Dicionário de uso escolar na era do letramento digital: a produção textual pelo viés da lexicografia pedagógica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9100 |
Resumo: | O trabalho com o dicionário, como material pedagógico auxiliar ao livro didático, é imprescindível para o letramento formal dos educandos da educação básica, principalmente, para os discentes do ensino fundamental. Averiguamos essa necessidade de utilizar obras de caráter lexicográfico ao notarmos que os estudantes, tanto do ensino fundamental como também do ensino médio, demonstram dificuldades na ortografia, na substituição de palavras com significado equivalente no texto, na inadequação vocabular e na repetição de palavras ao elaborarem uma produção textual solicitada pelos professores na sala de aula. Sendo assim, esta dissertação pretende contribuir com as pesquisas na área do Letramento, dos Gêneros textuais e do Uso de dicionários destinados aos aprendizes do português como língua materna. Por essa perspectiva, um olhar direcionado ao ensino da língua portuguesa pelo viés da lexicografia pedagógica é crucial e urgente, visto que, o dicionário é um instrumento de ensino essencial na prática da leitura e escrita dentro do contexto escolar. Posto isso, verificamos a necessidade de ser propor um material pedagógico destinado aos docentes que ministram aulas de língua portuguesa, em especial, as aulas de leitura, produção textual e reescrita. Para tanto, utilizamos como base teórica principal as pesquisas de Soares (2014), Tfouni (2010) e Kleiman (2005), para estudarmos a respeito de Letramento e Letramento Digital; Bakhtin (2011) e Marcuschi (2011), para analisarmos os conceitos de Gênero desde a sua origem até a concepção de gêneros textuais; e, por fim, Krieger (2012), Pontes (2009), Biderman (2001), no que tange aos aspectos da Lexicografia Pedagógica e o Uso do dicionário em sala de aula. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa enquadra-se como sendo aplicada, já que, ela apresenta uma coletânea de atividades que podem ser aplicadas nas aulas de língua portuguesa com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem dessa disciplina por meio de obras de aspecto lexicográfico. Portanto, o caderno didático elaborando por nós, Leitura, Produção Textual e Reescrita através do uso do dicionário na sala de aula: teoria e prática pedagógica, apresenta uma totalidade de dezenove exercícios diversificados com o intento de abordar, sobretudo, a ampliação lexical, a variação linguística e a semântica. Diante de toda a pesquisa, constatamos as múltiplas possibilidades que o dicionário de uso escolar dispõe ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa no âmbito da instrução formal. |
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Dicionário de uso escolar na era do letramento digital: a produção textual pelo viés da lexicografia pedagógica.Dictionary of school use in the age of digital literacy: textual production through the bias of pedagogical lexicography.Lexicografia pedagógicaLetramentoGêneros textuaisDicionárioLeituraEscritaEnsino de língua portuguesaPedagogical LexicographyLiteracyTextual genresDictionaryReadingWritingPortuguese language teachingLetras.O trabalho com o dicionário, como material pedagógico auxiliar ao livro didático, é imprescindível para o letramento formal dos educandos da educação básica, principalmente, para os discentes do ensino fundamental. Averiguamos essa necessidade de utilizar obras de caráter lexicográfico ao notarmos que os estudantes, tanto do ensino fundamental como também do ensino médio, demonstram dificuldades na ortografia, na substituição de palavras com significado equivalente no texto, na inadequação vocabular e na repetição de palavras ao elaborarem uma produção textual solicitada pelos professores na sala de aula. Sendo assim, esta dissertação pretende contribuir com as pesquisas na área do Letramento, dos Gêneros textuais e do Uso de dicionários destinados aos aprendizes do português como língua materna. Por essa perspectiva, um olhar direcionado ao ensino da língua portuguesa pelo viés da lexicografia pedagógica é crucial e urgente, visto que, o dicionário é um instrumento de ensino essencial na prática da leitura e escrita dentro do contexto escolar. Posto isso, verificamos a necessidade de ser propor um material pedagógico destinado aos docentes que ministram aulas de língua portuguesa, em especial, as aulas de leitura, produção textual e reescrita. Para tanto, utilizamos como base teórica principal as pesquisas de Soares (2014), Tfouni (2010) e Kleiman (2005), para estudarmos a respeito de Letramento e Letramento Digital; Bakhtin (2011) e Marcuschi (2011), para analisarmos os conceitos de Gênero desde a sua origem até a concepção de gêneros textuais; e, por fim, Krieger (2012), Pontes (2009), Biderman (2001), no que tange aos aspectos da Lexicografia Pedagógica e o Uso do dicionário em sala de aula. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa enquadra-se como sendo aplicada, já que, ela apresenta uma coletânea de atividades que podem ser aplicadas nas aulas de língua portuguesa com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem dessa disciplina por meio de obras de aspecto lexicográfico. Portanto, o caderno didático elaborando por nós, Leitura, Produção Textual e Reescrita através do uso do dicionário na sala de aula: teoria e prática pedagógica, apresenta uma totalidade de dezenove exercícios diversificados com o intento de abordar, sobretudo, a ampliação lexical, a variação linguística e a semântica. Diante de toda a pesquisa, constatamos as múltiplas possibilidades que o dicionário de uso escolar dispõe ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa no âmbito da instrução formal.Working with the dictionary, as a pedagogical material auxiliary to the textbook, is indispensable for the formal literacy of the students of the basic education, mainly for elementary students. Let's find out need to use lexicographic works as we note that students, both elementary and high school, demonstrate spelling difficulties, substituting words with equivalent meaning in the vocabulary inadequacy and word repetition when elaborating a textual production requested by teachers in the classroom. Therefore, this This dissertation intends to contribute to the research in the area of Literacy, Textual Genres and the Use of Dictionaries for Portuguese Learners as a mother tongue. From this perspective, a look directed at language teaching bias in pedagogical lexicography is crucial and urgent, since the Dictionary is an essential teaching tool in the practice of reading and writing within of the school context. That said, we see the need to be proposing a material for teachers who teach Portuguese language classes in reading classes, textual production and rewriting. For that, we use as main theoretical basis the research by Soares (2014), Tfouni (2010) and Kleiman (2005), to study about Literacy and Digital Literacy; Bakhtin (2011) and Marcuschi (2011), to analyze the concepts of Gender from their origin until the conception of textual genres; and finally Krieger (2012), Bridges (2009), Biderman (2001), regarding the aspects of Pedagogical Lexicography and the Use of the Dictionary in the classroom. Regarding the methodological aspects, this research fits as being applied, since it presents a collection of activities that can be applied in Portuguese language classes with the objective of improving the teaching-learning of this discipline through lexicographic works. Therefore, the textbook elaborating for us, Reading, Text Production and Rewriting through dictionary use in the classroom: theory and practice presents a total of nineteen diversified exercises with above all, lexical enlargement, linguistic variation and semantics. Given all the research, we found the multiple possibilities that the school dictionary provides teaching and learning of the Portuguese language in the scope of formal instruction.El trabajo con el diccionario, como material pedagógico auxiliar al libro didáctico, es imprescindible para el texto formal de los educandos de la educación básica, principalmente, para los alumnos de la enseñanza fundamental. Averiguamos esa necesidad de utilizar obras de carácter lexicográfico al notar que los estudiantes, tanto de la enseñanza fundamental como también de la enseñanza media, demuestran dificultades en la ortografía, en la sustitución de palabras con significado equivalente en el texto, en la inadecuación vocabular y en la repetición de palabras al elaborar una producción textual solicitada por los profesores en el aula. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo contribuir a la investigación en el área de la alfabetización, el género y el uso de diccionarios para los aprendices portugués como su lengua materna. Desde esta perspectiva, una mirada dirigida a la lengua portuguesa desde la perspectiva de la lexicografía pedagógica es crucial y urgente, ya que el diccionario es una herramienta esencial para la enseñanza en la práctica de la lectura y la escritura en el contexto escolar. Dicho esto, vemos la necesidad de proponer unos materiales pedagógicos para los profesores que imparten clases de portugués, en particular, la clases de lectura, la producción textual y reescrito. Para ello, utilizamos como base teórica principal las investigaciones de Soares (2014), Tfouni (2010) y Kleiman (2005), para estudiar acerca de Letramento y Letramento Digital; Bakhtin (2011) y Marcuschi (2011), para analizar los conceptos de Género desde su origen hasta la concepción de géneros textuales; y, finalmente, Krieger (2012), Puentes (2009), Biderman (2001), en lo que se refiere a los aspectos de la Lexicografía pedagógica y el uso del diccionario en el aula. En cuanto a los aspectos metodológicos, esta investigación se ajusta a aplicar, ya que presenta un conjunto de actividades que se pueden aplicar en las clases de portugués con el fin de mejorar la enseñanza y el aprendizaje de esta disciplina a través de obras aspecto lexicográfico. Por lo tanto, el cuaderno didáctico elaborando por nosotros, Lectura, Producción textual y Reescritura a través del uso del diccionario en el aula: teoría y práctica pedagógica, presenta una totalidad de diecinueve ejercicios diversificados con el intento de abordar, sobre todo, la ampliación léal, la variación lingüística y la semántica. A la vista de toda la investigación, encontramos las múltiples posibilidades que la escuela utilizar las funciones del diccionario para el aprendizaje de la lengua portuguesa en la educación formal.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545BESSA, Cléssida Maria Bezerra.PEREIRA, Hérica Paiva.PINHO, Nádia Maria dos Santos.2018-02-282019-11-12T16:15:28Z2019-11-122019-11-12T16:15:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9100PINHO, Nádia Maria dos Santos. Dicionário de uso escolar na era do letramento digital: a produção textual pelo viés da lexicografia pedagógica. 2018. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:48:02Zoai:localhost:riufcg/9100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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