A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7243
Resumo: Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em educação para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, participativas e que desenvolva o pensamento crítico dos alunos conforme o objetivo do ensino, em especial o de Ciências Naturais. Diante desta constatação, o presente trabalho teve como objetivo apresentar alternativa metodológica através da construção e aplicação de jogos na perspectiva do Ecodesign utilizando materiais de baixo impacto para o meio ambiente, baixo custo financeiro e de fácil acesso. O estudo foi desenvolvido na E.E.I.F. Antônio Landim de Macedo, localizada no município de Aurora-CE, com 25 alunos do 8º ano e professora de Ciências Naturais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários semi estruturados, ministração de aulas teóricas, aplicação de jogos didáticos e realização de oficina para a construção dos jogos trabalhados durante o período da intervenção em sala de aula. Os dados quantitativos e qualitativos obtidos após a aplicação das atividades propostas apontaram para uma interação e participação dos alunos presentes em sala de aula indicando mais interesse pelos conteúdos trabalhados. A análise do questionário pós-teste mostrou que os alunos aprovaram a metodologia dos jogos uma vez que tornou as aulas mais dinâmicas e auxiliou na compreensão dos conteúdos. Assim, conclui-se que o uso de jogos didáticos é um meio de fácil aplicação, que possibilita a execução de aulas diferenciadas e participativas, fazendo do aluno um membro ativo do processo ensino/aprendizagem.
id UFCG_c7a3ee44e6b170a62af9025112994921
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7243
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.The making and use of didactic games as a facilitator of the teaching-learning process from the perspective of ecodesign.Jogos didáticosEcodesignMetodologia de ensinoJogos didáticos - confecçãoCiências naturais - ensino e aprendizagemEducational gamesTeaching MethodologyEducational games - confectionNatural Sciences - Teaching and LearningCiências Biológicas.Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em educação para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, participativas e que desenvolva o pensamento crítico dos alunos conforme o objetivo do ensino, em especial o de Ciências Naturais. Diante desta constatação, o presente trabalho teve como objetivo apresentar alternativa metodológica através da construção e aplicação de jogos na perspectiva do Ecodesign utilizando materiais de baixo impacto para o meio ambiente, baixo custo financeiro e de fácil acesso. O estudo foi desenvolvido na E.E.I.F. Antônio Landim de Macedo, localizada no município de Aurora-CE, com 25 alunos do 8º ano e professora de Ciências Naturais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários semi estruturados, ministração de aulas teóricas, aplicação de jogos didáticos e realização de oficina para a construção dos jogos trabalhados durante o período da intervenção em sala de aula. Os dados quantitativos e qualitativos obtidos após a aplicação das atividades propostas apontaram para uma interação e participação dos alunos presentes em sala de aula indicando mais interesse pelos conteúdos trabalhados. A análise do questionário pós-teste mostrou que os alunos aprovaram a metodologia dos jogos uma vez que tornou as aulas mais dinâmicas e auxiliou na compreensão dos conteúdos. Assim, conclui-se que o uso de jogos didáticos é um meio de fácil aplicação, que possibilita a execução de aulas diferenciadas e participativas, fazendo do aluno um membro ativo do processo ensino/aprendizagem.Many are the difficulties faced by professionals in education for the development of more dynamic, participative classes and that develop the critical thinking of the students according to the purpose of teaching, especially the Natural Sciences. In view of this, the present work had as objective to present a methodological alternative through the construction and application of games in the perspective of Ecodesign using materials of low impact for the environment, low financial cost and easy access. The study was developed in E.E.I.F Antônio Landim de Macêdo, located in Aurora-CE, city with 25 students of the eighth grade and the Natural Sciences teacher. The methodology used consisted in the application of semi-structured questionnaires, teaching of theoretical classes, application of didactic games and the realization of a workshop for the construction of the games worked during the period of the intervention in the classroom. The quantitative and qualitative data obtained after the application of the proposed activities pointed to an interaction and participation of students present in the classroom indicating more interest in the contents worked. The analysis of the post-test questionnaire showed that the students approved the methodology of the games since it made the classes more dynamic and aided in the understanding of the contents. Therefore, it is concluded that the use of educational games is a way of easy application that allows the execution of differentiated and participative classes making the student an active member of the teaching / learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALENCAR, Rosana Ferreira de.ALENCAR, Rosana Ferreira de.http://lattes.cnpq.br/5943106991504822BENITEZ, Letícia Carvalho.SILVA, Wilza Carla Moreira.SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos.2018-07-272019-09-24T17:32:42Z2019-09-242019-09-24T17:32:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7243SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira. A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T22:27:13Zoai:localhost:riufcg/7243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T22:27:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
The making and use of didactic games as a facilitator of the teaching-learning process from the perspective of ecodesign.
title A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
spellingShingle A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos.
Jogos didáticos
Ecodesign
Metodologia de ensino
Jogos didáticos - confecção
Ciências naturais - ensino e aprendizagem
Educational games
Teaching Methodology
Educational games - confection
Natural Sciences - Teaching and Learning
Ciências Biológicas.
title_short A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
title_full A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
title_fullStr A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
title_full_unstemmed A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
title_sort A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign.
author SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos.
author_facet SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALENCAR, Rosana Ferreira de.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
http://lattes.cnpq.br/5943106991504822
BENITEZ, Letícia Carvalho.
SILVA, Wilza Carla Moreira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Ecodesign
Metodologia de ensino
Jogos didáticos - confecção
Ciências naturais - ensino e aprendizagem
Educational games
Teaching Methodology
Educational games - confection
Natural Sciences - Teaching and Learning
Ciências Biológicas.
topic Jogos didáticos
Ecodesign
Metodologia de ensino
Jogos didáticos - confecção
Ciências naturais - ensino e aprendizagem
Educational games
Teaching Methodology
Educational games - confection
Natural Sciences - Teaching and Learning
Ciências Biológicas.
description Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em educação para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, participativas e que desenvolva o pensamento crítico dos alunos conforme o objetivo do ensino, em especial o de Ciências Naturais. Diante desta constatação, o presente trabalho teve como objetivo apresentar alternativa metodológica através da construção e aplicação de jogos na perspectiva do Ecodesign utilizando materiais de baixo impacto para o meio ambiente, baixo custo financeiro e de fácil acesso. O estudo foi desenvolvido na E.E.I.F. Antônio Landim de Macedo, localizada no município de Aurora-CE, com 25 alunos do 8º ano e professora de Ciências Naturais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários semi estruturados, ministração de aulas teóricas, aplicação de jogos didáticos e realização de oficina para a construção dos jogos trabalhados durante o período da intervenção em sala de aula. Os dados quantitativos e qualitativos obtidos após a aplicação das atividades propostas apontaram para uma interação e participação dos alunos presentes em sala de aula indicando mais interesse pelos conteúdos trabalhados. A análise do questionário pós-teste mostrou que os alunos aprovaram a metodologia dos jogos uma vez que tornou as aulas mais dinâmicas e auxiliou na compreensão dos conteúdos. Assim, conclui-se que o uso de jogos didáticos é um meio de fácil aplicação, que possibilita a execução de aulas diferenciadas e participativas, fazendo do aluno um membro ativo do processo ensino/aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27
2019-09-24T17:32:42Z
2019-09-24
2019-09-24T17:32:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7243
SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira. A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7243
identifier_str_mv SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira. A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396208308224