Automedicação e o ensino de química: concepções de discentes da E.E.E.M. Joel Pereira da Silva em Carrapateira-PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8142 |
Resumo: | A automedicação é um problema de ordem social e que deve ser tratado pela instituição escolar como Tema Transversal, e como a Química Orgânica está intimamente ligada à formulação e composição de fármacos é que este trabalho tanto tem um caráter formativo quanto informativo. O intuito deste trabalho é que os 43 alunos, das turmas de 2° e 3° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva na cidade de Carrapateira-PB desenvolva a habilidade de pensamento crítico enquanto aprende conceitos fundamentais. A pesquisa teve início através de uma extensa pesquisa bibliográfica, onde autores como Pachelli, 2003, estudou o processo que o homem ingere remédios por conta própria. Posteriormente foi aplicado um formulário para avaliar os conhecimentos prévios dos discentes e, em seguida foi desenvolvido as palestras que abrangeram o tema da "automedicação". Também foi inserida uma ampla discussão atribuída na efetivação de uma mesa a respeito das "garrafadas e chás naturais utilizados como remédios" ainda foram realizadas aulas para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos seguida da confecção de modelos moleculares dos medicamentos mais utilizados na automedicação pelos estudantes e por fim, observou-se a necessidade da aplicação de um novo instrumento de pesquisa para averiguação das modificações obtidas pela intervenção metodológica proposta neste projeto. Os resultados obtidos na pesquisa com os alunos mostraram que trabalhar com temas vivenciados por eles e contextualizados em sala de aula facilita a construção do conhecimento científico/químico, onde 46,87% disseram que o uso da temática facilitou o entendimento sobre os conceitos químicos e 59,37% afirmaram que a construção das moléculas dos medicamentos mais usados por eles facilitou a compreensão do conteúdo. Desenvolver a importância da abordagem de temas sociais para o processo de aprendizagem dos alunos e para a formação de cidadãos conscientes e capazes de tomarem decisões adequadas sobre a questão da automedicação. |
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Automedicação e o ensino de química: concepções de discentes da E.E.E.M. Joel Pereira da Silva em Carrapateira-PB.Self-medication and chemistry teaching: conceptions of students of the E.E.E.M. Joel Pereira da Silva in Carrapateira-PB.AutomedicaçãoEnsino de químicaDiscentes - conhecimentos - medicamentosSelf MedicationChemistry TeachingStudents - Knowledge - MedicinesQuímica.A automedicação é um problema de ordem social e que deve ser tratado pela instituição escolar como Tema Transversal, e como a Química Orgânica está intimamente ligada à formulação e composição de fármacos é que este trabalho tanto tem um caráter formativo quanto informativo. O intuito deste trabalho é que os 43 alunos, das turmas de 2° e 3° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva na cidade de Carrapateira-PB desenvolva a habilidade de pensamento crítico enquanto aprende conceitos fundamentais. A pesquisa teve início através de uma extensa pesquisa bibliográfica, onde autores como Pachelli, 2003, estudou o processo que o homem ingere remédios por conta própria. Posteriormente foi aplicado um formulário para avaliar os conhecimentos prévios dos discentes e, em seguida foi desenvolvido as palestras que abrangeram o tema da "automedicação". Também foi inserida uma ampla discussão atribuída na efetivação de uma mesa a respeito das "garrafadas e chás naturais utilizados como remédios" ainda foram realizadas aulas para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos seguida da confecção de modelos moleculares dos medicamentos mais utilizados na automedicação pelos estudantes e por fim, observou-se a necessidade da aplicação de um novo instrumento de pesquisa para averiguação das modificações obtidas pela intervenção metodológica proposta neste projeto. Os resultados obtidos na pesquisa com os alunos mostraram que trabalhar com temas vivenciados por eles e contextualizados em sala de aula facilita a construção do conhecimento científico/químico, onde 46,87% disseram que o uso da temática facilitou o entendimento sobre os conceitos químicos e 59,37% afirmaram que a construção das moléculas dos medicamentos mais usados por eles facilitou a compreensão do conteúdo. Desenvolver a importância da abordagem de temas sociais para o processo de aprendizagem dos alunos e para a formação de cidadãos conscientes e capazes de tomarem decisões adequadas sobre a questão da automedicação.Self-medication is a social problem and must be treated by the school as a cross-cutting theme, and since Organic Chemistry is closely linked to the formulation and composition of drugs, this work has both a formative and an informative character. The aim of this study is to develop the ability of critical thinking while learning fundamental concepts. The 43 students from the 2nd and 3rd grades of the Joel Pereira da Silva State High School in the city of Carrapateira-PB develop critical thinking skills. The research began with an extensive bibliographical research, where authors such as Pachelli, 2003, studied the process that man ingests remedies on his own. Subsequently a form was applied to evaluate the students' previous knowledge, and then the lectures were developed that covered the subject of "self-medication". Also included was a wide discussion attributed to the execution of a table on "bottles and natural teas used as medicines". Lessons were also given to improve students' learning, followed by the preparation of molecular models of the medicines most used in self-medication by students and by Finally, it was observed the need for the application of a new research instrument to investigate the modifications obtained by the methodological intervention proposed in this project. The results obtained in the research with the students showed that working with themes lived by them and contextualized in the classroom facilitates the construction of scientific / chemical knowledge, where 46.87% said that the use of the subject facilitated the understanding of the chemical concepts and 59.37% stated that the construction of molecules of the drugs most used by them facilitated the understanding of the content. Develop the importance of approaching social issues for the students' learning process and for the formation of conscious citizens capable of making adequate decisions on the issue of self-medication.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSALES, Luciano Leal de Morais.SALES, L. L. 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Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T18:44:07Zoai:localhost:riufcg/8142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T18:44:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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