A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Adriano Pequeno.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
Resumo: A geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar.
id UFCG_a9f36c82b5ee40ec6d661267742754c2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22776
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.La apropiación de conceptos geográficos a partir del estudio del medio ambiente.Ensino de GeografiaEstudo do meioConceitos geográficos - apropriaçãoGeografia escolarConstrução de conceitos - GeografiaEnseñanza de la geografíaEstudio medioConceptos geográficos: apropiaciónGeografía escolarConstrucción de conceptos - GeografíaTeaching geographyMiddle studyGeographical concepts - appropriationSchool geographyConcept building - GeographyGeografiaA geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar.La geografía como disciplina escolar tiene la función de favorecer la construcción del conocimiento espacial. Para ello, es necesario que el mediador busque métodos que proporcionen la producción del saber por el propio alumno. Sin embargo, la construcción conceptual no es un proceso simple, pues existen dificultades observadas en el aula. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo general entender cómo los estudiantes construyen los conceptos geográficos a partir del estudio del medio en la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. La misma pista los caminos de la investigación cualitativa, más específicamente, con foco en la observación-participante, la cual contribuyó con la referida investigación. En el transcurso de la investigación verificamos que la apropiación de los conceptos geográficos debe ocurrir de forma gradual y el estudio de campo se hace necesario para que haya la construcción del conocimiento geográfico. Además, el espacio cercano de los alumnos debe ser utilizado para tal construcción geográfica, proporcionando mayor interés del alumnado y estimulando su capacidad de abstracción y reflexión espacial. De esta forma, se concluye que el aprendizaje en geografía sólo es viable cuando se tiene en cuenta los conceptos espontáneos de los estudiantes, portadores de conocimientos previamente construidos, los cuales deben ser estimulados con el propósito de resignificarlos críticamente, transformándolos en conceptos científicos, a través de la mediación escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sônia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067SANTOS, Adriano Pequeno.20172021-12-23T20:39:17Z2021-12-232021-12-23T20:39:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T20:39:43Zoai:localhost:riufcg/22776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T20:39:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
La apropiación de conceptos geográficos a partir del estudio del medio ambiente.
title A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
spellingShingle A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
SANTOS, Adriano Pequeno.
Ensino de Geografia
Estudo do meio
Conceitos geográficos - apropriação
Geografia escolar
Construção de conceitos - Geografia
Enseñanza de la geografía
Estudio medio
Conceptos geográficos: apropiación
Geografía escolar
Construcción de conceptos - Geografía
Teaching geography
Middle study
Geographical concepts - appropriation
School geography
Concept building - Geography
Geografia
title_short A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
title_full A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
title_fullStr A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
title_full_unstemmed A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
title_sort A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
author SANTOS, Adriano Pequeno.
author_facet SANTOS, Adriano Pequeno.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sônia Maria de.
LIRA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Adriano Pequeno.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Estudo do meio
Conceitos geográficos - apropriação
Geografia escolar
Construção de conceitos - Geografia
Enseñanza de la geografía
Estudio medio
Conceptos geográficos: apropiación
Geografía escolar
Construcción de conceptos - Geografía
Teaching geography
Middle study
Geographical concepts - appropriation
School geography
Concept building - Geography
Geografia
topic Ensino de Geografia
Estudo do meio
Conceitos geográficos - apropriação
Geografia escolar
Construção de conceitos - Geografia
Enseñanza de la geografía
Estudio medio
Conceptos geográficos: apropiación
Geografía escolar
Construcción de conceptos - Geografía
Teaching geography
Middle study
Geographical concepts - appropriation
School geography
Concept building - Geography
Geografia
description A geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-12-23T20:39:17Z
2021-12-23
2021-12-23T20:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
identifier_str_mv SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744520506507264