Inovação e Estratégia Tecnológica no setor de panificação: estudo de caso da Fábrica Pancristal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Carime Flaviana de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5625
Resumo: A concorrência entre as organizações induz o desempenho de uma empresa a obter melhor vantagem competitiva por meio de inovação, estando relacionada à estratégia tecnológica adotada; considerado as tomadas de decisões ao que se refere aos recursos tecnológicos e suas capacidades. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar a estratégia tecnológica (ET) de uma indústria do setor de panificação localizada na cidade de Surubim, interior do estado de Pernambuco – através do framework proposto por Rieg (2004). Esse framework é composto por oito dimensões, sendo quatro mecanismos de aprendizagem (aprender ao analisar, aprender ao gerar recursos humanos, aprender por busca e aprender ao pesquisar), e quatro capacidades tecnológicas (capacidade de aquisição, capacidade de inovação, capacidade de operação e adaptação e capacidade de exploração). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de um estudo de caso. A coleta de dados de seu por meio de entrevista baseada em roteiro semiestruturado, além de observação não participante, inferência e dados secundários. Os resultados indicam que os empenhos tecnológicos da empresa PanCristal, concentram-se no desenvolvimento interno de novos processos e produtos, tanto por meio de inovação incremental, quanto inovação radical. A partir dessas inferências, nota-se que a estratégia tecnológica adotada pela empresa é a estratégia agressiva – dentre os quatro tipos de estratégias classificados por Sartori (2011); pois, é considerada inovadora, focando a liderança, estando à frente de seus competidores devido a sua capacidade produtiva e pesquisa e desenvolvimento, além de trabalhar constantemente para o melhoramento de seus produtos e lançamento de novos produtos. Desse modo, mesmo sem departamento de pesquisa e desenvolvimento, há processos inovativos na empresa, corroborado pelo crescimento da empresa ao longo dos anos, sabendo se desenvolver e se adaptar ao cenário atual, para obter maior vantagem competitiva.
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Esse framework é composto por oito dimensões, sendo quatro mecanismos de aprendizagem (aprender ao analisar, aprender ao gerar recursos humanos, aprender por busca e aprender ao pesquisar), e quatro capacidades tecnológicas (capacidade de aquisição, capacidade de inovação, capacidade de operação e adaptação e capacidade de exploração). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de um estudo de caso. A coleta de dados de seu por meio de entrevista baseada em roteiro semiestruturado, além de observação não participante, inferência e dados secundários. Os resultados indicam que os empenhos tecnológicos da empresa PanCristal, concentram-se no desenvolvimento interno de novos processos e produtos, tanto por meio de inovação incremental, quanto inovação radical. A partir dessas inferências, nota-se que a estratégia tecnológica adotada pela empresa é a estratégia agressiva – dentre os quatro tipos de estratégias classificados por Sartori (2011); pois, é considerada inovadora, focando a liderança, estando à frente de seus competidores devido a sua capacidade produtiva e pesquisa e desenvolvimento, além de trabalhar constantemente para o melhoramento de seus produtos e lançamento de novos produtos. Desse modo, mesmo sem departamento de pesquisa e desenvolvimento, há processos inovativos na empresa, corroborado pelo crescimento da empresa ao longo dos anos, sabendo se desenvolver e se adaptar ao cenário atual, para obter maior vantagem competitiva.Competition between organizations induces the performance of a company to get better competitive advantage through innovation, being related to the technology strategy adopted; considered decision making with regard to the technological resources and capabilities. Thus, this study aims to identify the technological strategy (ET) of an industry sector bakery located in Surubim , the state of Pernambuco – through the framework proposed by Rieg (2004 ). This framework consists of eight dimensions, four mechanisms of learning (learning to analyze, learn to generate human resources, seek to learn and learn to search) and four technological capabilities (acquisition capability, innovation capability, capacity and operation adaptation and exploration capacity). Therefore, we performed a qualitative, exploratory, through a case study. The collection of data through your interview based on semi-structured, and non-participant observation , inference and secondary data . The results indicate that the company PanCristal technological endeavors, focus on internal development of new products and processes, both through incremental innovation, as radical innovation. From these inferences, we note that the technology strategy adopted by the company is the aggressive strategy – among the four types of strategies sorted by Sartori (2011), because it is considered innovative, focusing on leadership, ahead of its competitors due their productive capacity and research and development, and constantly work to improve their products and launching new products. Thus, even without the department of research and development, the company 's innovative processes, supported by the company's growth over the years, learned to develop and adapt to the current scenario, for greater competitive advantage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOURIQUES, Raquel Andrade BarrosOURIQUES, R. A. B.http://lattes.cnpq.br/0444852262807091CÂNDIDO, Gesinaldo AtaídeC NDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa deVASCONCELOS, A. C. 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