A aplicação da gestão por competências nos processos de gestão de pessoas: um estudo com os servidores técnico-administrativos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Guesnadia Teodoro de Oliveira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17456
Resumo: Na Administração Pública brasileira, o modelo de gestão de pessoas por competências foi introduzido por meio do Decreto n. 5.707/2006 que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal com as finalidades, dentre outras, de melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade e o desenvolvimento permanente do servidor público. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar como a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de gestão de pessoas é vivenciada pelos servidores técnico­ administrativos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa caracteriza­-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa e classifica-­se como exploratório­ descritiva e estudo de campo. Na coleta dos dados foram realizadas 16 entrevistas com servidores e consulta documental. A análise de conteúdo subsidiou o procedimento de análise dos dados. Os principais resultados da pesquisa nos cinco processos de gestão de pessoas foram os seguintes: quanto ao suprimento percebeu­-se que, sem o devido planejamento da força de trabalho, existe o risco de falhas na agregação de servidores no Centro caracterizado pela falta de servidores ou pela falta de perfil para o bom desempenho das atribuições; acerca da aplicação pode­-se afirmar que a maneira como a UFCG e o CCJS recepcionam os novos servidores e os integram a sua cultura e ao seu contexto não atende as expectativas desses servidores; no que tange a compensação percebeu­-se que há esforço da instituição e do Centro na realização de algumas ações para reter seus servidores, buscando garantir um ambiente mais agradável e seguro, mas há de se considerar que a instituição pode investir mais e melhor em programas de qualidade de vida; no tocante ao desenvolvimento comprovou­-se que uma das metas da instituição é a capacitação de seu pessoal técnico­ administrativo, mas que essa política institucional carece de maior efetividade para que possa por meio de programa de capacitação e qualificação continuada atender as necessidades institucionais; com respeito ao monitoramento examinou­-se que um banco de talentos é um instrumento da gestão por competências que pode ser utilizado pelo CCJS para alocar adequadamente a força de trabalho, além de que as avaliações anuais de desempenho funcional não refletem o desempenho efetivo dos servidores avaliados no Centro. Os achados da pesquisa demonstraram que o sistema de gestão de pessoas, baseado em competências, possui uma lacuna entre o recomendado na literatura, o disposto nas legislações e a prática vivida na gestão de pessoas na UFCG, especificamente no CCJS. A gestão por competências é viável na Administração Pública brasileira, mas depende de ajustes necessários às especificidades do setor público.
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Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar como a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de gestão de pessoas é vivenciada pelos servidores técnico­ administrativos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa caracteriza­-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa e classifica-­se como exploratório­ descritiva e estudo de campo. Na coleta dos dados foram realizadas 16 entrevistas com servidores e consulta documental. A análise de conteúdo subsidiou o procedimento de análise dos dados. Os principais resultados da pesquisa nos cinco processos de gestão de pessoas foram os seguintes: quanto ao suprimento percebeu­-se que, sem o devido planejamento da força de trabalho, existe o risco de falhas na agregação de servidores no Centro caracterizado pela falta de servidores ou pela falta de perfil para o bom desempenho das atribuições; acerca da aplicação pode­-se afirmar que a maneira como a UFCG e o CCJS recepcionam os novos servidores e os integram a sua cultura e ao seu contexto não atende as expectativas desses servidores; no que tange a compensação percebeu­-se que há esforço da instituição e do Centro na realização de algumas ações para reter seus servidores, buscando garantir um ambiente mais agradável e seguro, mas há de se considerar que a instituição pode investir mais e melhor em programas de qualidade de vida; no tocante ao desenvolvimento comprovou­-se que uma das metas da instituição é a capacitação de seu pessoal técnico­ administrativo, mas que essa política institucional carece de maior efetividade para que possa por meio de programa de capacitação e qualificação continuada atender as necessidades institucionais; com respeito ao monitoramento examinou­-se que um banco de talentos é um instrumento da gestão por competências que pode ser utilizado pelo CCJS para alocar adequadamente a força de trabalho, além de que as avaliações anuais de desempenho funcional não refletem o desempenho efetivo dos servidores avaliados no Centro. Os achados da pesquisa demonstraram que o sistema de gestão de pessoas, baseado em competências, possui uma lacuna entre o recomendado na literatura, o disposto nas legislações e a prática vivida na gestão de pessoas na UFCG, especificamente no CCJS. A gestão por competências é viável na Administração Pública brasileira, mas depende de ajustes necessários às especificidades do setor público.In the Brazilian Public Administration, the model of people management by competences was introduced by means of Decree n. 5.707 / 2006, which established the Personnel Development National Policy with the aim, among other things, of improving the efficiency, effectiveness and quality of public services provided to society and the permanent development of public servants. In this context, the objective of this study is to analyze how the application of the competency­ based management model in the people management processes is experienced by the technical­ administrative staff of the Center for Legal and Social Sciences (CCJS) at the Federal University of Campina Grande (UFCG). The research is characterized as a case study, with qualitative approach and it is classified as exploratory­ descriptive and as a field study. In the data collection, 16 interviews with servers and documentary consultation were carried out. Content analysis subsidized the data analysis procedure. The main results of the research in the five people management processes were as follows: with regard to the supply it was noticed that, without proper planning of the workforce, there is a risk of server aggregation failures at the Center characterized by the lack of servers or due to the lack of profile for the good performance of the assignments; about the application, can be said that the way that UFCG and CCJS receive the new servers and integrate them into their culture and context does not meet the expectations of these servers; with regard to compensation, it was noticed that there is an effort by the institution and the Center to carry out some actions to retain its employees, seeking to ensure a more pleasant and safe environment, but it must be considered that the institution can invest more and better in life quality programs; with regard to development, it has been proven that one of the institution's goals is the training of its technical­ administrative staff, but this institutional policy needs to be more effective, through a training and continuous qualification program, in order to meet institutional needs; with respect to monitoring, related to monitoring, it has been found that a talent pool is a competency management tool that can be used by the CCJS to properly allocate the workforce, and that the annual functional performance assessments do not reflect the actual performance of the evaluated servers in the Center. The research conclusions demonstrated that the competency­ based people management system has a gap between what is recommended in the literature, the provisions in legislation and what is practiced in the people management at UFCG, specifically at CCJS. The management by competences is viable in the Brazilian Public Administration, but depends on adjustments necessary to the specificities of the public sector.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGBARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547ARAGÃO, Jônica Marques Coura.ARAGÃO, J. M. C.SOARES, Jardel de Freitas.SOARES, J. F.SOUSA, Maria Guesnadia Teodoro de Oliveira.2018-07-242021-03-01T19:40:33Z2021-03-012021-03-01T19:40:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17456SOUSA, Maria Guesnadia Teodoro de Oliveira. A aplicação da gestão por competências nos processos de gestão de pessoas: um estudo com os servidores técnico-administrativos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/UFCG. 2018. 259 fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-03-02T20:21:09Zoai:localhost:riufcg/17456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-03-02T20:21:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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