A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONZAGA, Letícia da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115
Resumo: Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem.
id UFCG_93c0cabe22d95ff7a7c5f9e402b00b18
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9115
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.The contribution of literacy to the discovery of the senses in the Charges.Gênero textualLetramentoChargePrática de ensinoText GenreLiteracyCartoonTeaching practiceLetras - Língua Portuguesa.Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem.We know that the charge comprehension most of the time is a challenge for some students and readers because many of them have difficulty to understand the implicit message between the lines. Thus, the goal of this study is to present literacy's contribution to the construction of meaning in cartoons and discuss this genre as an important pedagogical tool for the teaching and learning process in Portuguese classes taking into consideration the students previous knowledge associated with language skills for the sense formations. As theoretical basis, we consider the postulations of Kleiman (2005-2007), Smith (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti ( 2013), Romualdo (2000) among others. Regarding to the methodology, it is characterized as a bibliographic research based on books and academic texts as well as qualitative and interpretative character that aims the dialogue between visual and textual elements for the sense formations ruled in Applied Linguistics. As a working proposal, it has been developed an activity in the 3rd grade of high school which introduced the charge as a tool that enables the activation of the students’ linguistic, textual and cognitive knowledge as an important factor to the formation of the critical and reflexive awareness, making them able to interact in various communicative background. Therefore, this work has enabled to show the possible sense effects caused by t the charge use, genre that presents itself also as a didactic-pedagogic resource that enriches the teaching and learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Jorgervaldo de Souza.SILVA, Abdoral Inácio da.GONZAGA, Letícia da Silva.2016-04-282019-11-12T21:00:02Z2019-11-122019-11-12T21:00:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:05:21Zoai:localhost:riufcg/9115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:05:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
The contribution of literacy to the discovery of the senses in the Charges.
title A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
spellingShingle A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
GONZAGA, Letícia da Silva.
Gênero textual
Letramento
Charge
Prática de ensino
Text Genre
Literacy
Cartoon
Teaching practice
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
title_full A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
title_fullStr A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
title_full_unstemmed A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
title_sort A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges.
author GONZAGA, Letícia da Silva.
author_facet GONZAGA, Letícia da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Jorgervaldo de Souza.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONZAGA, Letícia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Letramento
Charge
Prática de ensino
Text Genre
Literacy
Cartoon
Teaching practice
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gênero textual
Letramento
Charge
Prática de ensino
Text Genre
Literacy
Cartoon
Teaching practice
Letras - Língua Portuguesa.
description Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Como suporte teórico, nos embasamos nos postulados de Kleiman (2005-2007), Soares (2004-2014), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2014), Antunes (2009-2010), Koch (2014-2015), Possenti (2013), Romualdo (2000) entre outros. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e textos acadêmicos, bem como é de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade para o 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
2019-11-12T21:00:02Z
2019-11-12
2019-11-12T21:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115
GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9115
identifier_str_mv GONZAGA, Letícia da Silva. A contribuição do letramento para a descoberta dos sentidos nas Charges. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744412371058688