Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115
Resumo: Nos últimos anos muito se tem debatido sobre a natureza e o propósito dos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos. As aulas práticas experimentais quando são utilizadas somente para realizar demonstrações de fenômenos ou para confirmar teorias através da obtenção de dados, acabam não alcançando o efeito desejado. Desta forma, os alunos não são ensinados a pensar e as suas ideias não são consideradas. Neste cenário, a experimentação investi gavita apresenta se como alternativa que visa potencializar o processo de aprendizagem nas aulas práticas, uma vez que desenvolve nos alunos a Alfabetização Científica, ou seja, a capacidade de resolver problemas, por meio de levantamento e teste de hipóteses. Para tanto, é necessário permitir que os discentes realizem e avaliem suas próprias investigações, dando lhes autonomia. Por esse motivo é que alguns profissionais utilizam as aulas experimentais para demonstrar, de forma significativa, a relevância d essa ferramenta para a construção do conhecimento científico, evidenciando a importância de relacionar teoria e prática, a fim de desenvolver habilidades de investigação científica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o grau de liberdade que as aulas práticas experimentais desenvolvidas na Educação Básica podem proporcionar aos alunos, no sentido de potencializar a construção do conhecimento no Ensino de Física. Tal investigação foi realizada por meio da aplicação de um questionário aberto e da observação sistemática em uma turma do 3º Ano “D”, da Escola Cidadã Integral Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mestre Júlio Sarmento, situada na cidade de Sousa/PB, nos meses de setembro a outubro de 2019. Os resultados desta pesquisa indicaram que as práticas experimentais observadas limitaram se à manipulação de materiais e comprovação de leis e conceitos físicos, não contribuindo para inserção do aluno no processo de Alfabetização Científica. Esperamos que este Trabalho de Conclusão de Curso possa trazer benefícios para os docentes e discentes, estimulando uma reflexão sobre práticas experimentais realizadas no Ensino de Física.
id UFCG_cb01a86450e5b9c8c92cc8d2a1c4e540
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11115
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.An analysis of experimental practices in teaching Physics in the context of scientific literacy.Física ensinoAlfabetização científicaPrática experimentalExperiênciasPhysics TeachingScientific LiteracyExperimental PracticeExperiencesFísica.Nos últimos anos muito se tem debatido sobre a natureza e o propósito dos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos. As aulas práticas experimentais quando são utilizadas somente para realizar demonstrações de fenômenos ou para confirmar teorias através da obtenção de dados, acabam não alcançando o efeito desejado. Desta forma, os alunos não são ensinados a pensar e as suas ideias não são consideradas. Neste cenário, a experimentação investi gavita apresenta se como alternativa que visa potencializar o processo de aprendizagem nas aulas práticas, uma vez que desenvolve nos alunos a Alfabetização Científica, ou seja, a capacidade de resolver problemas, por meio de levantamento e teste de hipóteses. Para tanto, é necessário permitir que os discentes realizem e avaliem suas próprias investigações, dando lhes autonomia. Por esse motivo é que alguns profissionais utilizam as aulas experimentais para demonstrar, de forma significativa, a relevância d essa ferramenta para a construção do conhecimento científico, evidenciando a importância de relacionar teoria e prática, a fim de desenvolver habilidades de investigação científica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o grau de liberdade que as aulas práticas experimentais desenvolvidas na Educação Básica podem proporcionar aos alunos, no sentido de potencializar a construção do conhecimento no Ensino de Física. Tal investigação foi realizada por meio da aplicação de um questionário aberto e da observação sistemática em uma turma do 3º Ano “D”, da Escola Cidadã Integral Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mestre Júlio Sarmento, situada na cidade de Sousa/PB, nos meses de setembro a outubro de 2019. Os resultados desta pesquisa indicaram que as práticas experimentais observadas limitaram se à manipulação de materiais e comprovação de leis e conceitos físicos, não contribuindo para inserção do aluno no processo de Alfabetização Científica. Esperamos que este Trabalho de Conclusão de Curso possa trazer benefícios para os docentes e discentes, estimulando uma reflexão sobre práticas experimentais realizadas no Ensino de Física.It has been debated about the nature and purpose of the work performed in the didactic laboratories in the last years. When experimental practical classes are used only for demonstration of phenomenon or for confirming theories through obtaining data, do not achieve the desired effect. This way, students hasn’t taught to think and their ideas are not considered. In this scenario, investigative experimentation is presented as an alternative that aims to enhance the learning process in practical cla sses, developing in students the Scientific Literacy and the ability to solve problems by raising and testing hypotheses. Therefore, it is necessary to allow students to realize and evaluate their own investigations, giving them autonomy. For this reason, some professionals use the experimental classes to demonstrate, the relevance of this tool for the construction of scientific knowledge, evidencing the importance of relating theory and practice in order to develop scientific research skills. Thus, the pre sent article objectives to investigate the degree of freedom that experimental practical classes developed in Basic Education can provide students, in order to enhance the construction of knowledge in Physics Teaching. This investigation was realized throu gh the application of questionnaire and systematic observation in a class of the 3rd of High school in the Integral School of Elementary and High school Júlio Sarmento, located in the town of Sousa / PB, from September to October in 2019. The results of re search indicated that the experimental practices observed were limited to the manipulation of materials and proof of laws and physical concepts, that not contributing to the insertion of the student in the process of Scientific Literacy. We hope that this Course Conclusion article can bring benefits to teachers and students, stimulating a reflection on experimental practices performed in Physics Teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Mirleide Dantas.LOPES, M. D.http://lattes.cnpq.br/6166750398180798LIMA, Anderson Alves de.SILVA, Heydson Henrique Brito da.OLIVEIRA, Magna Abrantes de.2019-12-102020-01-22T12:38:06Z2020-01-222020-01-22T12:38:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115OLIVEIRA, Magna Abrantes de. Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T12:25:42Zoai:localhost:riufcg/11115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T12:25:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
An analysis of experimental practices in teaching Physics in the context of scientific literacy.
title Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
spellingShingle Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
Física ensino
Alfabetização científica
Prática experimental
Experiências
Physics Teaching
Scientific Literacy
Experimental Practice
Experiences
Física.
title_short Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
title_full Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
title_fullStr Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
title_full_unstemmed Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
title_sort Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.
author OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
author_facet OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Mirleide Dantas.
LOPES, M. D.
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798
LIMA, Anderson Alves de.
SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Física ensino
Alfabetização científica
Prática experimental
Experiências
Physics Teaching
Scientific Literacy
Experimental Practice
Experiences
Física.
topic Física ensino
Alfabetização científica
Prática experimental
Experiências
Physics Teaching
Scientific Literacy
Experimental Practice
Experiences
Física.
description Nos últimos anos muito se tem debatido sobre a natureza e o propósito dos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos. As aulas práticas experimentais quando são utilizadas somente para realizar demonstrações de fenômenos ou para confirmar teorias através da obtenção de dados, acabam não alcançando o efeito desejado. Desta forma, os alunos não são ensinados a pensar e as suas ideias não são consideradas. Neste cenário, a experimentação investi gavita apresenta se como alternativa que visa potencializar o processo de aprendizagem nas aulas práticas, uma vez que desenvolve nos alunos a Alfabetização Científica, ou seja, a capacidade de resolver problemas, por meio de levantamento e teste de hipóteses. Para tanto, é necessário permitir que os discentes realizem e avaliem suas próprias investigações, dando lhes autonomia. Por esse motivo é que alguns profissionais utilizam as aulas experimentais para demonstrar, de forma significativa, a relevância d essa ferramenta para a construção do conhecimento científico, evidenciando a importância de relacionar teoria e prática, a fim de desenvolver habilidades de investigação científica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o grau de liberdade que as aulas práticas experimentais desenvolvidas na Educação Básica podem proporcionar aos alunos, no sentido de potencializar a construção do conhecimento no Ensino de Física. Tal investigação foi realizada por meio da aplicação de um questionário aberto e da observação sistemática em uma turma do 3º Ano “D”, da Escola Cidadã Integral Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mestre Júlio Sarmento, situada na cidade de Sousa/PB, nos meses de setembro a outubro de 2019. Os resultados desta pesquisa indicaram que as práticas experimentais observadas limitaram se à manipulação de materiais e comprovação de leis e conceitos físicos, não contribuindo para inserção do aluno no processo de Alfabetização Científica. Esperamos que este Trabalho de Conclusão de Curso possa trazer benefícios para os docentes e discentes, estimulando uma reflexão sobre práticas experimentais realizadas no Ensino de Física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-01-22T12:38:06Z
2020-01-22
2020-01-22T12:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115
OLIVEIRA, Magna Abrantes de. Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115
identifier_str_mv OLIVEIRA, Magna Abrantes de. Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744430124498944