A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Edjane da Silva.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258
Resumo: Este trabalho tem como pretensão debater e analisar os recursos tecnológico-midiáticos na prática docente. Discutimos aqui, como os mesmos podem ou não contribuir/auxiliar o professor na execução de sua prática docente em sala de aula, bem como, na aprendizagem do discente. Buscamos compreender e verificar se os docentes fazem uso de recursos tecnológico-midiáticos enquanto ferramenta educacional; se o fazem, como se dá essa prática; e qual o alcance da utilização destes no desenvolvimento do alunado. Para isso, foi preciso primeiramente saber o que seria tecnologia e mídia, como se desenvolvem na sociedade e, mais especificamente, no processo educativo em sala de aula. O interesse pela temática surgiu devido o amor pelo mundo tecnológico, por ser um tema vasto para pesquisas e que poderá auxiliar os futuros profissionais da educação. Para a coleta de dados desta pesquisa foram utilizados a observação participativa e o questionário. Com a análise dos dados pode-se dividir este trabalho em quatro capítulos, o primeiro que introduz este escrito, o segundo capítulo sendo um diálogo com os autores que tratam do tema, e os demais a análise dos dados obtidos. Os resultados foram satisfatórios, revelando que os professores entrevistados sabem da necessidade e utilidade das mídias como ferramentas auxiliares na metodologia e no ensino. No entanto, na prática do dia a dia, professores e professoras mostraram-se leigos quanto à efetiva utilização das mídias como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Este trabalho é de grande valia para todos que o procuram e querem modificar sua prática de ensino, adequando-se às exigências do novo cenário educacional, buscando uma formação adequada para que possam utilizar os recursos tecnológicos como ricas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.
id UFCG_b325a96476009899468473acf4250295
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10258
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.The use of technological-media resources in teaching practice: auxiliary tools of the teaching and learning process.Tecnologia na prática de ensinoRecursos Tecnológicos midiáticosPrática docente – tecnologiaTechnology in teaching practiceMedia Technology ResourcesTeaching Practice - TechnologyEducação.Este trabalho tem como pretensão debater e analisar os recursos tecnológico-midiáticos na prática docente. Discutimos aqui, como os mesmos podem ou não contribuir/auxiliar o professor na execução de sua prática docente em sala de aula, bem como, na aprendizagem do discente. Buscamos compreender e verificar se os docentes fazem uso de recursos tecnológico-midiáticos enquanto ferramenta educacional; se o fazem, como se dá essa prática; e qual o alcance da utilização destes no desenvolvimento do alunado. Para isso, foi preciso primeiramente saber o que seria tecnologia e mídia, como se desenvolvem na sociedade e, mais especificamente, no processo educativo em sala de aula. O interesse pela temática surgiu devido o amor pelo mundo tecnológico, por ser um tema vasto para pesquisas e que poderá auxiliar os futuros profissionais da educação. Para a coleta de dados desta pesquisa foram utilizados a observação participativa e o questionário. Com a análise dos dados pode-se dividir este trabalho em quatro capítulos, o primeiro que introduz este escrito, o segundo capítulo sendo um diálogo com os autores que tratam do tema, e os demais a análise dos dados obtidos. Os resultados foram satisfatórios, revelando que os professores entrevistados sabem da necessidade e utilidade das mídias como ferramentas auxiliares na metodologia e no ensino. No entanto, na prática do dia a dia, professores e professoras mostraram-se leigos quanto à efetiva utilização das mídias como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Este trabalho é de grande valia para todos que o procuram e querem modificar sua prática de ensino, adequando-se às exigências do novo cenário educacional, buscando uma formação adequada para que possam utilizar os recursos tecnológicos como ricas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.This work aims to discuss and analyze the technological media-resources in teaching practice. Discussed here, as they may or not help/assist the teacher in carrying out their teaching practice in the classroom and in student learning. We seek to understand and verify that teachers make use of technological resources-media as an educational tool, and if they do, how is this practice, and what is the scope of using these in the development of the students. For such, it was necessary first to know what would technology and media be, how they developed in society and, more specifically, in the educational process in the classroom. The interest in the subject arose from a love of technological world, being a broad topic to research and could help future education professionals. For data collection of this study, it was used participative observation and questionnaire. From data analysis it is possible to divide this work into four chapters, the first introducing this writing, the second chapter is a dialogue with the authors that deal with the subject, and the others, the analysis of the data obtained. The results were satisfactory showing that the teachers interviewed know about the necessity and usefulness of media as aids in methodology and teaching. However, in the daily practice, teachers showed up knowledgeless of the effective use of media as teaching tools in the classroom. This work is of great value to all who seek and want to modify their teaching practice, adapting to the demands of the new educational landscape, seeking appropriate training to enable them to use the rich technological resources as tools of teaching and learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Marcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817ARAÚJO, Edinaura Almeida de.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SOUSA, Edjane da Silva.20132019-12-17T14:58:21Z2019-12-172019-12-17T14:58:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258SOUSA, Edjane da Silva. A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T15:47:04Zoai:localhost:riufcg/10258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T15:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
The use of technological-media resources in teaching practice: auxiliary tools of the teaching and learning process.
title A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
spellingShingle A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
SOUSA, Edjane da Silva.
Tecnologia na prática de ensino
Recursos Tecnológicos midiáticos
Prática docente – tecnologia
Technology in teaching practice
Media Technology Resources
Teaching Practice - Technology
Educação.
title_short A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
title_full A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
title_fullStr A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
title_full_unstemmed A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
title_sort A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.
author SOUSA, Edjane da Silva.
author_facet SOUSA, Edjane da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
SANTIAGO, Stella M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Edjane da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia na prática de ensino
Recursos Tecnológicos midiáticos
Prática docente – tecnologia
Technology in teaching practice
Media Technology Resources
Teaching Practice - Technology
Educação.
topic Tecnologia na prática de ensino
Recursos Tecnológicos midiáticos
Prática docente – tecnologia
Technology in teaching practice
Media Technology Resources
Teaching Practice - Technology
Educação.
description Este trabalho tem como pretensão debater e analisar os recursos tecnológico-midiáticos na prática docente. Discutimos aqui, como os mesmos podem ou não contribuir/auxiliar o professor na execução de sua prática docente em sala de aula, bem como, na aprendizagem do discente. Buscamos compreender e verificar se os docentes fazem uso de recursos tecnológico-midiáticos enquanto ferramenta educacional; se o fazem, como se dá essa prática; e qual o alcance da utilização destes no desenvolvimento do alunado. Para isso, foi preciso primeiramente saber o que seria tecnologia e mídia, como se desenvolvem na sociedade e, mais especificamente, no processo educativo em sala de aula. O interesse pela temática surgiu devido o amor pelo mundo tecnológico, por ser um tema vasto para pesquisas e que poderá auxiliar os futuros profissionais da educação. Para a coleta de dados desta pesquisa foram utilizados a observação participativa e o questionário. Com a análise dos dados pode-se dividir este trabalho em quatro capítulos, o primeiro que introduz este escrito, o segundo capítulo sendo um diálogo com os autores que tratam do tema, e os demais a análise dos dados obtidos. Os resultados foram satisfatórios, revelando que os professores entrevistados sabem da necessidade e utilidade das mídias como ferramentas auxiliares na metodologia e no ensino. No entanto, na prática do dia a dia, professores e professoras mostraram-se leigos quanto à efetiva utilização das mídias como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Este trabalho é de grande valia para todos que o procuram e querem modificar sua prática de ensino, adequando-se às exigências do novo cenário educacional, buscando uma formação adequada para que possam utilizar os recursos tecnológicos como ricas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-17T14:58:21Z
2019-12-17
2019-12-17T14:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258
SOUSA, Edjane da Silva. A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258
identifier_str_mv SOUSA, Edjane da Silva. A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744422478282752