ciclo semafórico. Os resultados para a lógica de redução do tempo de verde dos demais semáforos da interseção obteve-se um acréscimo de 23,68% na velocidade de operação dos ônibus, validando a eficácia do sistema em melhorar a eficiência do transporte público com soluções de lógica operacional de tráfego.Urban public transport is a reflection of the direct demands of its users, such as the social, economic and cultural factors that define them. Among the parameters for analyzing the efficiency of public transport by bus in a city, travel time and cost are the most important since it directly affects the daily lives of users. However, there is a reasonable loss of time at the intersections and public transport by bus does not have any prioritization, when it is possible to make the buses have a reduction in the total travel time with priority at traffic lights. In view of this, an alternative was sought that would contribute to the quality of the service offered by public transport, and a study was carried out at a traffic light intersection, in the city of Campina Grande - PB, composed of an exclusive lane and with heavy traffic. For this purpose, a simulation model of the object area was developed, using the traffic analysis software PTV VISSIM, calibrated from the flow of vehicles surveyed in the field. In this study, two bus prioritization logics were used, the first is the logic of reducing the green time and the second is the phase change of the traffic light cycle, the results for the logic of reducing the green time of the other traffic lights of the intersection obtained an increase of 23.68% in the speed of operation of the buses, validating the effectiveness of the system in improving the efficiency of public transport with solutions of operational logic of traffic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGBEZERRA, Izabelle Marie Trindade.BEZERRA, I. M. T.http://lattes.cnpq.br/2003009506775932ARRUDA, Sonaly Mendes.ARRUDA, S. M.http://lattes.cnpq.br/0847973469707571ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.ARAÚJO, M. M. C.http://lattes.cnpq.br/6433193930826331BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.BRAGA, I. Y. L. G.http://lattes.cnpq.br/4239107430922433LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa.LIMA NETO, O. C. C.http://lattes.cnpq.br/2642296634161789QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.2020-122022-02-18T10:57:55Z2022-02-172022-02-18T10:57:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. 2020. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-18T11:00:49Zoai:localhost:riufcg/23645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-18T11:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
Study of the implementation of a WSN system for prioritizing collective public transport by bus at a traffic light intersection in Campina Grande - PB.
title Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
spellingShingle Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
Sistema WSN
Transporte público coletivo - Campina Grande - PB
Ônibus
Mobilidade urbana
Engenharia de tráfego
Sistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PB
Trânsito de Campina Grande - PB
Tecnologias de trânsito
WSN System
Collective public transport - Campina Grande - PB
Buses
Urban mobility
Traffic engineering
Wireless sensor system - traffic - Campina Grande - PB
Traffic in Campina Grande - PB
Traffic technologies
Engenharia Civil
title_short Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
title_full Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
title_fullStr Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
title_sort Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.
author QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
author_facet QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
BEZERRA, I. M. T.
http://lattes.cnpq.br/2003009506775932
ARRUDA, Sonaly Mendes.
ARRUDA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/0847973469707571
ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.
ARAÚJO, M. M. C.
http://lattes.cnpq.br/6433193930826331
BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.
BRAGA, I. Y. L. G.
http://lattes.cnpq.br/4239107430922433
LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa.
LIMA NETO, O. C. C.
http://lattes.cnpq.br/2642296634161789
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema WSN
Transporte público coletivo - Campina Grande - PB
Ônibus
Mobilidade urbana
Engenharia de tráfego
Sistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PB
Trânsito de Campina Grande - PB
Tecnologias de trânsito
WSN System
Collective public transport - Campina Grande - PB
Buses
Urban mobility
Traffic engineering
Wireless sensor system - traffic - Campina Grande - PB
Traffic in Campina Grande - PB
Traffic technologies
Engenharia Civil
topic Sistema WSN
Transporte público coletivo - Campina Grande - PB
Ônibus
Mobilidade urbana
Engenharia de tráfego
Sistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PB
Trânsito de Campina Grande - PB
Tecnologias de trânsito
WSN System
Collective public transport - Campina Grande - PB
Buses
Urban mobility
Traffic engineering
Wireless sensor system - traffic - Campina Grande - PB
Traffic in Campina Grande - PB
Traffic technologies
Engenharia Civil
description O transporte público urbano é reflexo das demandas diretas de seus usuários, como os fatores sociais, econômicos e culturais que os definem. Dentre os parâmetros de análise da eficiência do transporte público por ônibus em uma cidade, o tempo de viagem e o custo são os de maior importância uma vez que implica diretamente no dia a dia dos usuários. Contudo, existe uma perda razoável de tempo nas interseções e nelas o transporte público por ônibus não possui nenhuma priorização, quando se é possível fazer com que os ônibus tenham diminuição no tempo total de viagem com a prioridade nos cruzamentos semafóricos. Diante disto, buscou-se uma alternativa que viesse a contribuir na qualidade do serviço oferecido pelo transporte público, sendo realizado estudo em uma interseção semafórica, na cidade de Campina Grande – PB, composta por faixa exclusiva e que apresenta tráfego intenso. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de simulação da área objeto, utilizando o software de análise de tráfego PTV VISSIM, calibrado a partir do fluxo de veículos levantado em campo. Nesse estudo foram utilizadas duas lógicas de priorização do ônibus, a primeira é a lógica de redução no tempo de verde e a segunda de mudança de fase do ciclo semafórico. Os resultados para a lógica de redução do tempo de verde dos demais semáforos da interseção obteve-se um acréscimo de 23,68% na velocidade de operação dos ônibus, validando a eficácia do sistema em melhorar a eficiência do transporte público com soluções de lógica operacional de tráfego.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2022-02-18T10:57:55Z
2022-02-17
2022-02-18T10:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. 2020. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
identifier_str_mv QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. 2020. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744526930083840