A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115 |
Resumo: | Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem. |
id |
UFCG_93c0cabe22d95ff7a7c5f9e402b00b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9115 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.The contribution of literacy to the discovery of the senses in the Charges.Gênero textualLetramentoChargePrática de ensinoText GenreLiteracyCartoonTeaching practiceLetras - Língua Portuguesa.Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem.We know that the charge comprehension most of the time is a challenge for some students and readers because many of them have difficulty to understand the implicit message between the lines. Thus, the goal of this study is to present literacy's contribution to the construction of meaning in cartoons and discuss this genre as an important pedagogical tool for the teaching and learning process in Portuguese classes taking into consideration the students previous knowledge associated with language skills for the sense formations. As theoretical basis, we consider the postulations of Kleiman (2005-2007), Smith (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti ( 2013), Romualdo (2000) among others. Regarding to the methodology, it is characterized as a bibliographic research based on books and academic texts as well as qualitative and interpretative character that aims the dialogue between visual and textual elements for the sense formations ruled in Applied Linguistics. As a working proposal, it has been developed an activity in the 3rd grade of high school which introduced the charge as a tool that enables the activation of the students’ linguistic, textual and cognitive knowledge as an important factor to the formation of the critical and reflexive awareness, making them able to interact in various communicative background. Therefore, this work has enabled to show the possible sense effects caused by t the charge use, genre that presents itself also as a didactic-pedagogic resource that enriches the teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Jorgervaldo de Souza.SILVA, Abdoral Inácio da.GONZAGA, Letícia da Silva.2016-04-282019-11-12T21:00:02Z2019-11-122019-11-12T21:00:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:05:21Zoai:localhost:riufcg/9115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:05:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. The contribution of literacy to the discovery of the senses in the Charges. |
title |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
spellingShingle |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. GONZAGA, Letícia da Silva. Gênero textual Letramento Charge Prática de ensino Text Genre Literacy Cartoon Teaching practice Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
title_full |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
title_fullStr |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
title_full_unstemmed |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
title_sort |
A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. |
author |
GONZAGA, Letícia da Silva. |
author_facet |
GONZAGA, Letícia da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 SILVA, Jorgervaldo de Souza. SILVA, Abdoral Inácio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONZAGA, Letícia da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Letramento Charge Prática de ensino Text Genre Literacy Cartoon Teaching practice Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Gênero textual Letramento Charge Prática de ensino Text Genre Literacy Cartoon Teaching practice Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-28 2019-11-12T21:00:02Z 2019-11-12 2019-11-12T21:00:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115 GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115 |
identifier_str_mv |
GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744412371058688 |