Relatório de estágio curricular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEJA, Igor Amorim.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23313
Resumo: Nos dias atuais, com o crescimento econômico, ocorreu em todo o Brasil um aumento significativo no número de veículos circulando em vias federais e estaduais. Com isso houve a necessidade de se investir em vias públicas de melhor qualidade a serviço da população. Criou-se então o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, visando criar e financiar projetos de infra-estrutura e pavimentação de vias visando melhorar a qualidade social como um todo, onde o trecho da BR 101 esta incluído nesse programa. O trecho, que compreende toda extensão entre Natal (RN) e Palmares (PE), e a principal ligação entre as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do pais. São 335,7 quilômetros divididos em oito lotes, o lote em estudo sera de referenda 7. Construída ha 30 anos, a rodovia já atende a um tráfego de mais de 25 mil veículos por dia e e a principal via de escoamento das riquezas da região, além de permitir a mobilização de milhares de turistas por ano. A obra de restauração e duplicação da BR-101 Nordeste já esta estimada em R$ 1,5 bilhão, sendo que, aproximadamente, 5% desse valor esta sendo destinado aos estudos e aos Projetos Básicos Ambientais necessários para o licenciamento das obras. O lote em estudo e localizado entre as cidades de Cabo de Santo Agostinho(Km 104,6) e Ribeirão(Km 148,5), onde possui uma malha rodoviária deficiente porém com um tráfego muito intenso.O lote possui uma extensão de 43,9 Km.(Figura 01) O mesmo lote em estudo, possui uma grande importância, pois liga a capital do estado de Pernambuco e cidades circunvizinhas ao interior do estado possibilitando uma acessibilidade maior por parte da população tanto do interior quanto da capital. O projeto no seu inicio teve importância e relevância no sentido de criação de novas vias de acesso as cidade vizinhas a Cabo ate a extensão de Ribeirão. O estágio teve decorrência no período de 02/01/2010 a 12/02/2010.O mesmo foi dividido em duas etapas basicamente, analise de projeto e planilhas em escritório e supervisão, controle de execução de serviços em campo. - Acompanhamento da execução de serviços referente a terraplenagem. - Acompanhamento da execução de serviços referente a drenagem. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo CBUQ. - Supervisão e controle de execução de revestimento tipo placa de concreto.
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