Avaliação de parâmetros de qualidade de diferentes marcas de azeite de oliva extravirgem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9338 |
Resumo: | O azeite extravirgem é considerado o mais nobre de todos, qualidade que justifica o preço mais alto. Tem um grau de pureza maior e menor acidez, pois vem da primeiríssima prensa da azeitona, sem sofrer influência de calor, aditivo ou solvente. Grande parte dos benefícios associados ao consumo do azeite de oliva está diretamente relacionada à sua composição que é rica em ácidos graxos monoinsaturados e pobre em saturados. A prática de vender um produto misturado como azeite de oliva puro, permite que algum fabricante exerça uma concorrência desleal no mercado, conseguindo preços mais competitivos para seu produto, além de lesar o consumidor, que compra a mistura como se fosse azeite de oliva extravirgem. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo avaliar e confrontar a qualidade físico-química de duas marcas de azeite de oliva extravirgem, uma tradicional e outra menos conhecida adquiridos em João Pessoa - PB. As análises foram realizadas conforme metodologia descrita pelo Instituto Adolfo Lutz, e teve como respaldo normativo a ANVISA RDC n° 487/99. Foram realizadas análises de acidez, densidade relativa, índice de peróxido e índice de refração. Os resultados obtidos indicaram que todas as amostras apresentaram-se dentro dos limites de aceitabilidade para os parâmetros físico-químicos avaliados. O trabalho comprovou que, embora a marca menos tradicional tenha demonstrado menor uniformidade entre seus lotes de fabricação, as duas marcas de azeites analisadas são, de acordo com os resultados obtidos, realmente azeite de oliva extravirgem, apresentando propriedades que as qualificam como produtos adequados para o consumo. |
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Avaliação de parâmetros de qualidade de diferentes marcas de azeite de oliva extravirgem.Evaluation of quality parameters of different brands of extra virgin olive oil.Evaluación de parámetros de calidad de diferentes marcas de aceite de oliva virgen extra.Aspectos físico-químicosAzeite de oliva extravirgemControle de qualidadePhysicochemical aspectsExtra virgin olive oilQuality controlAceite de oliva virgen extraControl de calidadAvaliação e Controle de Qualidade de AlimentosO azeite extravirgem é considerado o mais nobre de todos, qualidade que justifica o preço mais alto. Tem um grau de pureza maior e menor acidez, pois vem da primeiríssima prensa da azeitona, sem sofrer influência de calor, aditivo ou solvente. Grande parte dos benefícios associados ao consumo do azeite de oliva está diretamente relacionada à sua composição que é rica em ácidos graxos monoinsaturados e pobre em saturados. A prática de vender um produto misturado como azeite de oliva puro, permite que algum fabricante exerça uma concorrência desleal no mercado, conseguindo preços mais competitivos para seu produto, além de lesar o consumidor, que compra a mistura como se fosse azeite de oliva extravirgem. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo avaliar e confrontar a qualidade físico-química de duas marcas de azeite de oliva extravirgem, uma tradicional e outra menos conhecida adquiridos em João Pessoa - PB. As análises foram realizadas conforme metodologia descrita pelo Instituto Adolfo Lutz, e teve como respaldo normativo a ANVISA RDC n° 487/99. Foram realizadas análises de acidez, densidade relativa, índice de peróxido e índice de refração. Os resultados obtidos indicaram que todas as amostras apresentaram-se dentro dos limites de aceitabilidade para os parâmetros físico-químicos avaliados. O trabalho comprovou que, embora a marca menos tradicional tenha demonstrado menor uniformidade entre seus lotes de fabricação, as duas marcas de azeites analisadas são, de acordo com os resultados obtidos, realmente azeite de oliva extravirgem, apresentando propriedades que as qualificam como produtos adequados para o consumo.The extra virgin olive oil is considered the noblest of all, a quality that justifies the higher price. Have a higher degree of purity and lower acidity as it comes from the very first pressing of the olives, no influence of heat, solvent or additive. Largely associated with the consumption of olive oil benefits is directly related to its composition that is rich in monounsaturated fatty acids and low in saturated. The practice of selling a blended product as pure olive oil, allows a manufacturer engaged in an unfair competition in the market getting more competitive prices for their product, and damaged the consumer who buys the mixture as if it were extra virgin olive oil. Thus, this study aimed to evaluate and compare the physical and chemical quality of two brands of olive oil, a traditional virgin olive oil and other less known acquired in João Pessoa - PB. Analyses were performed according to the methodology described by the Adolfo Lutz Institute, and had the legal backing ANVISA RDC n° 487/99. Analysis of acidity, relative density, peroxide value and refractive index were performed. The results indicated that all samples were within the limits of acceptability for physico-chemical parameters. The study found that even though less traditional brand has shown considerable uniformity among its manufacturing batches, the two brands of oils are analyzed, according to the results obtained, really extra virgin olive oil, with properties that qualify them as suitable products for consumption.El aceite de oliva virgen extra es considerado el más noble de todos, una cualidad que justifica el mayor precio. Tiene un mayor grado de pureza y menor acidez, ya que proviene de la primera prensa de aceitunas, sin estar influenciado por calor, aditivos o disolventes. Gran parte de los beneficios asociados al consumo de aceite de oliva está directamente relacionado con su composición, que es rica en ácidos grasos monoinsaturados y pobre en saturados. La práctica de vender un producto mezclado con aceite de oliva puro permite a un fabricante ejercer una competencia desleal en el mercado, obteniendo precios más competitivos para su producto, además de perjudicar al consumidor, que compra la mezcla como si fuera aceite de oliva virgen extra. Así, el presente trabajo tuvo como objetivo evaluar y comparar la calidad fisicoquímica de dos marcas de aceite de oliva virgen extra, una tradicional y otra menos conocida, adquiridas en João Pessoa - PB. Los análisis se realizaron de acuerdo con la metodología descrita por el Instituto Adolfo Lutz, y tuvieron como soporte normativo la ANVISA RDC n ° 487/99. Se realizaron análisis de acidez, densidad relativa, índice de peróxido e índice de refracción. Los resultados obtenidos indicaron que todas las muestras se encontraban dentro de los límites de aceptabilidad para los parámetros fisicoquímicos evaluados. El trabajo demostró que, si bien la marca menos tradicional ha mostrado menor uniformidad entre sus lotes de producción, las dos marcas de aceites analizadas son, según los resultados obtenidos, realmente aceite de oliva virgen extra, presentando propiedades que las califican como productos aptos para el consumo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGADRIANO, Wellington Sabino.ADRIANO, W.Shttp://lattes.cnpq.br/1262160817438979OLIVEIRA, Maria Elieidy Gomes de.MENEZES, Maria Emília da Silva.ANTAS, Secundino Missias Villaverde.2014-08-192019-11-21T09:05:44Z2019-11-212019-11-21T09:05:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9338ANTAS, Secundino Missias Villaverde. Avaliação de parâmetros de qualidade de diferentes marcas de azeite de oliva extravirgem. 2014. 44fl. 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