A crônica e sua interface: Diálogos possíveis á luz da teoria Bakhtiniana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Franciclébia Nicolau da.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4920
Resumo: Este trabalho tem como foco de estudo o gênero discursivo crônica. A motivação para esta pesquisa surgiu ao longo de experiências com alunos do Ensino Médio da rede publica, possibilitadas através de projetos de iniciação cientifica da universidade, neste caso, da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras. Nessas experiências constatou-se a necessidade de se trabalhar os gêneros do discurso como ferramentas de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Passamos a observar que os métodos de ensino deveriam privilegiar o aspecto social e dialógico da língua, pois dessa forma o aluno teria a possibilidade de compreender a sua língua como discurso e não como um sistema rígido de formas. Por essa razão, eleger o gênero como meio para o desenvolvimento das competências dos alunos passou a ser considerado um passo fundamental. Entretanto, para que esse processo pudesse ser efetivado, o estudo dos gêneros do discurso deveria ser ancorado numa perspectiva que fizesse entender essas entidades como modos de organização do discurso, unidades mantenedoras e, ao mesmo tempo, transformadoras das relações estabelecidas entre os sujeitos nos mais variados momentos da interação verbal/discursiva. Desse modo, para que o processo de compreensão e produção de gêneros pudesse ser realizado de modo resignificado com os alunos, logo, atentamos para outro passo fundamental a ser dado. Este, diz respeito ao critério de seleção que o professor deveria formular para se trabalhar com os gêneros em sala de aula. Essas reflexões levaram-nos a sugerir que o docente deveria, especialmente, refletir sobre os critérios que melhor atendessem as necessidades de seus alunos, pois para cada contexto, haveria uma especificidade a ser necessariamente desenvolvida. Neste trabalho, ao lançarmos nosso olhar para o gênero crônica, estamos refletindo uma possibilidade de o professor desenvolver uma atividade significativa com seus alunos, pois acreditamos que um trabalho bem pensado, utilizando-se a crônica como objeto de ensino, pode trazer grandes contribuições ao processo de interação/inserção social dos alunos. Alem dessas reflexões, discutimos sobre as características discursivas motivadoras para a construção do gênero, a partir dos ambientes sociais propulsores da sua formação e difusão, no caso, da esfera do jornalismo e da literatura. Por fim, apresentamos uma analise do gênero a partir de crônicas coletadas de um jornal. Através dessa analise, procuramos compreender e descrever os elementos constitutivos do gênero, segundo a teoria bakhtiniana. Todas as discussões apresentadas tem respaldo teórico na perspectiva dialógica de Bakhtin (2010 [1953]).
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Passamos a observar que os métodos de ensino deveriam privilegiar o aspecto social e dialógico da língua, pois dessa forma o aluno teria a possibilidade de compreender a sua língua como discurso e não como um sistema rígido de formas. Por essa razão, eleger o gênero como meio para o desenvolvimento das competências dos alunos passou a ser considerado um passo fundamental. Entretanto, para que esse processo pudesse ser efetivado, o estudo dos gêneros do discurso deveria ser ancorado numa perspectiva que fizesse entender essas entidades como modos de organização do discurso, unidades mantenedoras e, ao mesmo tempo, transformadoras das relações estabelecidas entre os sujeitos nos mais variados momentos da interação verbal/discursiva. Desse modo, para que o processo de compreensão e produção de gêneros pudesse ser realizado de modo resignificado com os alunos, logo, atentamos para outro passo fundamental a ser dado. Este, diz respeito ao critério de seleção que o professor deveria formular para se trabalhar com os gêneros em sala de aula. Essas reflexões levaram-nos a sugerir que o docente deveria, especialmente, refletir sobre os critérios que melhor atendessem as necessidades de seus alunos, pois para cada contexto, haveria uma especificidade a ser necessariamente desenvolvida. Neste trabalho, ao lançarmos nosso olhar para o gênero crônica, estamos refletindo uma possibilidade de o professor desenvolver uma atividade significativa com seus alunos, pois acreditamos que um trabalho bem pensado, utilizando-se a crônica como objeto de ensino, pode trazer grandes contribuições ao processo de interação/inserção social dos alunos. Alem dessas reflexões, discutimos sobre as características discursivas motivadoras para a construção do gênero, a partir dos ambientes sociais propulsores da sua formação e difusão, no caso, da esfera do jornalismo e da literatura. Por fim, apresentamos uma analise do gênero a partir de crônicas coletadas de um jornal. Através dessa analise, procuramos compreender e descrever os elementos constitutivos do gênero, segundo a teoria bakhtiniana. Todas as discussões apresentadas tem respaldo teórico na perspectiva dialógica de Bakhtin (2010 [1953]).This work has as study focus the speech genre chronic. The motivation for this research appeared along experiences with high school students from public schools, across projects scientific initiation university, in this case, the Federal University of the Campina Grande - Campus Cajazeiras. In these experiences we observe the need i f to work the speech genres as teaching tools in Portuguese Language classes. We found that teaching methods should privilege the dialogic and social aspect of language, because that way the student has the opportunity to understand their language as discourse and not as a rigid system of forms. For this reason, choosing of the genre as a means for development the skills of the students is considered a essential step. However, for this process to take effect, the study of speech genres should be fiindamented on a perspective that allows us to understand these entities as modes of discourse organization, regulators and, at the same time, transformers the relations between the individuals in various moments of verbal interaction/discursive. Thus, for this process of understanding and production of genres occurs mode of resignified with students, another essential step to be realized we highlight. This, concerns the selection criteria that the teacher must make in order to work with genres in the classroom. These reflections lead us to suggest that teachers should especially reflect on the criteria that best meet the needs of their students, because each context, there is a specificity necessarily to be developed. In this work, to the launch our look at the chronic genre, we are reflecting an opportunity of the teacher develop a significant activity with students, because we believe that a well thought out work, utilizing the chronic as teaching object, can greatly contribute to the process of interaction/social insertion of students. Beyond these considerations, we discuss the characteristics motivators discursive for construction of the genre, from the propulsors social ambients of their formation and diffusion, in this case, of the sphere of journalism and literature. Finally, we present an analysis of the genre from of chronicles collected of a newspaper. Through this analysis, we seek to understand and describe the constituent elements of genre, according to Bakhtinian theory. All discussions presented have theoretical support in dialogical perspective of Bakhtin (2010 [1953]).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Jose Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389RAMOS , Fátima Maria Elias.OLIVEIRA , Rose Maria Leite de.SILVA, Franciclébia Nicolau da.2012-12-102019-07-18T10:08:47Z2019-07-182019-07-18T10:08:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4920SILVA, Franciclébia Nicolau da. A crônica e sua interface: diálogos possíveis á luz da teoria Bakthiniana. 2012. 65f. 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