Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564
Resumo: A educação no Brasil passou por várias mudanças no currículo nos últimos anos e o município de Juazeiro – BA apresenta uma Proposta Curricular, que viabiliza o trabalho do professor em sala de aula. Contudo, com as mudanças no currículo, a necessidade de reformulá-la era preciso. Para isso, é importante conhecer o objeto que sofrerá mudanças. Assim, a pesquisa em voga objetiva analisar a composição e estrutura da Proposta Curricular de Juazeiro - BA, que é utilizada pela rede municipal de ensino. Nossos objetivos, com isso, são: apresentar as possíveis mudanças para a proposta curricular e propor uma formação continuada com base na proposta curricular municipal para os professores de Língua Portuguesa do 9º ano do município de Juazeiro – BA. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, documental e bibliográfica, que permite a exploração de níveis de análise, que abrangem a minúcia e o contexto. Como embasamento para a discussão, nos fundamentamos nos documentos nacionais como a BNCC (BRASIL, 2017); os DCns (BRASIL, 2013); os PCNs (BRASIL, 1998); LDB (BRASIL, 1996), e também, autores como Macedo, Candau, Silva e Antunes que tratam de currículo,formação docente e Ensino de Língua Portuguesa. Na análise dos dados, em relação com o referencial teórico, foi possível constatar que as propostas curriculares estão em constantes mudanças, seja por um novo olhar curricular, ou pelas necessidades de cada região em relação a sua realidade. Assim, visando contribuir na reelaboração da proposta curricular do município de Juazeiro – BA foi desenvolvida uma oficina de intervenção que venha facilitar o uso da proposta curricular e reflexões sobre a prática docente, por meio de uma formação continuada.
id UFCG_9049f77f8de44d9a03cf8c27e1524d5f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9564
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.Study of the Portuguese Language Curriculum Proposal of Juazeiro - BA for the 9th grade of elementary school II.CurrículoFormação continuadaProposta curricularEnsino de língua portuguesaCurriculumContinuing EducationCurriculum ProposalPortuguese language teachingLetras.A educação no Brasil passou por várias mudanças no currículo nos últimos anos e o município de Juazeiro – BA apresenta uma Proposta Curricular, que viabiliza o trabalho do professor em sala de aula. Contudo, com as mudanças no currículo, a necessidade de reformulá-la era preciso. Para isso, é importante conhecer o objeto que sofrerá mudanças. Assim, a pesquisa em voga objetiva analisar a composição e estrutura da Proposta Curricular de Juazeiro - BA, que é utilizada pela rede municipal de ensino. Nossos objetivos, com isso, são: apresentar as possíveis mudanças para a proposta curricular e propor uma formação continuada com base na proposta curricular municipal para os professores de Língua Portuguesa do 9º ano do município de Juazeiro – BA. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, documental e bibliográfica, que permite a exploração de níveis de análise, que abrangem a minúcia e o contexto. Como embasamento para a discussão, nos fundamentamos nos documentos nacionais como a BNCC (BRASIL, 2017); os DCns (BRASIL, 2013); os PCNs (BRASIL, 1998); LDB (BRASIL, 1996), e também, autores como Macedo, Candau, Silva e Antunes que tratam de currículo,formação docente e Ensino de Língua Portuguesa. Na análise dos dados, em relação com o referencial teórico, foi possível constatar que as propostas curriculares estão em constantes mudanças, seja por um novo olhar curricular, ou pelas necessidades de cada região em relação a sua realidade. Assim, visando contribuir na reelaboração da proposta curricular do município de Juazeiro – BA foi desenvolvida uma oficina de intervenção que venha facilitar o uso da proposta curricular e reflexões sobre a prática docente, por meio de uma formação continuada.Education in Brazil has been through several changes in the curriculum in the last years and Juazeiro city in Bahia presents a Curriculum Proposal that enables the work of the teacher in the classroom, however with the changes in the curriculum the need to reformulate it was precise. For this it is important to know the object that will undergo the new changes. So, the current research aims to analyze the composition and structure of the Curricular Proposal of Juazeiro - BA, which for many years was used by the network. Our objectives, therefore, are to describe the possible changes to the curricular proposal and to approach a continuous formation based on the municipal curricular proposal for the teachers of Portuguese Language of the 9th year of Juazeiro - BA. The research was developed in a qualitative, descriptive and documentary approach, which allows the exploration of levels of analysis, which cover detail and context. As a basis for discussion, we rely on national documents such as BNCC (BRAZIL, 2017); the DCns (BRAZIL, 2013); the PCNs (BRAZIL, 1998); LDB (1996), and also authors such as Macedo, Candau, Silva and Antunes who deal with curriculum, teacher training and Portuguese Language Teaching. In the data analysis by the relation with the theoretical reference, by which it was possible to verify that the curricular proposals will be in constant changes, either by a new curricular look, or by the needs of each region in relation to its reality. Thus, in order to contribute to a new curricular proposal of the city of Juazeiro - BA we have developed a proposal for intervention that will facilitate the use of the proposal curricular and reflections on the teaching practice through a continuous formation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOARES, Luísa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289DANTAS, Nozângela Maria Rolim.MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de.FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.2019-04-262019-11-26T21:35:10Z2019-11-262019-11-26T21:35:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564FIGUEIRÊDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T21:08:59Zoai:localhost:riufcg/9564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T21:08:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
Study of the Portuguese Language Curriculum Proposal of Juazeiro - BA for the 9th grade of elementary school II.
title Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
spellingShingle Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.
Currículo
Formação continuada
Proposta curricular
Ensino de língua portuguesa
Curriculum
Continuing Education
Curriculum Proposal
Portuguese language teaching
Letras.
title_short Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
title_full Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
title_fullStr Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
title_full_unstemmed Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
title_sort Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.
author FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.
author_facet FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação continuada
Proposta curricular
Ensino de língua portuguesa
Curriculum
Continuing Education
Curriculum Proposal
Portuguese language teaching
Letras.
topic Currículo
Formação continuada
Proposta curricular
Ensino de língua portuguesa
Curriculum
Continuing Education
Curriculum Proposal
Portuguese language teaching
Letras.
description A educação no Brasil passou por várias mudanças no currículo nos últimos anos e o município de Juazeiro – BA apresenta uma Proposta Curricular, que viabiliza o trabalho do professor em sala de aula. Contudo, com as mudanças no currículo, a necessidade de reformulá-la era preciso. Para isso, é importante conhecer o objeto que sofrerá mudanças. Assim, a pesquisa em voga objetiva analisar a composição e estrutura da Proposta Curricular de Juazeiro - BA, que é utilizada pela rede municipal de ensino. Nossos objetivos, com isso, são: apresentar as possíveis mudanças para a proposta curricular e propor uma formação continuada com base na proposta curricular municipal para os professores de Língua Portuguesa do 9º ano do município de Juazeiro – BA. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, documental e bibliográfica, que permite a exploração de níveis de análise, que abrangem a minúcia e o contexto. Como embasamento para a discussão, nos fundamentamos nos documentos nacionais como a BNCC (BRASIL, 2017); os DCns (BRASIL, 2013); os PCNs (BRASIL, 1998); LDB (BRASIL, 1996), e também, autores como Macedo, Candau, Silva e Antunes que tratam de currículo,formação docente e Ensino de Língua Portuguesa. Na análise dos dados, em relação com o referencial teórico, foi possível constatar que as propostas curriculares estão em constantes mudanças, seja por um novo olhar curricular, ou pelas necessidades de cada região em relação a sua realidade. Assim, visando contribuir na reelaboração da proposta curricular do município de Juazeiro – BA foi desenvolvida uma oficina de intervenção que venha facilitar o uso da proposta curricular e reflexões sobre a prática docente, por meio de uma formação continuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
2019-11-26T21:35:10Z
2019-11-26
2019-11-26T21:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564
FIGUEIRÊDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564
identifier_str_mv FIGUEIRÊDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744416785563648