Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Gessica Ferreira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577
Resumo: Como se sabe as escolas do campo possuem suas especificidades, pois se situam em contextos próprios e com características específicas do espaço rural. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo identificar os desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de covid-19 em uma escola localizada no espaço rural de Cajazeiras – PB. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa de caracterização de uma escola do espaço rural, situada em uma comunidade rural do município de Cajazeiras-PB, buscando destacar os desafios enfrentados pela professora de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Considera-se que esses são temas relevantes, pois possuem uma conotação social que abrange a discussão acerca da significativa colaboração da escola do campo para formação da cidadania de cada educando, relacionando com as dificuldades que a mesma enfrenta em um momento de restrição social como esse. A escolha do tema se justifica pelo fato de que esse assunto traz consigo a oportunidade de colaborar com a formação inicial dos profissionais da educação que atuará na disciplina de geografia, para reconhecimento das prioridades que corroboram com o ensino e a aprendizagem escolar em contextos diferenciados como é o da escola do campo. Para a construção do texto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, aliada ao estudo de campo, que buscou a aproximação com a escola do rural e seus sujeitos. Deu-se ênfase à concepção dos docentes sobre os principais obstáculos vivenciados durante a pandemia e sobre as ações que os permitiram transpor tais barreiras para efetivação de um ensino de qualidade. Para isso utilizou-se questionários junto à professora de Geografia trazendo à tona com suas próprias palavras os desafios vivenciados durante a pandemia em uma escola localizada no espaço rural. Os resultados apontam para dificuldades com uso e manuseio de novas tecnologias por parte dos profissionais da educação, como também o acesso restrito ou inexistente aos recursos tecnológicos como computadores, celulares e acesso a internet, tanto por parte dos professores como dos alunos, tendo como conseqüência desmotivação pelos estudos, baixa freqüência escolar e atraso no desenvolvimento da aprendizagem.
id UFCG_92b0ee29a91bb1cab78cf9cad1d1b6d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27577
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.Challenges of teaching geography in the context of the COVID-19 pandemic in a rural school in Cajazeiras-PB.Ensino de geografiaEscola rural – Município - Cajazeiras- ParaíbaPandemia COVID-19Professor de Geografia - desafios no ensinoTeaching geographyRural school – Municipality - Cajazeiras- ParaíbaCOVID-19 pandemicGeography teacher - challenges in teachingGeografia.Como se sabe as escolas do campo possuem suas especificidades, pois se situam em contextos próprios e com características específicas do espaço rural. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo identificar os desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de covid-19 em uma escola localizada no espaço rural de Cajazeiras – PB. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa de caracterização de uma escola do espaço rural, situada em uma comunidade rural do município de Cajazeiras-PB, buscando destacar os desafios enfrentados pela professora de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Considera-se que esses são temas relevantes, pois possuem uma conotação social que abrange a discussão acerca da significativa colaboração da escola do campo para formação da cidadania de cada educando, relacionando com as dificuldades que a mesma enfrenta em um momento de restrição social como esse. A escolha do tema se justifica pelo fato de que esse assunto traz consigo a oportunidade de colaborar com a formação inicial dos profissionais da educação que atuará na disciplina de geografia, para reconhecimento das prioridades que corroboram com o ensino e a aprendizagem escolar em contextos diferenciados como é o da escola do campo. Para a construção do texto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, aliada ao estudo de campo, que buscou a aproximação com a escola do rural e seus sujeitos. Deu-se ênfase à concepção dos docentes sobre os principais obstáculos vivenciados durante a pandemia e sobre as ações que os permitiram transpor tais barreiras para efetivação de um ensino de qualidade. Para isso utilizou-se questionários junto à professora de Geografia trazendo à tona com suas próprias palavras os desafios vivenciados durante a pandemia em uma escola localizada no espaço rural. Os resultados apontam para dificuldades com uso e manuseio de novas tecnologias por parte dos profissionais da educação, como também o acesso restrito ou inexistente aos recursos tecnológicos como computadores, celulares e acesso a internet, tanto por parte dos professores como dos alunos, tendo como conseqüência desmotivação pelos estudos, baixa freqüência escolar e atraso no desenvolvimento da aprendizagem.As is known, rural schools have their specificities, as they are located in their own contexts and with specific characteristics of the rural space. In this sense, the present course conclusion work aims to identify the challenges of teaching geography in the context of the covid-19 pandemic in a school located in the rural area of ​​Cajazeiras - PB. To achieve these objectives, a characterization research of a rural school was carried out, located in a rural community in the municipality of Cajazeiras-PB, seeking to highlight the challenges faced by the Geography teacher during the Covid-19 pandemic. It is considered that these are relevant themes, as they have a social connotation that covers the discussion about the significant collaboration of the rural school for the formation of citizenship of each student, relating to the difficulties that it faces in a moment of social restriction like this. . The choice of theme is justified by the fact that this subject brings with it the opportunity to collaborate with the initial training of education professionals who will work in the discipline of geography, to recognize the priorities that corroborate with teaching and school learning in different contexts such as It's the country school. For the construction of the text, bibliographic research was used, allied to the field study, which sought to approach the rural school and its subjects. Emphasis was placed on the teachers' conception of the main obstacles experienced during the pandemic and on the actions that allowed them to overcome such barriers for the realization of quality education. For this, questionnaires were used with the Geography teacher, bringing out in her own words the challenges experienced during the pandemic in a school located in rural areas. The results point to difficulties with the use and handling of new technologies by education professionals, as well as restricted or non-existent access to technological resources such as computers, cell phones and internet access, both by teachers and students, resulting in lack of motivation for studies, low school attendance and delay in learning development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.OLIVEIRA, M. E. B.http://lattes.cnpq.br/4553793783676245DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.SILVA, Maria Gessica Ferreira.2022-08-252022-10-10T13:30:15Z2022-10-102022-10-10T13:30:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577SILVA, Maria Gessica Ferreira. Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID- 19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-10T13:30:15Zoai:localhost:riufcg/27577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-10T13:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
Challenges of teaching geography in the context of the COVID-19 pandemic in a rural school in Cajazeiras-PB.
title Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
spellingShingle Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
SILVA, Maria Gessica Ferreira.
Ensino de geografia
Escola rural – Município - Cajazeiras- Paraíba
Pandemia COVID-19
Professor de Geografia - desafios no ensino
Teaching geography
Rural school – Municipality - Cajazeiras- Paraíba
COVID-19 pandemic
Geography teacher - challenges in teaching
Geografia.
title_short Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
title_full Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
title_fullStr Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
title_sort Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
author SILVA, Maria Gessica Ferreira.
author_facet SILVA, Maria Gessica Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
OLIVEIRA, M. E. B.
http://lattes.cnpq.br/4553793783676245
DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.
OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Gessica Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Escola rural – Município - Cajazeiras- Paraíba
Pandemia COVID-19
Professor de Geografia - desafios no ensino
Teaching geography
Rural school – Municipality - Cajazeiras- Paraíba
COVID-19 pandemic
Geography teacher - challenges in teaching
Geografia.
topic Ensino de geografia
Escola rural – Município - Cajazeiras- Paraíba
Pandemia COVID-19
Professor de Geografia - desafios no ensino
Teaching geography
Rural school – Municipality - Cajazeiras- Paraíba
COVID-19 pandemic
Geography teacher - challenges in teaching
Geografia.
description Como se sabe as escolas do campo possuem suas especificidades, pois se situam em contextos próprios e com características específicas do espaço rural. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo identificar os desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de covid-19 em uma escola localizada no espaço rural de Cajazeiras – PB. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa de caracterização de uma escola do espaço rural, situada em uma comunidade rural do município de Cajazeiras-PB, buscando destacar os desafios enfrentados pela professora de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Considera-se que esses são temas relevantes, pois possuem uma conotação social que abrange a discussão acerca da significativa colaboração da escola do campo para formação da cidadania de cada educando, relacionando com as dificuldades que a mesma enfrenta em um momento de restrição social como esse. A escolha do tema se justifica pelo fato de que esse assunto traz consigo a oportunidade de colaborar com a formação inicial dos profissionais da educação que atuará na disciplina de geografia, para reconhecimento das prioridades que corroboram com o ensino e a aprendizagem escolar em contextos diferenciados como é o da escola do campo. Para a construção do texto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, aliada ao estudo de campo, que buscou a aproximação com a escola do rural e seus sujeitos. Deu-se ênfase à concepção dos docentes sobre os principais obstáculos vivenciados durante a pandemia e sobre as ações que os permitiram transpor tais barreiras para efetivação de um ensino de qualidade. Para isso utilizou-se questionários junto à professora de Geografia trazendo à tona com suas próprias palavras os desafios vivenciados durante a pandemia em uma escola localizada no espaço rural. Os resultados apontam para dificuldades com uso e manuseio de novas tecnologias por parte dos profissionais da educação, como também o acesso restrito ou inexistente aos recursos tecnológicos como computadores, celulares e acesso a internet, tanto por parte dos professores como dos alunos, tendo como conseqüência desmotivação pelos estudos, baixa freqüência escolar e atraso no desenvolvimento da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
2022-10-10T13:30:15Z
2022-10-10
2022-10-10T13:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577
SILVA, Maria Gessica Ferreira. Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID- 19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577
identifier_str_mv SILVA, Maria Gessica Ferreira. Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID- 19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744558493270016