O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Sânzia Raline Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9252
Resumo: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 11.788/08, o Estágio Supervisionado em Ensino é obrigatório nos cursos de licenciatura, sendo uma atividade de aprendizagem onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer a sua área de atuação. Os estágios cumpridos em estabelecimentos de ensino fundamental e médio proporcionam o contato com a realidade escolar, e são muito significativos para a futura profissão como professor. Neste trabalho procuramos identificar qual o papel das disciplinas de estágios supervisionados II e III na formação de professores de Biologia sob a ótica de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde, da UFCG, Campus Cuité. Participam dessa pesquisa estudantes que cursaram as disciplinas de estágios supervisionados, respectivamente, nos períodos de 2013.1 e 2014.2. O estudo foi de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo dos questionários aplicados aos acadêmicos. Os resultados permitem concluir que o estágio supervisionado no ensino de biologia é um momento determinante na formação de professores, é nesse período que os graduandos possuem a oportunidade de construir a sua identidade docente, tendo contato direto com o espaço escolar, é, portanto um período que tem servido como fonte de reflexão para os discentes pensarem sobre a carreira docente.
id UFCG_c2c550dbe84991616564c5a228b45e11
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9252
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.The supervised internship and teacher training in biological sciences at CES.La pasantía supervisada y la formación docente en ciencias biológicas en el CES.Lei de diretrizes e bases da educaçãoEstágio supervisionadoFormação de professoresLaw of directives and bases of educationSupervised internshipTeacher trainingLey de lineamientos y bases de la educaciónPasantía supervisadaFormación de profesoresBiologia GeralDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 11.788/08, o Estágio Supervisionado em Ensino é obrigatório nos cursos de licenciatura, sendo uma atividade de aprendizagem onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer a sua área de atuação. Os estágios cumpridos em estabelecimentos de ensino fundamental e médio proporcionam o contato com a realidade escolar, e são muito significativos para a futura profissão como professor. Neste trabalho procuramos identificar qual o papel das disciplinas de estágios supervisionados II e III na formação de professores de Biologia sob a ótica de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde, da UFCG, Campus Cuité. Participam dessa pesquisa estudantes que cursaram as disciplinas de estágios supervisionados, respectivamente, nos períodos de 2013.1 e 2014.2. O estudo foi de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo dos questionários aplicados aos acadêmicos. Os resultados permitem concluir que o estágio supervisionado no ensino de biologia é um momento determinante na formação de professores, é nesse período que os graduandos possuem a oportunidade de construir a sua identidade docente, tendo contato direto com o espaço escolar, é, portanto um período que tem servido como fonte de reflexão para os discentes pensarem sobre a carreira docente.According to the Law of Guidelines and Bases of National Education, 11.788/08, the Supervised Internship in Education is compulsory in degree courses, being a learning activity where students have the opportunity to know your area of expertise. Internships met in elementary and secondary schools provides the contact with the school reality, and are very significant for the future profession as a teacher. This study sought to identify the role of the subjects supervised stages II and III in the training of biology teachers from the perspective of undergraduate students in Biological Sciences of the Education and of the UFCG, and Health Center, Campus Cuité. They participate in this research students who attended the disciplines of supervised internships, respectively, in periods of 2013.1 and 2014.2. The study was qualitative, based on content analysis of questionnaires given to academics. The results showed that the supervised in biology education is a defining moment in teacher education, it is during this period that the graduates have the opportunity to build their professional identity, having direct contact with the school environment, it is therefore a period who has served as a source of reflection for the students think about a teaching career.De acuerdo con la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, 11.788/08, la Práctica Supervisada en Enseñanza es obligatoria en los cursos de pregrado, siendo una actividad de aprendizaje donde los estudiantes tienen la oportunidad de conocer su área de especialización. Las prácticas realizadas en las escuelas primarias y secundarias brindan contacto con la realidad escolar, y son muy significativas para la futura profesión como docente. En este trabajo buscamos identificar el papel de las disciplinas de pasantías supervisadas II y III en la formación de profesores de Biología en la perspectiva de estudiantes de pregrado en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud, UFCG, Campus Cuité. Participan de esta investigación estudiantes que cursaron prácticas tuteladas, respectivamente, en los períodos 2013.1 y 2014.2. El estudio fue cualitativo, basado en el análisis de contenido de los cuestionarios aplicados a académicos. Los resultados permiten concluir que la pasantía supervisada en la enseñanza de la biología es un momento decisivo en la formación de los docentes, es durante este período que los estudiantes de pregrado tienen la oportunidad de construir su identidad docente, teniendo un contacto directo con el espacio escolar, es decir, por lo tanto, un período que ha servido como fuente de reflexión para que los estudiantes reflexionen sobre su carrera docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos da.http://lattes.cnpq.br/7350830233040297MEDEIROS, Maria Franco Trindade.COSTA, Kiara Tatianny Santos da.SANTOS, Sânzia Raline Silva.20152019-11-18T16:28:53Z2019-11-182019-11-18T16:28:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9252SANTOS,Sânzia Raline Silva. O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES. 2015. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:41:41Zoai:localhost:riufcg/9252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:41:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
The supervised internship and teacher training in biological sciences at CES.
La pasantía supervisada y la formación docente en ciencias biológicas en el CES.
title O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
spellingShingle O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
SANTOS, Sânzia Raline Silva.
Lei de diretrizes e bases da educação
Estágio supervisionado
Formação de professores
Law of directives and bases of education
Supervised internship
Teacher training
Ley de lineamientos y bases de la educación
Pasantía supervisada
Formación de profesores
Biologia Geral
title_short O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
title_full O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
title_fullStr O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
title_full_unstemmed O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
title_sort O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.
author SANTOS, Sânzia Raline Silva.
author_facet SANTOS, Sânzia Raline Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Sânzia Raline Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Lei de diretrizes e bases da educação
Estágio supervisionado
Formação de professores
Law of directives and bases of education
Supervised internship
Teacher training
Ley de lineamientos y bases de la educación
Pasantía supervisada
Formación de profesores
Biologia Geral
topic Lei de diretrizes e bases da educação
Estágio supervisionado
Formação de professores
Law of directives and bases of education
Supervised internship
Teacher training
Ley de lineamientos y bases de la educación
Pasantía supervisada
Formación de profesores
Biologia Geral
description De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 11.788/08, o Estágio Supervisionado em Ensino é obrigatório nos cursos de licenciatura, sendo uma atividade de aprendizagem onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer a sua área de atuação. Os estágios cumpridos em estabelecimentos de ensino fundamental e médio proporcionam o contato com a realidade escolar, e são muito significativos para a futura profissão como professor. Neste trabalho procuramos identificar qual o papel das disciplinas de estágios supervisionados II e III na formação de professores de Biologia sob a ótica de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde, da UFCG, Campus Cuité. Participam dessa pesquisa estudantes que cursaram as disciplinas de estágios supervisionados, respectivamente, nos períodos de 2013.1 e 2014.2. O estudo foi de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo dos questionários aplicados aos acadêmicos. Os resultados permitem concluir que o estágio supervisionado no ensino de biologia é um momento determinante na formação de professores, é nesse período que os graduandos possuem a oportunidade de construir a sua identidade docente, tendo contato direto com o espaço escolar, é, portanto um período que tem servido como fonte de reflexão para os discentes pensarem sobre a carreira docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-18T16:28:53Z
2019-11-18
2019-11-18T16:28:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9252
SANTOS,Sânzia Raline Silva. O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES. 2015. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9252
identifier_str_mv SANTOS,Sânzia Raline Silva. O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES. 2015. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413973282816