Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
Resumo: A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.
id UFCG_95b96b81deaacd54120f384d2ce552d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37250
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.Perceptions of students who completed elementary school on the importance of statistical knowledge for understanding current issues.Educação estatísticaConhecimento estatísticoEducação matemáticaPercepções de estudantesEstudo de percepçãoLetramento estatísticoStatistical educationStatistical knowledgeMathematical educationStudent perceptionsPerception studyStatistical literacyCritical thinkingEducação.A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-12T15:21:58Z2024-08-122024-08-12T15:21:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250ARAÚJO, Fabiana do Nascimento; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras - PB. Anais…. Campina Grande - PB: Realize, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250porARAÚJO, Fabiana do Nascimento.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T15:23:04Zoai:localhost:riufcg/37250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T15:23:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
Perceptions of students who completed elementary school on the importance of statistical knowledge for understanding current issues.
title Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
spellingShingle Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
Educação estatística
Conhecimento estatístico
Educação matemática
Percepções de estudantes
Estudo de percepção
Letramento estatístico
Statistical education
Statistical knowledge
Mathematical education
Student perceptions
Perception study
Statistical literacy
Critical thinking
Educação.
title_short Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
title_full Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
title_fullStr Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
title_full_unstemmed Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
title_sort Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
author ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
author_facet ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_role author
author2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Conhecimento estatístico
Educação matemática
Percepções de estudantes
Estudo de percepção
Letramento estatístico
Statistical education
Statistical knowledge
Mathematical education
Student perceptions
Perception study
Statistical literacy
Critical thinking
Educação.
topic Educação estatística
Conhecimento estatístico
Educação matemática
Percepções de estudantes
Estudo de percepção
Letramento estatístico
Statistical education
Statistical knowledge
Mathematical education
Student perceptions
Perception study
Statistical literacy
Critical thinking
Educação.
description A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-12T15:21:58Z
2024-08-12
2024-08-12T15:21:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
ARAÚJO, Fabiana do Nascimento; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras - PB. Anais…. Campina Grande - PB: Realize, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
identifier_str_mv ARAÚJO, Fabiana do Nascimento; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras - PB. Anais…. Campina Grande - PB: Realize, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632858279936