Um modelo para o desenvolvimento de aplicações baseadas em agentes móveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Fabiana Paulino.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1753
Resumo: Recentemente, um novo paradigma para a construção de aplicações distribuídas em larga escala tem emergido: agentes móveis. Um agente móvel é uma entidade de software autônoma que é capaz de migrar entre localizações físicas da rede e continuar a sua execução do ponto em que parou antes da sua migração. Até o momento, a maioria das aplicações baseadas em agentes móveis tem sido criada de forma ad-hoc, seguindo pouca ou nenhuma metodologia. Isto se deve ao fato de que os modelos de processos atuais não são suficientes para cobrir todos os aspectos de mobilidade na modelagem, projeto e verificação de tais aplicações. Neste trabalho apresentamos um modelo para o desenvolvimento de aplicações baseadas em agentes móveis que combina o processo iterativo e incremental com o uso de padrões de projeto de agentes móveis e aspectos a serem considerados nas atividades das fases de análise e projeto. Artefatos são produzidos usando uma extensão de UML (Unified Modeling Language) que inclui aspectos relativos à mobilidade para a modelagem do sistema. A fim de ilustrar a aplicabilidade do modelo um estudo de caso é apresentado.
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spelling Um modelo para o desenvolvimento de aplicações baseadas em agentes móveis.A model for the development of applications based on mobile agents.Desenvolvimento de aplicaçõesEngenharia de softwareAgentes móveisDiagramas de interaçãoAplicações distribuídasad-hocModelagem de softwareUnified Modeling Language - UMLSoftware EngineeringInteroperabilidade de plataformasPlataformas de agentes móveisCiência da Computação.Recentemente, um novo paradigma para a construção de aplicações distribuídas em larga escala tem emergido: agentes móveis. Um agente móvel é uma entidade de software autônoma que é capaz de migrar entre localizações físicas da rede e continuar a sua execução do ponto em que parou antes da sua migração. Até o momento, a maioria das aplicações baseadas em agentes móveis tem sido criada de forma ad-hoc, seguindo pouca ou nenhuma metodologia. Isto se deve ao fato de que os modelos de processos atuais não são suficientes para cobrir todos os aspectos de mobilidade na modelagem, projeto e verificação de tais aplicações. Neste trabalho apresentamos um modelo para o desenvolvimento de aplicações baseadas em agentes móveis que combina o processo iterativo e incremental com o uso de padrões de projeto de agentes móveis e aspectos a serem considerados nas atividades das fases de análise e projeto. Artefatos são produzidos usando uma extensão de UML (Unified Modeling Language) que inclui aspectos relativos à mobilidade para a modelagem do sistema. A fim de ilustrar a aplicabilidade do modelo um estudo de caso é apresentado.More recently, a new paradigm for developing large-scale distributed applications has emerged: mobile agents. A mobile agent is an autonomous software entity that can migrate to different physical locations and continue its execution at the point where it stopped before migration. Up to now, the majority of existing mobile agent-based applications have been created in an ad-hoc way, following little or no methodology. One reason is that current process models do not properly cover requirements and aspects of mobility in the modeling, designing and verification of such applications. We present a model for developing mobile agent-based applications that combines the standard iterative and incremental unified process with the use of mobile agent design patterns and issues that should be considered in the activities of analysis and design. Artifacts are produced using an extension of the Unified Modelling Language (UML) that copes with mobility. To illustrate the applicability of the model a case study is presented.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMACHADO, Patrícia Duarte de Lima.MACHADO, P. D. L.http://lattes.cnpq.br/2495918356675019SAUVÉ, Jacques Phillipe.BORBA, Paulo Henrique Monteiro.GUEDES, Fabiana Paulino.2002-08-302018-09-19T15:04:01Z2018-09-192018-09-19T15:04:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1753GUEDES, Fabiana Paulino. Um modelo para o desenvolvimento de aplicações baseadas em agentes móveis. 2002. 148f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-18T14:10:21Zoai:localhost:riufcg/1753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-18T14:10:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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