Desfazendo estereótipos: uma nova abordagem da África nos livros didáticos de Geografia após a implementação da Lei 10.639/03.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10226 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo discutir a visibilidade e representação da África por meio do livro didático de Geografia do Ensino Fundamental sob a ótica da temática racial após a implementação da Lei 10.639/2003, a qual tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, com o propósito de abordagem do conteúdo África nos livros didáticos de Geografia na construção do conhecimento cultural africano. A Lei 10.639/2003 caracteriza uma conquista de suma importância no sentido de resistência e luta por reparação, direitos, e respeito para com a história e a diversidade cultural da população negra do país, sendo a principal legislação educacional vigente voltada para o combate ao racismo. Para se ajustar a nova realidade, os livros didáticos tiveram que excluir qualquer tipo de incitação ao racismo, sendo assim, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ficou com a responsabilidade de analisar as obras destinadas às salas de aula. Foram analisados os critérios estabelecidos pela lei com relação ao conteúdo África em um exemplar destinado ao 8° ano do Ensino Fundamental, publicado no ano de 2015 ao qual este livro pertence à coleção Vontade de Saber Geografia da autora Neiva Torrezane. Por meio da pesquisa constatou-se que o livro de Geografia apresenta contradições à Lei e a resenha do livro didático deixando lacunas no que diz respeito às questões de combate ao racismo. |
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Desfazendo estereótipos: uma nova abordagem da África nos livros didáticos de Geografia após a implementação da Lei 10.639/03.Undoing Stereotypes: A New Approach to Africa in Geography Textbooks Following the Implementation of Law 10.639 / 03.Geografia- livro didáticoGeografia- ensino fundamentalLei 10.639/2003ÁfricaGeography- textbookGeography - Elementary SchoolLaw 10,639 / 2003Este estudo teve como objetivo discutir a visibilidade e representação da África por meio do livro didático de Geografia do Ensino Fundamental sob a ótica da temática racial após a implementação da Lei 10.639/2003, a qual tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, com o propósito de abordagem do conteúdo África nos livros didáticos de Geografia na construção do conhecimento cultural africano. A Lei 10.639/2003 caracteriza uma conquista de suma importância no sentido de resistência e luta por reparação, direitos, e respeito para com a história e a diversidade cultural da população negra do país, sendo a principal legislação educacional vigente voltada para o combate ao racismo. Para se ajustar a nova realidade, os livros didáticos tiveram que excluir qualquer tipo de incitação ao racismo, sendo assim, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ficou com a responsabilidade de analisar as obras destinadas às salas de aula. Foram analisados os critérios estabelecidos pela lei com relação ao conteúdo África em um exemplar destinado ao 8° ano do Ensino Fundamental, publicado no ano de 2015 ao qual este livro pertence à coleção Vontade de Saber Geografia da autora Neiva Torrezane. Por meio da pesquisa constatou-se que o livro de Geografia apresenta contradições à Lei e a resenha do livro didático deixando lacunas no que diz respeito às questões de combate ao racismo.This study aimed to discuss the visibility and representation of Africa through the textbooks of Geography of Elementary School from the point of view of racial themes after the implementation of Law 10.639/2003, which made it compulsory to teach African and Afro- Brazilian history and culture, with the purpose of approaching African content in the textbooks of Geography in the construction of African cultural knowledge. Law 10.639/2003 marks a major achievement in the sense of resistance and struggle for reparation, rights, and respect for the history and cultural diversity of Brazil’s black population, being the main educational legislation in order to combat racism. To adjust to the new reality, the textbooks had to exclude any kind of incitement to racism, so the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) is responsible for supervising these educational books. We analized the changes about the African content in textbook for the 8th grade of Elementary School, published in 2015. Through this analyzes, it was verified that the Geography textbook presents contradictions to the Law 10.639/2003, and the PNDL review leaves gaps on the fight against racism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027SILVA, Micaelle Amancio da.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.SILVA, Elisangela Ferreira da.2018-12-122019-12-17T09:59:27Z2019-12-172019-12-17T09:59:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10226SILVA, Elisangela Ferreira da. Desfazendo estereótipos: uma nova abordagem da África nos livros didáticos de Geografia após a implementação da Lei 10.639/03. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:50:12Zoai:localhost:riufcg/10226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:50:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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