A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Michelli Alves.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6692
Resumo: O presente estudo buscou investigar a importância das tecnologias na formação continuada e na atuação docente procurando discutir a formação continuada dos professores para trabalhar com as tecnologias em sala de aula, sabendo que para ensinar com os recursos tecnológicos o professor necessita de uma formação adequada que possa dar suporte ao ato de ensinar. Teve como objetivos analisar a formação continuada de professores e o uso das tecnologias em sala de aula; identificar as tecnologias utilizadas na formação continuada de professores, observando como os professores trabalham com a tecnologia em sala de aula, além de investigar se os professores demonstram interesse em investir na formação contínua no âmbito dos recursos tecnológicos. Diante disso, procuramos averiguar se de fato esse trabalho acontece no dia a dia desses profissionais, pois como sabemos o mundo está em constante evolução e cabe ao professor também investir na sua formação para melhorar a aprendizagem do aluno enquanto sujeito na construção de seu próprio conhecimento. O interesse em estudar esta temática surgiu a partir das reflexões desenvolvidas nas disciplinas cursadas no 7° período do curso de Pedagogia, principalmente Tecnologias e Educação e Estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, pois percebemos a falta de conhecimento dos docentes no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, assim como a falta de interesse em procurar cursos de aperfeiçoamento nesta área. Utilizamos como procedimentos metodológicos uma pesquisa bibliográfica realizada a partir das contribuições teóricas de autores como Gadotti (2000), Kenski (2007), Libâneo (2007), Mercado (1998), Moran (2000), entre outros, bem como uma pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo quatro temas, aplicada com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de duas escolas, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino. A análise de dados foi feita a partir do confronto entre a fala dos sujeitos investigados e a teoria elaborada anteriormente. Os resultados apontaram que a formação contínua é importante para o uso adequado das tecnologias em sala de aula, e sua inserção no ensino é importante, podendo levar a utilização de estratégias para a realização de uma aprendizagem significativa e prazerosa para o aluno.
id UFCG_b6bf56f59cd36ebdd37a4050e419b45a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6692
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.The importance of technology in continuing education and teaching.Professores - formaçãoFormação continuadaEducação - recursos tecnológicosTecnologia - sala de aulaTeacher trainingContinuing EducationEducation - technological resourcesTechnology - classroomEducação.O presente estudo buscou investigar a importância das tecnologias na formação continuada e na atuação docente procurando discutir a formação continuada dos professores para trabalhar com as tecnologias em sala de aula, sabendo que para ensinar com os recursos tecnológicos o professor necessita de uma formação adequada que possa dar suporte ao ato de ensinar. Teve como objetivos analisar a formação continuada de professores e o uso das tecnologias em sala de aula; identificar as tecnologias utilizadas na formação continuada de professores, observando como os professores trabalham com a tecnologia em sala de aula, além de investigar se os professores demonstram interesse em investir na formação contínua no âmbito dos recursos tecnológicos. Diante disso, procuramos averiguar se de fato esse trabalho acontece no dia a dia desses profissionais, pois como sabemos o mundo está em constante evolução e cabe ao professor também investir na sua formação para melhorar a aprendizagem do aluno enquanto sujeito na construção de seu próprio conhecimento. O interesse em estudar esta temática surgiu a partir das reflexões desenvolvidas nas disciplinas cursadas no 7° período do curso de Pedagogia, principalmente Tecnologias e Educação e Estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, pois percebemos a falta de conhecimento dos docentes no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, assim como a falta de interesse em procurar cursos de aperfeiçoamento nesta área. Utilizamos como procedimentos metodológicos uma pesquisa bibliográfica realizada a partir das contribuições teóricas de autores como Gadotti (2000), Kenski (2007), Libâneo (2007), Mercado (1998), Moran (2000), entre outros, bem como uma pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo quatro temas, aplicada com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de duas escolas, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino. A análise de dados foi feita a partir do confronto entre a fala dos sujeitos investigados e a teoria elaborada anteriormente. Os resultados apontaram que a formação contínua é importante para o uso adequado das tecnologias em sala de aula, e sua inserção no ensino é importante, podendo levar a utilização de estratégias para a realização de uma aprendizagem significativa e prazerosa para o aluno.The present study sought to investigate the importance of technology in continued formation and teaching practice trying to discuss the continued formation of teachers to work with technology in the classroom, knowing that to teach with technology resources the teacher needs of adequate training that he can support the act of teaching. This work has as main objective analyze the continued formation of teachers and the use of technology in the classroom, and specific objectives to identify the technologies used in the continued formation of teachers intends to investigate how teachers work with technology in the classroom, investigate if the teachers demonstrate interest in investing in ongoing training in ambit of the technological resources, and finally, identify the competences and learning acquired by students with the teaching through technologies. In view of this, we seek to investigate if in fact this work takes place in daily of these professionals, because as we know the world is constantly evolving and it is up to the teacher to invest in their formation to improve the student learning as a subject in the construction of their own knowledge. The interest in to study this thematic emerged from the reflections developed in the subjects taken in the 7th period of the Pedagogy course mainly Technologies and Education and Internship supervised in the Early Years of elementary school because it was perceived the lack of knowledge of teachers in the use of technological resources in the classroom, such as lack of interest in seeking courses improvement in this area. It used as methodological procedures a bibliographical research performed from the theoretical contributions of authors like Gadotti (2000), Kenski (2007), Libâneo (2007) Market (1998) and Moran (2000),among others, as well as an exploratory field research in a qualitative approach. As instrument of data collection it was performed a semi structured interview with four themes, applied with four teachers in the early years of elementary school, two schools, one of the state system and other of the municipal school.The data analysis was made from the confrontation between the speech of the subjects and the theory developed earlier. The results showed that continuing training is important to the adequate use of technology in the classroom, and their insertion in teaching is essential,may lead to the use of strategies for the realization of a meaningful and pleasurable learning for the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510SILVA, Edílson Leite da.CAMPOS, Maria de Lourdes.SOARES, Michelli Alves.2015-12-012019-09-04T19:15:01Z2019-09-042019-09-04T19:15:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6692SOARES, Michelli Alves. A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T18:53:32Zoai:localhost:riufcg/6692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T18:53:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
The importance of technology in continuing education and teaching.
title A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
spellingShingle A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
SOARES, Michelli Alves.
Professores - formação
Formação continuada
Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia - sala de aula
Teacher training
Continuing Education
Education - technological resources
Technology - classroom
Educação.
title_short A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
title_full A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
title_fullStr A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
title_full_unstemmed A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
title_sort A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente.
author SOARES, Michelli Alves.
author_facet SOARES, Michelli Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
SILVA, Edílson Leite da.
CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Michelli Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Formação continuada
Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia - sala de aula
Teacher training
Continuing Education
Education - technological resources
Technology - classroom
Educação.
topic Professores - formação
Formação continuada
Educação - recursos tecnológicos
Tecnologia - sala de aula
Teacher training
Continuing Education
Education - technological resources
Technology - classroom
Educação.
description O presente estudo buscou investigar a importância das tecnologias na formação continuada e na atuação docente procurando discutir a formação continuada dos professores para trabalhar com as tecnologias em sala de aula, sabendo que para ensinar com os recursos tecnológicos o professor necessita de uma formação adequada que possa dar suporte ao ato de ensinar. Teve como objetivos analisar a formação continuada de professores e o uso das tecnologias em sala de aula; identificar as tecnologias utilizadas na formação continuada de professores, observando como os professores trabalham com a tecnologia em sala de aula, além de investigar se os professores demonstram interesse em investir na formação contínua no âmbito dos recursos tecnológicos. Diante disso, procuramos averiguar se de fato esse trabalho acontece no dia a dia desses profissionais, pois como sabemos o mundo está em constante evolução e cabe ao professor também investir na sua formação para melhorar a aprendizagem do aluno enquanto sujeito na construção de seu próprio conhecimento. O interesse em estudar esta temática surgiu a partir das reflexões desenvolvidas nas disciplinas cursadas no 7° período do curso de Pedagogia, principalmente Tecnologias e Educação e Estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, pois percebemos a falta de conhecimento dos docentes no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, assim como a falta de interesse em procurar cursos de aperfeiçoamento nesta área. Utilizamos como procedimentos metodológicos uma pesquisa bibliográfica realizada a partir das contribuições teóricas de autores como Gadotti (2000), Kenski (2007), Libâneo (2007), Mercado (1998), Moran (2000), entre outros, bem como uma pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada contendo quatro temas, aplicada com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de duas escolas, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino. A análise de dados foi feita a partir do confronto entre a fala dos sujeitos investigados e a teoria elaborada anteriormente. Os resultados apontaram que a formação contínua é importante para o uso adequado das tecnologias em sala de aula, e sua inserção no ensino é importante, podendo levar a utilização de estratégias para a realização de uma aprendizagem significativa e prazerosa para o aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2019-09-04T19:15:01Z
2019-09-04
2019-09-04T19:15:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6692
SOARES, Michelli Alves. A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6692
identifier_str_mv SOARES, Michelli Alves. A importância da tecnologia na formação continuada e na atuação docente. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392313896960