Percepção ambiental de alunos de escola públicas do municípo de Cuité/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSÊCA, Ana Carolina dos Santos.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19260
Resumo: A percepção ambiental pode ser entendida coí.:1o a maneira pela qual os indivíduos compreendem o seu ambiente circundante e ·)S diferentes modos de relação que eles mantêm com a natureza. Ela é influenciada pelas experiências e pelo interesse de cada indivíduo com os diferentes detalhes do meio ambiente e por seu nível de envolvitnento com a natureza. O objetivo deste trabalho foi estudar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundan1ental de duas escolas pública~ ào município de Cuité, no Estado da Paraíba, sobre os impactos humanos nor:; E-;rossistenlas locais e seu estado de conservação. Nós também. verificamos corno os va!ore: humanos podem explicar atitudes, crenças e preocupação arnbientai. O t~studo foi realizado em novembro de 201 O, com alunos do en~ino fundamentai selecionados aleatoriamente (n = 30), utilizando questionário serr.i-·estruturado contendo 11 perguntas sobre diferentes aspectos ambientais da cidade de Cuité. Dado~: sobre sexo, idade, ocupação dos pais, local de residência (urbana ou rural), e se eles criavam algum tipo de animais em suas residencias também foratn obtidos. Os alunos (~n trevistados foram divididos em três grupos: A, B e C. O grupo A forneceu respostas mais adequadas sobre o bioma Caatinga, enquanto nenhum aluno do gntpo C forneceu respostas sen1elhantes. A. maioria dos estudantes (90% em todos os grupos) disse que Cuité é u1na cidade agradáv~ l e pacifica, ernbora muitos dos entrevisrados relataram falta de atrações culturais na cidade e precariedade do sistema. dr.;:: saúde locaL Todos eles se rnostraram preocupados com. os resíduos urbanos e retar::tram que gostariam de participar de atividades voltadas para a recuperação de ambi·entes degradados. 50~'Ó dos estuàantes entrevistados no grupo A e 60~-ó no grupo C rec,)nheceram o município de Cuité como bem preservado, enquanto 60% dos alunos do grupo B apresentaram respostas negativas. A n1aioria dos entrevistados (lOO~ó nos gn1pos A e B e 90~1o no gtu po c, disse que o ambiente natural de Cuité tem influências sobre a sua sobrevivência. As respostas também 1nostraram valores e atitude~. antropocêntricas, pois a maioria dos alunos vê a natureza como algo para ser utilizado. ou seja, uma visão utilitarista. Nossos dados reforçam a r1ecessidade de ie~envo!ver nervos piojetos de extensão na cidade que redirecionem condutas de proteção ambiental, e que tmnbé1n tenham a finalidade de melhorar a qualidade df: vida e a qu Jidade arnbi~:ntal no município.
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spelling Percepção ambiental de alunos de escola públicas do municípo de Cuité/PB.Environmental perception of public school students in the city of Cuité / PB.Percepción ambiental de estudiantes de escuelas públicas de la ciudad de Cuité / PB.Percepção ambientalEducação ambientalCuité/PBEnvironmental perceptionEnvironmental educationEducaçãoA percepção ambiental pode ser entendida coí.:1o a maneira pela qual os indivíduos compreendem o seu ambiente circundante e ·)S diferentes modos de relação que eles mantêm com a natureza. Ela é influenciada pelas experiências e pelo interesse de cada indivíduo com os diferentes detalhes do meio ambiente e por seu nível de envolvitnento com a natureza. O objetivo deste trabalho foi estudar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundan1ental de duas escolas pública~ ào município de Cuité, no Estado da Paraíba, sobre os impactos humanos nor:; E-;rossistenlas locais e seu estado de conservação. Nós também. verificamos corno os va!ore: humanos podem explicar atitudes, crenças e preocupação arnbientai. O t~studo foi realizado em novembro de 201 O, com alunos do en~ino fundamentai selecionados aleatoriamente (n = 30), utilizando questionário serr.i-·estruturado contendo 11 perguntas sobre diferentes aspectos ambientais da cidade de Cuité. Dado~: sobre sexo, idade, ocupação dos pais, local de residência (urbana ou rural), e se eles criavam algum tipo de animais em suas residencias também foratn obtidos. Os alunos (~n trevistados foram divididos em três grupos: A, B e C. O grupo A forneceu respostas mais adequadas sobre o bioma Caatinga, enquanto nenhum aluno do gntpo C forneceu respostas sen1elhantes. A. maioria dos estudantes (90% em todos os grupos) disse que Cuité é u1na cidade agradáv~ l e pacifica, ernbora muitos dos entrevisrados relataram falta de atrações culturais na cidade e precariedade do sistema. dr.;:: saúde locaL Todos eles se rnostraram preocupados com. os resíduos urbanos e retar::tram que gostariam de participar de atividades voltadas para a recuperação de ambi·entes degradados. 50~'Ó dos estuàantes entrevistados no grupo A e 60~-ó no grupo C rec,)nheceram o município de Cuité como bem preservado, enquanto 60% dos alunos do grupo B apresentaram respostas negativas. A n1aioria dos entrevistados (lOO~ó nos gn1pos A e B e 90~1o no gtu po c, disse que o ambiente natural de Cuité tem influências sobre a sua sobrevivência. As respostas também 1nostraram valores e atitude~. antropocêntricas, pois a maioria dos alunos vê a natureza como algo para ser utilizado. ou seja, uma visão utilitarista. Nossos dados reforçam a r1ecessidade de ie~envo!ver nervos piojetos de extensão na cidade que redirecionem condutas de proteção ambiental, e que tmnbé1n tenham a finalidade de melhorar a qualidade df: vida e a qu Jidade arnbi~:ntal no município.Environmental perception can be understood as the way in which individuals understand their surrounding environment and ·)S different modes of relationship that they keep with nature. It is influenced by the experiences and interest of each individual with the different details of the environment and their level of involvement with nature. The objective of this work was to study the environmental perception of students from the elementary education of two public schools to the municipality of Cuité, in the State of Paraíba, on human impacts nor:; Local e-systems and their state of conservation. So do we. we check how the values: humans can explain attitudes, beliefs and environmental concern. The t~study was carried out in November 201 0, with randomly selected elementary school students (n = 30), using serr.i-·structured questionnaire containing 11 questions about different environmental aspects of the city of Cuité. Data~: about sex, age, parent's occupation, place of residence (urban or rural), and if they raised any kind of animals in their residences were also obtained. Students (~n interviewed were divided into three groups: A, B and C. Group A provided more adequate answers about the biome Caatinga, while no student from group C provided similar answers. THE. the majority of students (90% in all groups) said that Cuité is one in the city pleasant and peaceful, although many of those interviewed reported a lack of attractions cultural in the city and precariousness of the system. dr.;:: local health All of them showed up concerned about. urban waste and retar::tram who would like to participate in activities aimed at the recovery of degraded environments. 50 of students interviewees in group A and 60~-ó in group C rec,) knew the municipality of Cuité as well preserved, while 60% of group B students responded negative. The majority of respondents (100~6 in groups A and B and 90~1o in group c, said Cuité's natural environment has influences on its survival. At responses also 1showed values ​​and attitude~. anthropocentric, since most students see nature as something to be used. that is, a utilitarian view. Ours The data reinforce the need to be involved in the extension of the city that redirect environmental protection conducts, and that tmnbé1n have the purpose of improve the quality of life and quality of the environment in the municipality.La percepción ambiental puede entenderse como la forma en que los individuos comprender su entorno y ·) S diferentes modos de relación que ellos mantenerse con la naturaleza. Está influenciado por las experiencias y el interés de cada uno. individuo con los diferentes detalles del entorno y su nivel de participación con la naturaleza. El objetivo de este trabajo fue estudiar la percepción ambiental de los estudiantes desde la educación básica de dos escuelas públicas hasta el municipio de Cuité, en el Estado de Paraíba, sobre impactos humanos ni :; Los sistemas electrónicos locales y su estado de conservación. Nosotros también. comprobamos cómo los valores: los humanos pueden explicar actitudes, creencias y preocupación por el medio ambiente. El estudio se llevó a cabo en noviembre 201 0, con estudiantes de primaria seleccionados al azar (n = 30), utilizando serr.i- · cuestionario estructurado que contiene 11 preguntas sobre diferentes aspectos ambientales de la ciudad de Cuité. Datos ~: sobre sexo, edad, ocupación de los padres, lugar de residencia (urbano o rural), y si criaron algún tipo de animal en su También se obtuvieron residencias. Los estudiantes (~ n entrevistados se dividieron en tres grupos: A, B y C. El grupo A proporcionó respuestas más adecuadas sobre el bioma Caatinga, mientras que ningún alumno del grupo C proporcionó respuestas similares. LA. la mayoría de los estudiantes (90% en todos los grupos) dijo que Cuité es uno en la ciudad agradable y pacífico, aunque muchos de los entrevistados informaron una falta de atractivos cultural en la ciudad y precariedad del sistema. dr.; :: salud local Todos se presentaron preocupado por. residuos urbanos y retar :: tranvía que le gustaría participar en actividades destinadas a la recuperación de entornos degradados. 50 de los estudiantes entrevistados en el grupo A y 60 ~ -ó en el grupo C rec,) conocían el municipio de Cuité como bien conservado, mientras que el 60% de los estudiantes del grupo B respondieron negativo. La mayoría de los encuestados (100 ~ 6 en los grupos A y B y 90 ~ 1o en el grupo c, dijo que el entorno natural de Cuité influye en su supervivencia. A las respuestas también 1 mostraron valores y actitudes ~. antropocéntrico, ya que la mayoría los estudiantes ven la naturaleza como algo para usar. es decir, una visión utilitaria. Nuestro Los datos refuerzan la necesidad de implicarse en la ampliación de la ciudad que reorientar las conductas de protección ambiental, y que tmnbé1n tengan como finalidad para mejorar la calidad de vida y la calidad del medio ambiente en el municipio.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Cristiane Francisca da.Costa, C. F.COSTA, CCOSTA, CRISTIANE F.http://lattes.cnpq.br/2467516890091271SANTOS, Carlos Alberto Garcia.SASSI, Roberto,LINHEIRA, Caroline Zabendzala.FONSÊCA, Ana Carolina dos Santos.2011-06-172021-06-07T13:57:09Z2021-06-072021-06-07T13:57:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19260FONSÊCA, Ana Carolina dos Santos. Percepção ambientai de alunos de escolas públicas do município de Cuité/PB. 2011. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-22T18:50:45Zoai:localhost:riufcg/19260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-22T18:50:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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