Avaliação do desempenho ambiental de Instituição de Ensino Superior - modelo com indicadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIZ, Thompson Fernandes.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8084
Resumo: O tema central desta pesquisa esta voltado a gestão ambiental, por meio da proposta de um modelo de desempenho ambiental para avaliar os impactos em Instituições de Ensino Superior (IES). Poucas IES incorporaram soluções baseadas na norma ISO 14.001, que procura identificar os aspectos que impactam o meio ambiente, e muito menos em soluções baseadas na ISO 14.031. No Brasil, não existe pesquisa cientifica visando a propositura de indicadores para avaliar o desempenho ambiental de uma IES. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo propor e validar um modelo de avaliação de desempenho ambiental para Instituições de Ensino Superior, por meio do uso de um conjunto de indicadores. Esta pesquisa teve como campo experimental o campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e desenvolvida no Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos da Unidade Acadêmica de Engenharia Química na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, Brasil. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: i) realização de revisão da literatura com destaque aos conceitos da ISO 14.001 e 14,031; ii) formação do painel de especialista; iii) caracterização e quantificação do campo de estudos iv) validação do modelo de Avaliação do Desempenho Ambiental. Os resultados mostraram que os Especialistas do Painel tinham formação na área de engenharia civil, química, ambiental. Foram respondidas 10 questionários e os indicadores ambientais que mais impactam são o consumo de água (19,2%), seguido, imediatamente, pelo consumo de energia (17,3%). As respostas dos especialistas indicam que os metais pesados, papel e resíduos sólidos inertes e não inertes (IIA e IIB) representam 34,5% dos indicadores imprescindíveis para avaliar o desempenho ambiental de uma IES. Os resultados obtidos para os resíduos sólidos gerados na UFCG revelaram que os mesmos podem ser classificados como não perigosos, do tipo Classe II A. Os teores de nitrogênio amoniacal foram respectivamente 5,32; 2,36; 1,96 e 3,8 mg.L"1 nas la, 2a, 3a e 4a avaliações e que o esgoto gerado no interior da UFCG pode ser classificado como esgoto fraco em relação a demanda química de oxigênio. Pode-se concluir que o modelo, aqui proposto, e a forma de avaliar uma IES contribuirão para uma sociedade mais justa, mais equilibrada, fortemente comprometida com as gerações futuras e que seja, finalmente, exemplo de uma Universidade Ambientalmente Sustentável. O modelo de Avaliação de Desempenho Ambiental, pelo seu ineditismo, certamente servira para que as demais IES do Brasil avaliem seus desempenhos e busquem também certificação em conformidade com o modelo e com a ISO 14.001.
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Este trabalho de pesquisa tem por objetivo propor e validar um modelo de avaliação de desempenho ambiental para Instituições de Ensino Superior, por meio do uso de um conjunto de indicadores. Esta pesquisa teve como campo experimental o campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e desenvolvida no Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos da Unidade Acadêmica de Engenharia Química na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, Brasil. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: i) realização de revisão da literatura com destaque aos conceitos da ISO 14.001 e 14,031; ii) formação do painel de especialista; iii) caracterização e quantificação do campo de estudos iv) validação do modelo de Avaliação do Desempenho Ambiental. Os resultados mostraram que os Especialistas do Painel tinham formação na área de engenharia civil, química, ambiental. Foram respondidas 10 questionários e os indicadores ambientais que mais impactam são o consumo de água (19,2%), seguido, imediatamente, pelo consumo de energia (17,3%). As respostas dos especialistas indicam que os metais pesados, papel e resíduos sólidos inertes e não inertes (IIA e IIB) representam 34,5% dos indicadores imprescindíveis para avaliar o desempenho ambiental de uma IES. Os resultados obtidos para os resíduos sólidos gerados na UFCG revelaram que os mesmos podem ser classificados como não perigosos, do tipo Classe II A. Os teores de nitrogênio amoniacal foram respectivamente 5,32; 2,36; 1,96 e 3,8 mg.L"1 nas la, 2a, 3a e 4a avaliações e que o esgoto gerado no interior da UFCG pode ser classificado como esgoto fraco em relação a demanda química de oxigênio. Pode-se concluir que o modelo, aqui proposto, e a forma de avaliar uma IES contribuirão para uma sociedade mais justa, mais equilibrada, fortemente comprometida com as gerações futuras e que seja, finalmente, exemplo de uma Universidade Ambientalmente Sustentável. O modelo de Avaliação de Desempenho Ambiental, pelo seu ineditismo, certamente servira para que as demais IES do Brasil avaliem seus desempenhos e busquem também certificação em conformidade com o modelo e com a ISO 14.001.This research study focuses on environmental management and puts forward a proposal for a model of environmental performance to assess the impacts that Higher Education Institutions (HEIs) have on the environment. It seems that very few HEIs have incorporated solutions based on ISO 14001, which seeks to identify the aspects that impact the environment, and even fewer have done so by using solutions based on ISO 14.031. In Brazil, there has been no scientific research which has sought to develop indicators to assess the environmental performance of anHEIs. The objective of this research is to develop a model to evaluate the environmental performance of anHEIsby means of using a set of indicators. This research is being conducted in the Laboratory of Environmental Management and Waste Treatment at the Department of Chemical Engineering, Campus de Campina Grande, Paraiba, Brazil. The research was divided into four steps: i) conducting a literature review with emphasis on concepts of ISO 14.001 and 14.031, ii) formation of the expert panel iii) characterization and quantification of the field of study iv) model validation Assessment Environmental Performance. The Expert Panel showed that the most relevant environmental indicators are the water consumption (19.2%), followed by energy consumption (17.3%). The experts' responses indicate that heavy metals, paper and solid waste inert and non-inert (IIA and IIB) represent 34.5% of the essential indicators to assess the environmental performance of an HEIs. The results obtained for the solid waste generated in UFCG revealed that these can be classified as non hazardous, in other words, Class II A. The concentration of ammonia nitrogen were respectively 5.32, 2.36, 1.96 and 3.8 mg 1"' in the 1 st, 2 nd, 3 rd and 4 th evaluations and that the sewage generated within the UFCG can be classified as sewage weak compared to chemical oxygen demand. From the point of view of production and generation of its effluents, UFCG does not contaminate the environment with heavy metals and, in particular, the collection network where sewage and wastewater is discharged. It can be said, too, that the heavy metal produced as waste in its various research laboratories, and dumped into the sewage system of internal UFCG are not enough to cause damage to the environment, because all contaminants are below recommended by current legislation. The proposed evaluation model, surely, can be applied in HEIs for the purpose of performing environmental management in HEIs therefore beyond its novelty, surely will for the rest of HEIs in Brazil assess their performance and also seek certification in accordance with the model and the ISO 14,001. The evaluation model of the environmental performance of HEIs is a way to evaluate a function of HEIs in consumption of water, electricity, paper, solid waste, contaminants, chemical oxygen demand, ammonia nitrogen and gases.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICAUFCGBRITO, André Luiz Fiquene de.BRITO, Romildo Pereira.BRITO, A. L. F.BRITO, R. P.http://lattes.cnpq.br/6217476906635491http://lattes.cnpq.br/6217476906635491BRITO, Romildo Pereira.BRITO, R. P.http://lattes.cnpq.br/5826366544754584ALVES, José Jaílson Nicácio.MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva.BARACUHY, José Geraldo de Vasconcelos.MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessolis.MARIZ, Thompson Fernandes.20132019-10-15T10:59:46Z2019-10-152019-10-15T10:59:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8084MARIZ, Thompson Fernandes. Avaliação do desempenho ambiental de Instituição de Ensino Superior - modelo com indicadores. 2013. 101f. (Tese de Doutorado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. 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