Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566
Resumo: A forma de se trabalhar textos literários em sala de aula, muitas vezes gera um desinteresse por parte de alunos quanto à leitura das obras propostas pela escola. Nesse sentido, é notória a necessidade de mudança para que o trabalho pedagógico de professores de língua portuguesa seja exitoso. Assim, com o intuito de auxiliar docentes da área com atividades didáticas que propiciem leituras lúdicas e prazerosas aos seus alunos, o objetivo central deste trabalho é construir uma sequência básica, seguindo o modelo idealizado por Cosson (2019). Para tanto estratégias pedagógicas foram elaboradas a partir da utilização do clássico Dom Quixote em quadrinhos, do quadrinista Bira Dantas (2008); as etapas dessa sequência didática foram desenvolvidas em correlação com outras adaptações do clássico de Miguel de Cervantes. É importante ressaltar que a constatação das HQs como um mecanismo didático de leitura é feita com base em estudiosos como Rama e Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) e programas educacionais do governo federal, tais como, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), contribuíram para que os quadrinhos fizessem parte do acervo das bibliotecas das escolas públicas, favorecendo possibilidades de leitura para os alunos do Ensino Fundamental. Com relação ao letramento literário, tema central deste trabalho, é discutido com base nos postulados de autores como Cosson (2019) e Soares (2006), dentre outros, os quais mostram que ele é possível de ser levado a efeito por meio de HQs, principalmente, porque hoje há inúmeras obras literárias clássicas adaptadas para os quadrinhos. Assim, a sequência didática aqui proposta foi elaborada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com sugestões de atividades para produção de gêneros literários e multimodais, possibilitando o uso de ferramentas digitais com vistas à promoção do letramento literário.
id UFCG_cdaf41bdb811bd19a79a7b00965c2197
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21566
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.Classics in comics as a support for literary literacy in fundamental teaching: a didactic sequence with Dom Quixote in HQ.Letramento literárioQuadrinhosLiteraturaClássicosEscolaTextos literáriosLeituraHQLiterary literacyComicsLiteratureClassicsSchoolLiterary textsReadingComicLetras.A forma de se trabalhar textos literários em sala de aula, muitas vezes gera um desinteresse por parte de alunos quanto à leitura das obras propostas pela escola. Nesse sentido, é notória a necessidade de mudança para que o trabalho pedagógico de professores de língua portuguesa seja exitoso. Assim, com o intuito de auxiliar docentes da área com atividades didáticas que propiciem leituras lúdicas e prazerosas aos seus alunos, o objetivo central deste trabalho é construir uma sequência básica, seguindo o modelo idealizado por Cosson (2019). Para tanto estratégias pedagógicas foram elaboradas a partir da utilização do clássico Dom Quixote em quadrinhos, do quadrinista Bira Dantas (2008); as etapas dessa sequência didática foram desenvolvidas em correlação com outras adaptações do clássico de Miguel de Cervantes. É importante ressaltar que a constatação das HQs como um mecanismo didático de leitura é feita com base em estudiosos como Rama e Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) e programas educacionais do governo federal, tais como, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), contribuíram para que os quadrinhos fizessem parte do acervo das bibliotecas das escolas públicas, favorecendo possibilidades de leitura para os alunos do Ensino Fundamental. Com relação ao letramento literário, tema central deste trabalho, é discutido com base nos postulados de autores como Cosson (2019) e Soares (2006), dentre outros, os quais mostram que ele é possível de ser levado a efeito por meio de HQs, principalmente, porque hoje há inúmeras obras literárias clássicas adaptadas para os quadrinhos. Assim, a sequência didática aqui proposta foi elaborada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com sugestões de atividades para produção de gêneros literários e multimodais, possibilitando o uso de ferramentas digitais com vistas à promoção do letramento literário.The way to approaches literary texts in the classroom often develop in the students a lack of interest for reading of the texts proposed by the school. In view of this, there is a clear need for a change so that the pedagogical work of Portuguese teachers is successful. Thus, in order to help teachers of this field to teach activities that provide playful and enjoyable readings to their students, the main objective of this dissertation is to build a kind of set of activities called “basic sequence”, following the model provided by Cosson (2019). For this, pedagogical strategieswere developed based on the use of the classic novel Don Quixote in the comics format, by Bira Dantas (2008); the steps of this didactic sequence were developed in corelation with other adaptationsofMigueldeCervantes’work. It is important to note that the importance of comics as a didactic mechanism of reading it is discussed based on scholars such as Rama and Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) and federal educacional programs, such as PNBE (National Program Libraries at School), contributed for many comics to be part of the collection of public school libraries, thus, favoring reading possibilities for elementary school students. Concerning literary literacy, which is a central theme of this work, it is discussed through what is postulated by authors such as Cosson (2019), Soares (2006), since they show literary literacy is possible to be achieved through comics, mainly because there are many classic literary works that have been adapted for this format. Thus, the didactic sequence proposed in this dissertation was developed for 9th grade elementary school students, with suggestions of activities for the production of literary and multimodal genres, aiming at enabling the students to use digital tools and to achieve literary literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564PEREIRA, Hérica Paiva.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.2021-04-082021-10-21T11:24:32Z2021-10-212021-10-21T11:24:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566VARELA, Maria Regilania de Oliveira Gonçalves. Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no ensino fundamental: uma sequência didática com Don Quixote em HQ. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-22T17:36:05Zoai:localhost:riufcg/21566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-22T17:36:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
Classics in comics as a support for literary literacy in fundamental teaching: a didactic sequence with Dom Quixote in HQ.
title Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
spellingShingle Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
Letramento literário
Quadrinhos
Literatura
Clássicos
Escola
Textos literários
Leitura
HQ
Literary literacy
Comics
Literature
Classics
School
Literary texts
Reading
Comic
Letras.
title_short Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
title_full Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
title_fullStr Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
title_full_unstemmed Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
title_sort Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.
author VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
author_facet VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Daise Lilian Fonseca.
DIAS, D. L. F.
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564
PEREIRA, Hérica Paiva.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.author.fl_str_mv VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Quadrinhos
Literatura
Clássicos
Escola
Textos literários
Leitura
HQ
Literary literacy
Comics
Literature
Classics
School
Literary texts
Reading
Comic
Letras.
topic Letramento literário
Quadrinhos
Literatura
Clássicos
Escola
Textos literários
Leitura
HQ
Literary literacy
Comics
Literature
Classics
School
Literary texts
Reading
Comic
Letras.
description A forma de se trabalhar textos literários em sala de aula, muitas vezes gera um desinteresse por parte de alunos quanto à leitura das obras propostas pela escola. Nesse sentido, é notória a necessidade de mudança para que o trabalho pedagógico de professores de língua portuguesa seja exitoso. Assim, com o intuito de auxiliar docentes da área com atividades didáticas que propiciem leituras lúdicas e prazerosas aos seus alunos, o objetivo central deste trabalho é construir uma sequência básica, seguindo o modelo idealizado por Cosson (2019). Para tanto estratégias pedagógicas foram elaboradas a partir da utilização do clássico Dom Quixote em quadrinhos, do quadrinista Bira Dantas (2008); as etapas dessa sequência didática foram desenvolvidas em correlação com outras adaptações do clássico de Miguel de Cervantes. É importante ressaltar que a constatação das HQs como um mecanismo didático de leitura é feita com base em estudiosos como Rama e Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) e programas educacionais do governo federal, tais como, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), contribuíram para que os quadrinhos fizessem parte do acervo das bibliotecas das escolas públicas, favorecendo possibilidades de leitura para os alunos do Ensino Fundamental. Com relação ao letramento literário, tema central deste trabalho, é discutido com base nos postulados de autores como Cosson (2019) e Soares (2006), dentre outros, os quais mostram que ele é possível de ser levado a efeito por meio de HQs, principalmente, porque hoje há inúmeras obras literárias clássicas adaptadas para os quadrinhos. Assim, a sequência didática aqui proposta foi elaborada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com sugestões de atividades para produção de gêneros literários e multimodais, possibilitando o uso de ferramentas digitais com vistas à promoção do letramento literário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08
2021-10-21T11:24:32Z
2021-10-21
2021-10-21T11:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566
VARELA, Maria Regilania de Oliveira Gonçalves. Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no ensino fundamental: uma sequência didática com Don Quixote em HQ. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566
identifier_str_mv VARELA, Maria Regilania de Oliveira Gonçalves. Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no ensino fundamental: uma sequência didática com Don Quixote em HQ. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744511793889280