A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776 |
Resumo: | A geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar. |
id |
UFCG_a9f36c82b5ee40ec6d661267742754c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22776 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio.La apropiación de conceptos geográficos a partir del estudio del medio ambiente.Ensino de GeografiaEstudo do meioConceitos geográficos - apropriaçãoGeografia escolarConstrução de conceitos - GeografiaEnseñanza de la geografíaEstudio medioConceptos geográficos: apropiaciónGeografía escolarConstrucción de conceptos - GeografíaTeaching geographyMiddle studyGeographical concepts - appropriationSchool geographyConcept building - GeographyGeografiaA geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar.La geografía como disciplina escolar tiene la función de favorecer la construcción del conocimiento espacial. Para ello, es necesario que el mediador busque métodos que proporcionen la producción del saber por el propio alumno. Sin embargo, la construcción conceptual no es un proceso simple, pues existen dificultades observadas en el aula. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo general entender cómo los estudiantes construyen los conceptos geográficos a partir del estudio del medio en la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. La misma pista los caminos de la investigación cualitativa, más específicamente, con foco en la observación-participante, la cual contribuyó con la referida investigación. En el transcurso de la investigación verificamos que la apropiación de los conceptos geográficos debe ocurrir de forma gradual y el estudio de campo se hace necesario para que haya la construcción del conocimiento geográfico. Además, el espacio cercano de los alumnos debe ser utilizado para tal construcción geográfica, proporcionando mayor interés del alumnado y estimulando su capacidad de abstracción y reflexión espacial. De esta forma, se concluye que el aprendizaje en geografía sólo es viable cuando se tiene en cuenta los conceptos espontáneos de los estudiantes, portadores de conocimientos previamente construidos, los cuales deben ser estimulados con el propósito de resignificarlos críticamente, transformándolos en conceptos científicos, a través de la mediación escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sônia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067SANTOS, Adriano Pequeno.20172021-12-23T20:39:17Z2021-12-232021-12-23T20:39:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T20:39:43Zoai:localhost:riufcg/22776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T20:39:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. La apropiación de conceptos geográficos a partir del estudio del medio ambiente. |
title |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. |
spellingShingle |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. SANTOS, Adriano Pequeno. Ensino de Geografia Estudo do meio Conceitos geográficos - apropriação Geografia escolar Construção de conceitos - Geografia Enseñanza de la geografía Estudio medio Conceptos geográficos: apropiación Geografía escolar Construcción de conceptos - Geografía Teaching geography Middle study Geographical concepts - appropriation School geography Concept building - Geography Geografia |
title_short |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. |
title_full |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. |
title_fullStr |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. |
title_full_unstemmed |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. |
title_sort |
A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. |
author |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
author_facet |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIRA, Sônia Maria de. LIRA, S. M. http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Adriano Pequeno. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Estudo do meio Conceitos geográficos - apropriação Geografia escolar Construção de conceitos - Geografia Enseñanza de la geografía Estudio medio Conceptos geográficos: apropiación Geografía escolar Construcción de conceptos - Geografía Teaching geography Middle study Geographical concepts - appropriation School geography Concept building - Geography Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Estudo do meio Conceitos geográficos - apropriação Geografia escolar Construção de conceitos - Geografia Enseñanza de la geografía Estudio medio Conceptos geográficos: apropiación Geografía escolar Construcción de conceptos - Geografía Teaching geography Middle study Geographical concepts - appropriation School geography Concept building - Geography Geografia |
description |
A geografia como disciplina escolar tem a função de favorecer a construção do conhecimento espacial. Para isso, é necessário que o mediador busque métodos que proporcionem a produção do saber pelo próprio aluno. Contudo, a construção conceitual não é um processo simples, pois existem dificuldades observadas em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como os estudantes constroem os conceitos geográficos a partir do estudo do meio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poeta Carlos Drummond de Andrade. A mesma trilha os caminhos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com foco na observação participante, a qual contribuiu com a referida investigação. Verificamos, no decorrer da pesquisa, que a apropriação dos conceitos geográficos deve ocorrer de forma gradual e o estudo de campo se faz necessário para que haja a construção do conhecimento geográfico. Além disso, o espaço próximo dos alunos deve ser utilizado para tal construção geográfica, proporcionando maior interesse do alunado e estimulando sua capacidade de abstração e reflexão espacial. Dessa forma, conclui-se que a aprendizagem em geografia só é viável quando se leva em consideração os conceitos espontâneos dos estudantes, portadores de conhecimentos previamente construídos, os quais devem ser estimulados com o propósito de resignificá-los criticamente, transformando-os em conceitos científicos, através da mediação escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-12-23T20:39:17Z 2021-12-23 2021-12-23T20:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776 SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adriano Pequeno. A apropriação dos conceitos geográficos a partir do estudo do meio. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744520506507264 |