Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698 |
Resumo: | Este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula. |
id |
UFCG_a76235065ec642fa1b6c577389923883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19698 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.Museum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities.Diálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje.MuseuSala de aulaDiálogosEducação formal e não formalMuseumClassroomDialoguesFormal and non-formal educationMuseoSalón de clasesEducación formal y no formalEnsino-AprendizagemEste trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula.This work seeks to reflect on the possibility of dialogue practices between museum and classroom. class, discussing trends and procedures that are being appropriated by scholars of the education and museology, on the use/dialogue of formal and non-formal education in construction of current knowledge. We portray places, subjects and concepts about teaching and learning and some possibilities of dialogues between them: we use as an example the Museu do Homem do Curimataú, a museum in the municipality of Cuité-PB, some neighboring circus schools and their subjects. We chose orality as a methodology: interview/conversations, reinforced by field notebooks and reports, which demonstrate paths to the current spaces practiced by the subjects of education. separate topics (in two chapters) that intertwine, woven in a path of knowledge by the voices of the contributors. We seek to dialogue about the discourses (theory) of/with some authors/interlocutors who helped us to think about the possibilities (and difficulties) of the construction of knowledge, also, beyond the classroom.Este trabajo busca reflexionar sobre la posibilidad de prácticas de diálogo entre museo y aula. clase, discutiendo tendencias y procedimientos de los que se están apropiando los estudiosos de la educación y museología, sobre el uso / diálogo de la educación formal y no formal en construcción del conocimiento actual. Retratamos lugares, materias y conceptos sobre la enseñanza- aprendizaje y algunas posibilidades de diálogo entre ellos: usamos como ejemplo el Museu do Homem do Curimataú, un museo en el municipio de Cuité-PB, algunas escuelas de circo vecinas y sus temas. Elegimos la oralidad como metodología: entrevistas / conversaciones, reforzadas por cuadernos de campo e informes, que demuestran caminos hacia los espacios actuales practicados por los sujetos de educación. temas separados (en dos capítulos) que se entrelazan, entretejidos en un camino de conocimiento por las voces de los contribuyentes. Buscamos dialogar sobre los discursos (teoría) de / con algunos autores / interlocutores que nos ayudaron a pensar en las posibilidades (y dificultades) de la construcción del conocimiento, también, más allá del aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, André Antunes.MARTINS, A. A.http://lattes.cnpq.br/3245581017989479OLIVEIRA, Anderson Scardua.Scardua, Anderson.Oliveira, Anderson Scardua.http://lattes.cnpq.br/8819541970132330PEREIRA, Marli Hermenegilda.PEREIRA, M. H.http://lattes.cnpq.br/5872540373589107ARAUJO, Israel da Silva.20112021-06-29T18:38:09Z2021-06-292021-06-29T18:38:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T16:46:29Zoai:localhost:riufcg/19698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T16:46:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. Museum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities. Diálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje. |
title |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. |
spellingShingle |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. ARAUJO, Israel da Silva. Museu Sala de aula Diálogos Educação formal e não formal Museum Classroom Dialogues Formal and non-formal education Museo Salón de clases Educación formal y no formal Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. |
title_full |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. |
title_fullStr |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. |
title_sort |
Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. |
author |
ARAUJO, Israel da Silva. |
author_facet |
ARAUJO, Israel da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARTINS, André Antunes. MARTINS, A. A. http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 OLIVEIRA, Anderson Scardua. Scardua, Anderson. Oliveira, Anderson Scardua. http://lattes.cnpq.br/8819541970132330 PEREIRA, Marli Hermenegilda. PEREIRA, M. H. http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAUJO, Israel da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Sala de aula Diálogos Educação formal e não formal Museum Classroom Dialogues Formal and non-formal education Museo Salón de clases Educación formal y no formal Ensino-Aprendizagem |
topic |
Museu Sala de aula Diálogos Educação formal e não formal Museum Classroom Dialogues Formal and non-formal education Museo Salón de clases Educación formal y no formal Ensino-Aprendizagem |
description |
Este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2021-06-29T18:38:09Z 2021-06-29 2021-06-29T18:38:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698 ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744497805885440 |