Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Flávio Pereira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7640
Resumo: Na perspectiva e no intuito de aprimorar o ensino, este trabalho busca fazer uma abordagem sobre a metodologia de ensino da Física no ensino médio da Escola Técnica de Saúde - ETSC, e tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, com as metodologias ativas, Problema Based Learn – (PBL) , que comprovem melhores resultados na aprendizagem, mostrando a importância em mudar a dinâmica da aula e do ensino da perspectiva tradicional para mediador-inovador construtivista, para isso utilizamos várias formas de abordagem do conteúdo com o objetivo de diversificar o ensino por meio de situações problematizadoras, atividades experimentais, dinâmica de grupos e assim, promover a aprendizagem significativa na construção do conhecimento, no desenvolvimento contínuo e progressivo da aprendizagem. Esta pesquisa tem características qualitativa e quantitativa prevalecendo, porém, a natureza quantitativa no que diz respeito aos resultados esperados, os quais serão averiguados por meio de um questionário diagnóstico, cuja análise foi feita sobre os índices de aprendizagem que para fins de quantização se perceberá a partir dos resultados tido como satisfatório, tomando como referência notas superiores a 7,0 pontos. Os sujeitos da pesquisa são 35 estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – ETSC, neste trabalho esperasse, no mínimo, uma experiência enriquecedora dado a proposta metodológica inovadora para o estudante/pesquisador como também para os estudantes da Escola Técnica de Saúde em Cajazeiras, e o máximo seria a aprendizagem dos alunos/as cuja a satisfação, aceitação e interação com os mesmos durante as aulas já seria indícios de resultados satisfatório/objetivos alcançados e um teste com 85% de aprovação evidencia de aprendizagem significativa, em cujo problema de pesquisa consistiu em: Uma abordagem construtivista nas aulas de Física do Ensino Médio, pautada na perspectiva das metodologias ativas, contribui para promoção de aprendizagens significativas dos/as estudantes? E objetivo geral foi: Desenvolver uma forma de abordagem metodológica nas aulas para o Ensino da Física, na perspectiva das metodologias ativas utilizando uma perspectiva construtivista, com enfoque na aprendizagem baseada em problema e aprendizagem cooperativa.
id UFCG_a8e60ddaa1ab9f449fb195002aea63a7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7640
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.Physics teaching and active methodologies: a constructivist approach.Física - ensinoMetodologias ativasAprendizagem cooperativaEnsino médioPhysics - teachingActive MethodologiesCooperative LearningHigh schoolFísica.Na perspectiva e no intuito de aprimorar o ensino, este trabalho busca fazer uma abordagem sobre a metodologia de ensino da Física no ensino médio da Escola Técnica de Saúde - ETSC, e tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, com as metodologias ativas, Problema Based Learn – (PBL) , que comprovem melhores resultados na aprendizagem, mostrando a importância em mudar a dinâmica da aula e do ensino da perspectiva tradicional para mediador-inovador construtivista, para isso utilizamos várias formas de abordagem do conteúdo com o objetivo de diversificar o ensino por meio de situações problematizadoras, atividades experimentais, dinâmica de grupos e assim, promover a aprendizagem significativa na construção do conhecimento, no desenvolvimento contínuo e progressivo da aprendizagem. Esta pesquisa tem características qualitativa e quantitativa prevalecendo, porém, a natureza quantitativa no que diz respeito aos resultados esperados, os quais serão averiguados por meio de um questionário diagnóstico, cuja análise foi feita sobre os índices de aprendizagem que para fins de quantização se perceberá a partir dos resultados tido como satisfatório, tomando como referência notas superiores a 7,0 pontos. Os sujeitos da pesquisa são 35 estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – ETSC, neste trabalho esperasse, no mínimo, uma experiência enriquecedora dado a proposta metodológica inovadora para o estudante/pesquisador como também para os estudantes da Escola Técnica de Saúde em Cajazeiras, e o máximo seria a aprendizagem dos alunos/as cuja a satisfação, aceitação e interação com os mesmos durante as aulas já seria indícios de resultados satisfatório/objetivos alcançados e um teste com 85% de aprovação evidencia de aprendizagem significativa, em cujo problema de pesquisa consistiu em: Uma abordagem construtivista nas aulas de Física do Ensino Médio, pautada na perspectiva das metodologias ativas, contribui para promoção de aprendizagens significativas dos/as estudantes? E objetivo geral foi: Desenvolver uma forma de abordagem metodológica nas aulas para o Ensino da Física, na perspectiva das metodologias ativas utilizando uma perspectiva construtivista, com enfoque na aprendizagem baseada em problema e aprendizagem cooperativa.In prospect and in order to enhance the teaching, this work seeks to make an approach on the teaching methodology of Physics in high school technical school of health-ETSC, and aims to present a proposal for teaching, with active methodologies, Problem Based Learn-(PBL), showing better results in learning, showing the importance of changing the dynamics of the class and of the teaching of traditional perspective to mediator-constructivist, for that we use innovative multiple forms of content approach with the goal of diversifying the teaching through problematizadoras situations, experimental activities, group dynamics and thus promote meaningful learning in the construction of knowledge, continuous and progressive development of learning. This research is qualitative and quantitative characteristics prevailing, however, the quantitative nature with regard to expected results, which will be determined through a diagnostic questionnaire, whose analysis was made on the contents of learning that for the purpose of quantization if notice from the results as satisfactory, taking as reference notes in excess of 7.0 points. The subjects of the research are 35 high school students of technical school of Health of Cajazeiras-ETSC, in this work had, at least, an enriching experience given the innovative methodological approach for student/researcher, but also for students of Technical school of Health in Cajazeiras, and the maximum would be the learning of students whose satisfaction, acceptance and interaction with them during lessons would be evidence of satisfactory outcomes/objectives achieved and a test with 85% approval evidence of learning significantly, in whose problem of research consisted of: A constructivist approach in high school Physics classes, based on the perspective of active methodologies, contributes to the promotion of significant learning of students? And general objective was: to develop a form of methodological approach in the classroom for the teaching of physics, from the perspective of active methodologies using a constructivist perspective, focusing on problem-based learning and cooperative learning.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFIGUEIREDO, Gustavo Alencar.FIGUEIREDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2438169816514170DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.LIMA, Anderson Alves de.MOURA, Flávio Pereira.20172019-10-02T16:45:29Z2019-10-022019-10-02T16:45:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7640MOURA, Flávio Pereira. Ensino de Física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T12:31:42Zoai:localhost:riufcg/7640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T12:31:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
Physics teaching and active methodologies: a constructivist approach.
title Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
spellingShingle Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
MOURA, Flávio Pereira.
Física - ensino
Metodologias ativas
Aprendizagem cooperativa
Ensino médio
Physics - teaching
Active Methodologies
Cooperative Learning
High school
Física.
title_short Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
title_full Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
title_fullStr Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
title_full_unstemmed Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
title_sort Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
author MOURA, Flávio Pereira.
author_facet MOURA, Flávio Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Gustavo Alencar.
FIGUEIREDO, G. A.
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
LIMA, Anderson Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Flávio Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Metodologias ativas
Aprendizagem cooperativa
Ensino médio
Physics - teaching
Active Methodologies
Cooperative Learning
High school
Física.
topic Física - ensino
Metodologias ativas
Aprendizagem cooperativa
Ensino médio
Physics - teaching
Active Methodologies
Cooperative Learning
High school
Física.
description Na perspectiva e no intuito de aprimorar o ensino, este trabalho busca fazer uma abordagem sobre a metodologia de ensino da Física no ensino médio da Escola Técnica de Saúde - ETSC, e tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, com as metodologias ativas, Problema Based Learn – (PBL) , que comprovem melhores resultados na aprendizagem, mostrando a importância em mudar a dinâmica da aula e do ensino da perspectiva tradicional para mediador-inovador construtivista, para isso utilizamos várias formas de abordagem do conteúdo com o objetivo de diversificar o ensino por meio de situações problematizadoras, atividades experimentais, dinâmica de grupos e assim, promover a aprendizagem significativa na construção do conhecimento, no desenvolvimento contínuo e progressivo da aprendizagem. Esta pesquisa tem características qualitativa e quantitativa prevalecendo, porém, a natureza quantitativa no que diz respeito aos resultados esperados, os quais serão averiguados por meio de um questionário diagnóstico, cuja análise foi feita sobre os índices de aprendizagem que para fins de quantização se perceberá a partir dos resultados tido como satisfatório, tomando como referência notas superiores a 7,0 pontos. Os sujeitos da pesquisa são 35 estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – ETSC, neste trabalho esperasse, no mínimo, uma experiência enriquecedora dado a proposta metodológica inovadora para o estudante/pesquisador como também para os estudantes da Escola Técnica de Saúde em Cajazeiras, e o máximo seria a aprendizagem dos alunos/as cuja a satisfação, aceitação e interação com os mesmos durante as aulas já seria indícios de resultados satisfatório/objetivos alcançados e um teste com 85% de aprovação evidencia de aprendizagem significativa, em cujo problema de pesquisa consistiu em: Uma abordagem construtivista nas aulas de Física do Ensino Médio, pautada na perspectiva das metodologias ativas, contribui para promoção de aprendizagens significativas dos/as estudantes? E objetivo geral foi: Desenvolver uma forma de abordagem metodológica nas aulas para o Ensino da Física, na perspectiva das metodologias ativas utilizando uma perspectiva construtivista, com enfoque na aprendizagem baseada em problema e aprendizagem cooperativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-10-02T16:45:29Z
2019-10-02
2019-10-02T16:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7640
MOURA, Flávio Pereira. Ensino de Física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7640
identifier_str_mv MOURA, Flávio Pereira. Ensino de Física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744399543828480