Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, Israel da Silva.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula.
id UFCG_a76235065ec642fa1b6c577389923883
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19698
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.Museum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities.Diálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje.MuseuSala de aulaDiálogosEducação formal e não formalMuseumClassroomDialoguesFormal and non-formal educationMuseoSalón de clasesEducación formal y no formalEnsino-AprendizagemEste trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula.This work seeks to reflect on the possibility of dialogue practices between museum and classroom. class, discussing trends and procedures that are being appropriated by scholars of the education and museology, on the use/dialogue of formal and non-formal education in construction of current knowledge. We portray places, subjects and concepts about teaching and learning and some possibilities of dialogues between them: we use as an example the Museu do Homem do Curimataú, a museum in the municipality of Cuité-PB, some neighboring circus schools and their subjects. We chose orality as a methodology: interview/conversations, reinforced by field notebooks and reports, which demonstrate paths to the current spaces practiced by the subjects of education. separate topics (in two chapters) that intertwine, woven in a path of knowledge by the voices of the contributors. We seek to dialogue about the discourses (theory) of/with some authors/interlocutors who helped us to think about the possibilities (and difficulties) of the construction of knowledge, also, beyond the classroom.Este trabajo busca reflexionar sobre la posibilidad de prácticas de diálogo entre museo y aula. clase, discutiendo tendencias y procedimientos de los que se están apropiando los estudiosos de la educación y museología, sobre el uso / diálogo de la educación formal y no formal en construcción del conocimiento actual. Retratamos lugares, materias y conceptos sobre la enseñanza- aprendizaje y algunas posibilidades de diálogo entre ellos: usamos como ejemplo el Museu do Homem do Curimataú, un museo en el municipio de Cuité-PB, algunas escuelas de circo vecinas y sus temas. Elegimos la oralidad como metodología: entrevistas / conversaciones, reforzadas por cuadernos de campo e informes, que demuestran caminos hacia los espacios actuales practicados por los sujetos de educación. temas separados (en dos capítulos) que se entrelazan, entretejidos en un camino de conocimiento por las voces de los contribuyentes. Buscamos dialogar sobre los discursos (teoría) de / con algunos autores / interlocutores que nos ayudaron a pensar en las posibilidades (y dificultades) de la construcción del conocimiento, también, más allá del aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, André Antunes.MARTINS, A. A.http://lattes.cnpq.br/3245581017989479OLIVEIRA, Anderson Scardua.Scardua, Anderson.Oliveira, Anderson Scardua.http://lattes.cnpq.br/8819541970132330PEREIRA, Marli Hermenegilda.PEREIRA, M. H.http://lattes.cnpq.br/5872540373589107ARAUJO, Israel da Silva.20112021-06-29T18:38:09Z2021-06-292021-06-29T18:38:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T16:46:29Zoai:localhost:riufcg/19698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T16:46:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
Museum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities.
Diálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje.
title Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
spellingShingle Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
ARAUJO, Israel da Silva.
Museu
Sala de aula
Diálogos
Educação formal e não formal
Museum
Classroom
Dialogues
Formal and non-formal education
Museo
Salón de clases
Educación formal y no formal
Ensino-Aprendizagem
title_short Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
title_full Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
title_fullStr Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
title_full_unstemmed Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
title_sort Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
author ARAUJO, Israel da Silva.
author_facet ARAUJO, Israel da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, André Antunes.
MARTINS, A. A.
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479
OLIVEIRA, Anderson Scardua.
Scardua, Anderson.
Oliveira, Anderson Scardua.
http://lattes.cnpq.br/8819541970132330
PEREIRA, Marli Hermenegilda.
PEREIRA, M. H.
http://lattes.cnpq.br/5872540373589107
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, Israel da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Sala de aula
Diálogos
Educação formal e não formal
Museum
Classroom
Dialogues
Formal and non-formal education
Museo
Salón de clases
Educación formal y no formal
Ensino-Aprendizagem
topic Museu
Sala de aula
Diálogos
Educação formal e não formal
Museum
Classroom
Dialogues
Formal and non-formal education
Museo
Salón de clases
Educación formal y no formal
Ensino-Aprendizagem
description Este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2021-06-29T18:38:09Z
2021-06-29
2021-06-29T18:38:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
identifier_str_mv ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744497805885440