Recuperação de óleo lubrificante sintético usado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Mayara Eunice de Macedo.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7042
Resumo: Os óleos lubrificantes são substâncias de base mineral responsáveis pela formação de uma película protetora, que impede o contato direto entre duas superfícies que se movem entre si. Quando os óleos usados são lançados diretamente no ambiente ou quando queimados de forma não controlada, provocam graves problemas de poluição do solo, das águas e do ar. Reciclar o lubrificante significa aplicar processos físico-químicos sobre o óleo usado, possibilitando a obtenção do óleo base, matéria prima que pode ser reutilizada para a obtenção de lubrificantes. O objetivo do presente trabalho é avaliar o processo de recuperação de óleos lubrificantes automotivos usados em motores a gasolina em função do tempo de uso (quilometragem). Os óleos lubrificantes sintéticos (SAE 20-50W), aplicados em motores a gasolina passaram por um processo de recuperação com o solvente 2-propanol e hexano. Após a recuperação, todos os óleos foram caracterizados em função das propriedades físico-químicas (densidade, grau API, cor), reologia, espectroscopia na região do infravermelho (IV) e análise térmica. As propriedades físico-químicas indicaram que o processo de recuperação de óleos lubrificantes é viável. As análises de IV indicaram os produtos da reação de oxidação. As curvas termogravimétricas indicaram uma redução na temperatura inicial à medida que o óleo era degradado.
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O objetivo do presente trabalho é avaliar o processo de recuperação de óleos lubrificantes automotivos usados em motores a gasolina em função do tempo de uso (quilometragem). Os óleos lubrificantes sintéticos (SAE 20-50W), aplicados em motores a gasolina passaram por um processo de recuperação com o solvente 2-propanol e hexano. Após a recuperação, todos os óleos foram caracterizados em função das propriedades físico-químicas (densidade, grau API, cor), reologia, espectroscopia na região do infravermelho (IV) e análise térmica. As propriedades físico-químicas indicaram que o processo de recuperação de óleos lubrificantes é viável. As análises de IV indicaram os produtos da reação de oxidação. As curvas termogravimétricas indicaram uma redução na temperatura inicial à medida que o óleo era degradado.The lubricating oils are substances of mineral base responsible for formation of a protective film, which obstructs the straight contact between two surfaces that are moved between you. When the used oils are launched straightly in the environment or when burnt in the not controlled form, they provoke serious problems of pollution of the ground, of the waters and of the air. To recycle the lubricant means to apply processes physical-chemical on the used oil, making possible getting the oil base, raw material that can be re-used for getting lubricants. The objective of the present work is automotives used in motors value the process of recuperation of lubricating oils to petrol through extraction for polar solvent (2-propanol) on basis of his physical-chemical properties. The lubricating oils (SAE 20-50W), when the petrol was applied in motors suffered a process of recuperation with the solvent 2-propanol. After the recuperation, all the oils were characterized in function of the physical-chemical properties (density, degree API, color), rheology, infrared spectroscopy (IR) and thermal analyses. The IR analyses indicated the products of the reaction of oxidation. The thermogravimetric curves indicated a reduction in the initial temperature to measure that the oil was degraded.Los aceites lubricantes son sustancias de base mineral responsables de la formación de una película protectora, que impide el contacto directo entre dos superficies que se mueven entre sí. Cuando los aceites usados ​​se liberan directamente al medio ambiente o cuando se queman de forma descontrolada, provocan graves problemas de contaminación del suelo, el agua y el aire. Reciclar el lubricante significa aplicar procesos físico-químicos sobre el aceite usado, posibilitando la obtención del aceite base, materia prima que puede ser reutilizada para la obtención de lubricantes. El objetivo del presente trabajo es evaluar el proceso de recuperación de aceites lubricantes automotrices utilizados en motores a gasolina en función del tiempo de uso (kilometraje). Los aceites lubricantes sintéticos (SAE 20-50W) aplicados a motores de gasolina se sometieron a un proceso de recuperación con el solvente 2-propanol y hexano. Después de la recuperación, todos los aceites se caracterizaron de acuerdo con las propiedades fisicoquímicas (densidad, grado API, color), reología, espectroscopia infrarroja (IR) y análisis térmico. Las propiedades fisicoquímicas indicaron que el proceso de recuperación del aceite lubricante es viable. Los análisis IV indicaron los productos de la reacción de oxidación. Las curvas termogravimétricas indicaron una reducción de la temperatura inicial a medida que se degradaba el aceite.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, J.C.Ohttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232LUCENA NETO, Marciano Henrique de.CONCEIÇÃO, Marta Maria da.GOMES, Mayara Eunice de Macedo.20102019-09-16T18:03:18Z2019-09-162019-09-16T18:03:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7042GOMES, Mayara Eunice de Macedo. Recuperação de óleo lubrificante sintético usado. 2010. 54fl. 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