Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673
Resumo: Os desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade.
id UFCG_e1f251d5d97322824e16a3b652b8ca44
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24673
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.Challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature.Retos a los que se enfrentan los alumnos sordos en la enseñanza presencial y a distancia: Una revisión de la literatura.Educação inclusivaAlunos surdosPandemia - ensino remotoAlunos surdos - ensino remotoAlunos surdos - ensino presencialLíngua Brasileira de Sinais - interprétesInclusive educationDeaf studentsPandemic - remote teachingDeaf students - remote teachingDeaf students - face-to-face teachingTongue Brazilian Sign - interpretersEducación inclusivaEstudiantes sordosPandemia - enseñanza a distanciaEstudiantes sordos - enseñanza a distanciaAlumnos sordos - enseñanza presencialLengua Signo brasileño - intérpretesEducação especialSurdez e educaçãoEducação EspecialOs desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade.The challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature, can be understood as the absence of interpreters of Brazilian Sign Language in educational institutions, and inefficiency in inclusion. The objective of this study is to carry out a literature review based on materials published in the last 2 years on the theme, focusing on remote teaching. For this review, a search was performed for articles, books, monographs and articles from websites in the Google Scholar and Google databases Chrome. The searches took place in February 2022, and the keywords used in the search were: remote teaching for deaf students + teaching for deaf students at pandemic. According to the findings in the literature, the results obtained in the studies demonstrate that in addition to the challenges that existed before the pandemic, new challenges or those that already existed, have worsened. Thus, it can be concluded that many are the challenges in education for deaf students in Brazil, the inclusion of these still needs adaptations to have improvements in educational institutions, because, regardless of their needs, everyone is entitled to an education of quality.Los desafíos que enfrentan los estudiantes sordos en la enseñanza presencial y a distancia: una revisión de la literatura, puede ser entendida como la ausencia de intérpretes de la Lengua de Signos Brasileña en las instituciones educativas, y la ineficiencia en la inclusión. El objetivo de este estudio es realizar una revisión de la literatura basada en materiales publicados en los últimos 2 años en el tema, centrándose en la enseñanza a distancia. Para esta revisión, se realizó una búsqueda de artículos, libros, monografías y artículos de sitios web en Google Scholar y bases de datos de Google Cromo. Las búsquedas se realizaron en febrero de 2022 y las palabras clave utilizadas en la búsqueda fueron: enseñanza remota para estudiantes sordos + enseñanza para estudiantes sordos en pandemia. De acuerdo con los hallazgos en la literatura, los resultados obtenidos en los estudios demostrar que además de los desafíos que existían antes de la pandemia, nuevos desafíos o los que ya existían, han empeorado. Por lo tanto, se puede concluir que muchos son los desafíos en la educación de los estudiantes sordos en Brasil, la inclusión de estos todavía necesita adaptaciones para tener mejoras en las instituciones educativas, porque, independientemente de sus necesidades, toda persona tiene derecho a una educación de calidad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo.ARAÚJO, A. L. O.http://lattes.cnpq.br/0408631953967089CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.CAETANO, H. C. P.http://lattes.cnpq.br/3625005111827472SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.2022-03-172022-04-20T13:14:34Z2022-04-202022-04-20T13:14:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-15T11:09:00Zoai:localhost:riufcg/24673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-15T11:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
Challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature.
Retos a los que se enfrentan los alumnos sordos en la enseñanza presencial y a distancia: Una revisión de la literatura.
title Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
spellingShingle Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.
Educação inclusiva
Alunos surdos
Pandemia - ensino remoto
Alunos surdos - ensino remoto
Alunos surdos - ensino presencial
Língua Brasileira de Sinais - interprétes
Inclusive education
Deaf students
Pandemic - remote teaching
Deaf students - remote teaching
Deaf students - face-to-face teaching
Tongue Brazilian Sign - interpreters
Educación inclusiva
Estudiantes sordos
Pandemia - enseñanza a distancia
Estudiantes sordos - enseñanza a distancia
Alumnos sordos - enseñanza presencial
Lengua Signo brasileño - intérpretes
Educação especial
Surdez e educação
Educação Especial
title_short Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
title_full Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
title_fullStr Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
title_full_unstemmed Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
title_sort Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
author AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.
author_facet AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo.
ARAÚJO, A. L. O.
http://lattes.cnpq.br/0408631953967089
CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.
CAETANO, H. C. P.
http://lattes.cnpq.br/3625005111827472
SOUZA, Glageane da Silva.
SOUZA, Glageane da Silva
Souza, Glageane Da Silva
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Alunos surdos
Pandemia - ensino remoto
Alunos surdos - ensino remoto
Alunos surdos - ensino presencial
Língua Brasileira de Sinais - interprétes
Inclusive education
Deaf students
Pandemic - remote teaching
Deaf students - remote teaching
Deaf students - face-to-face teaching
Tongue Brazilian Sign - interpreters
Educación inclusiva
Estudiantes sordos
Pandemia - enseñanza a distancia
Estudiantes sordos - enseñanza a distancia
Alumnos sordos - enseñanza presencial
Lengua Signo brasileño - intérpretes
Educação especial
Surdez e educação
Educação Especial
topic Educação inclusiva
Alunos surdos
Pandemia - ensino remoto
Alunos surdos - ensino remoto
Alunos surdos - ensino presencial
Língua Brasileira de Sinais - interprétes
Inclusive education
Deaf students
Pandemic - remote teaching
Deaf students - remote teaching
Deaf students - face-to-face teaching
Tongue Brazilian Sign - interpreters
Educación inclusiva
Estudiantes sordos
Pandemia - enseñanza a distancia
Estudiantes sordos - enseñanza a distancia
Alumnos sordos - enseñanza presencial
Lengua Signo brasileño - intérpretes
Educação especial
Surdez e educação
Educação Especial
description Os desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
2022-04-20T13:14:34Z
2022-04-20
2022-04-20T13:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673
identifier_str_mv AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744535804182528