Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Vanessa de Macedo.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948
Resumo: Atualmente vivemos na era digital. A cada dia nos deparamos com novos artefatos tecnológicos para serem utilizadas no nosso cotidiano. As tecnologias móveis tendem a substituir os materiais impressos principalmente os livros. Na educação o objetivo principal do uso de tablets em salas de aula é possibilitar uma interatividade e colaboração entre alunos e professores, enriquecendo o sistema educacional. Nas escolas brasileiras os tablets ainda estão em fase de experimentação. Esse trabalho de abordagem qualitativa é um estudo de caso, no qual analisamos a entrada dessa nova ferramenta tecnológica - tablet – na vida dos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. Realizamos questionários com professores e alunos da 1ª série do ensino médio em três modalidades de ensino. Os resultados mostraram que embora existam dificuldades na utilização do tablet o uso deste recurso é bastante promissor no contexto escolar.
id UFCG_c6b0e38b6bbf6a139dabba7a8a7bb530
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10948
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.A new technological resource in education: the tablet at the state school of elementary and high school Professor Lordão, Picuí - PB.Un nuevo recurso tecnológico en la educación: la tableta en la Escuela Primaria y Secundaria Estadual Profesor Lordão, Picuí - PB.Recurso didáticoTecnologia educacionalEnsino inovadorDidactic resourceEducational technologyEnsino inovadorEnseñanza innovadoraCiências BiológicasAtualmente vivemos na era digital. A cada dia nos deparamos com novos artefatos tecnológicos para serem utilizadas no nosso cotidiano. As tecnologias móveis tendem a substituir os materiais impressos principalmente os livros. Na educação o objetivo principal do uso de tablets em salas de aula é possibilitar uma interatividade e colaboração entre alunos e professores, enriquecendo o sistema educacional. Nas escolas brasileiras os tablets ainda estão em fase de experimentação. Esse trabalho de abordagem qualitativa é um estudo de caso, no qual analisamos a entrada dessa nova ferramenta tecnológica - tablet – na vida dos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. Realizamos questionários com professores e alunos da 1ª série do ensino médio em três modalidades de ensino. Os resultados mostraram que embora existam dificuldades na utilização do tablet o uso deste recurso é bastante promissor no contexto escolar.Nowadays, we are living in the digital era. Every day, we encounter new technological artifacts to be used in our daily lives. The mobile technologies tend to replace printed materials especially books. In education the main purpose of the use of tablets in classrooms is to enable interactivity and collaboration between students and teachers, enriching the educational system. In Brazilian schools, the use of tablets is still in experimental stage. This qualitative work is a case study, in which we analyze the admission of this new technological tool – tablets – in the lives of the students and teachers from the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. We conducted questionnaires with teacher and students of the 1st grade of the Ensino Médio in three educational models. The results showed that although there are difficulties in the use of tablets, this resource is very promising in the school context.Actualmente vivimos en la era digital. Todos los días nos enfrentamos a nuevos artefactos tecnológicos para ser utilizados en nuestra vida diaria. Las tecnologías móviles tienden a reemplazar los materiales impresos, especialmente los libros. En educación, el principal objetivo del uso de tabletas en las aulas es permitir la interactividad y colaboración entre alumnos y profesores, enriqueciendo el sistema educativo. En las escuelas brasileñas, las tabletas aún están en fase de experimentación. Este trabajo de enfoque cualitativo es un estudio de caso, en el que analizamos la entrada de esta nueva herramienta tecnológica - tableta - en la vida de los estudiantes y profesores de la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Profesor Lordão, Picuí, PB. Realizamos cuestionarios con docentes y estudiantes del 1° grado de secundaria en tres modalidades de enseñanza. Los resultados mostraron que aunque existen dificultades en el uso de la tableta, el uso de este recurso es muy prometedor en el contexto escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.http://lattes.cnpq.br/6305113910618754SANTOS, Michelle Gomes.CATÃO, Vladimir Soares.COSTA, Vanessa de Macedo.20132020-01-14T18:07:34Z2020-01-142020-01-14T18:07:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948COSTA, Vanessa de Macedo. Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na escola estadual de ensino fundamental e médio Professor Lordão, Picuí - PB. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:37:53Zoai:localhost:riufcg/10948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:37:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
A new technological resource in education: the tablet at the state school of elementary and high school Professor Lordão, Picuí - PB.
Un nuevo recurso tecnológico en la educación: la tableta en la Escuela Primaria y Secundaria Estadual Profesor Lordão, Picuí - PB.
title Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
spellingShingle Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
COSTA, Vanessa de Macedo.
Recurso didático
Tecnologia educacional
Ensino inovador
Didactic resource
Educational technology
Ensino inovador
Enseñanza innovadora
Ciências Biológicas
title_short Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
title_full Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
title_fullStr Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
title_full_unstemmed Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
title_sort Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.
author COSTA, Vanessa de Macedo.
author_facet COSTA, Vanessa de Macedo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
SANTOS, Michelle Gomes.
CATÃO, Vladimir Soares.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Vanessa de Macedo.
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso didático
Tecnologia educacional
Ensino inovador
Didactic resource
Educational technology
Ensino inovador
Enseñanza innovadora
Ciências Biológicas
topic Recurso didático
Tecnologia educacional
Ensino inovador
Didactic resource
Educational technology
Ensino inovador
Enseñanza innovadora
Ciências Biológicas
description Atualmente vivemos na era digital. A cada dia nos deparamos com novos artefatos tecnológicos para serem utilizadas no nosso cotidiano. As tecnologias móveis tendem a substituir os materiais impressos principalmente os livros. Na educação o objetivo principal do uso de tablets em salas de aula é possibilitar uma interatividade e colaboração entre alunos e professores, enriquecendo o sistema educacional. Nas escolas brasileiras os tablets ainda estão em fase de experimentação. Esse trabalho de abordagem qualitativa é um estudo de caso, no qual analisamos a entrada dessa nova ferramenta tecnológica - tablet – na vida dos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. Realizamos questionários com professores e alunos da 1ª série do ensino médio em três modalidades de ensino. Os resultados mostraram que embora existam dificuldades na utilização do tablet o uso deste recurso é bastante promissor no contexto escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-01-14T18:07:34Z
2020-01-14
2020-01-14T18:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948
COSTA, Vanessa de Macedo. Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na escola estadual de ensino fundamental e médio Professor Lordão, Picuí - PB. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948
identifier_str_mv COSTA, Vanessa de Macedo. Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na escola estadual de ensino fundamental e médio Professor Lordão, Picuí - PB. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744428646006784