Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673 |
Resumo: | Os desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade. |
id |
UFCG_e1f251d5d97322824e16a3b652b8ca44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24673 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura.Challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature.Retos a los que se enfrentan los alumnos sordos en la enseñanza presencial y a distancia: Una revisión de la literatura.Educação inclusivaAlunos surdosPandemia - ensino remotoAlunos surdos - ensino remotoAlunos surdos - ensino presencialLíngua Brasileira de Sinais - interprétesInclusive educationDeaf studentsPandemic - remote teachingDeaf students - remote teachingDeaf students - face-to-face teachingTongue Brazilian Sign - interpretersEducación inclusivaEstudiantes sordosPandemia - enseñanza a distanciaEstudiantes sordos - enseñanza a distanciaAlumnos sordos - enseñanza presencialLengua Signo brasileño - intérpretesEducação especialSurdez e educaçãoEducação EspecialOs desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade.The challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature, can be understood as the absence of interpreters of Brazilian Sign Language in educational institutions, and inefficiency in inclusion. The objective of this study is to carry out a literature review based on materials published in the last 2 years on the theme, focusing on remote teaching. For this review, a search was performed for articles, books, monographs and articles from websites in the Google Scholar and Google databases Chrome. The searches took place in February 2022, and the keywords used in the search were: remote teaching for deaf students + teaching for deaf students at pandemic. According to the findings in the literature, the results obtained in the studies demonstrate that in addition to the challenges that existed before the pandemic, new challenges or those that already existed, have worsened. Thus, it can be concluded that many are the challenges in education for deaf students in Brazil, the inclusion of these still needs adaptations to have improvements in educational institutions, because, regardless of their needs, everyone is entitled to an education of quality.Los desafíos que enfrentan los estudiantes sordos en la enseñanza presencial y a distancia: una revisión de la literatura, puede ser entendida como la ausencia de intérpretes de la Lengua de Signos Brasileña en las instituciones educativas, y la ineficiencia en la inclusión. El objetivo de este estudio es realizar una revisión de la literatura basada en materiales publicados en los últimos 2 años en el tema, centrándose en la enseñanza a distancia. Para esta revisión, se realizó una búsqueda de artículos, libros, monografías y artículos de sitios web en Google Scholar y bases de datos de Google Cromo. Las búsquedas se realizaron en febrero de 2022 y las palabras clave utilizadas en la búsqueda fueron: enseñanza remota para estudiantes sordos + enseñanza para estudiantes sordos en pandemia. De acuerdo con los hallazgos en la literatura, los resultados obtenidos en los estudios demostrar que además de los desafíos que existían antes de la pandemia, nuevos desafíos o los que ya existían, han empeorado. Por lo tanto, se puede concluir que muchos son los desafíos en la educación de los estudiantes sordos en Brasil, la inclusión de estos todavía necesita adaptaciones para tener mejoras en las instituciones educativas, porque, independientemente de sus necesidades, toda persona tiene derecho a una educación de calidad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo.ARAÚJO, A. L. O.http://lattes.cnpq.br/0408631953967089CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.CAETANO, H. C. P.http://lattes.cnpq.br/3625005111827472SOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento.2022-03-172022-04-20T13:14:34Z2022-04-202022-04-20T13:14:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-15T11:09:00Zoai:localhost:riufcg/24673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-15T11:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. Challenges faced by deaf students in face-to-face and remote teaching: a review of the literature. Retos a los que se enfrentan los alumnos sordos en la enseñanza presencial y a distancia: Una revisión de la literatura. |
title |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
spellingShingle |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Educação inclusiva Alunos surdos Pandemia - ensino remoto Alunos surdos - ensino remoto Alunos surdos - ensino presencial Língua Brasileira de Sinais - interprétes Inclusive education Deaf students Pandemic - remote teaching Deaf students - remote teaching Deaf students - face-to-face teaching Tongue Brazilian Sign - interpreters Educación inclusiva Estudiantes sordos Pandemia - enseñanza a distancia Estudiantes sordos - enseñanza a distancia Alumnos sordos - enseñanza presencial Lengua Signo brasileño - intérpretes Educação especial Surdez e educação Educação Especial |
title_short |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
title_full |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
title_fullStr |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
title_full_unstemmed |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
title_sort |
Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. |
author |
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. |
author_facet |
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo. ARAÚJO, A. L. O. http://lattes.cnpq.br/0408631953967089 CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira. CAETANO, H. C. P. http://lattes.cnpq.br/3625005111827472 SOUZA, Glageane da Silva. SOUZA, Glageane da Silva Souza, Glageane Da Silva Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Alunos surdos Pandemia - ensino remoto Alunos surdos - ensino remoto Alunos surdos - ensino presencial Língua Brasileira de Sinais - interprétes Inclusive education Deaf students Pandemic - remote teaching Deaf students - remote teaching Deaf students - face-to-face teaching Tongue Brazilian Sign - interpreters Educación inclusiva Estudiantes sordos Pandemia - enseñanza a distancia Estudiantes sordos - enseñanza a distancia Alumnos sordos - enseñanza presencial Lengua Signo brasileño - intérpretes Educação especial Surdez e educação Educação Especial |
topic |
Educação inclusiva Alunos surdos Pandemia - ensino remoto Alunos surdos - ensino remoto Alunos surdos - ensino presencial Língua Brasileira de Sinais - interprétes Inclusive education Deaf students Pandemic - remote teaching Deaf students - remote teaching Deaf students - face-to-face teaching Tongue Brazilian Sign - interpreters Educación inclusiva Estudiantes sordos Pandemia - enseñanza a distancia Estudiantes sordos - enseñanza a distancia Alumnos sordos - enseñanza presencial Lengua Signo brasileño - intérpretes Educação especial Surdez e educação Educação Especial |
description |
Os desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura, pode ser entendido como a ausência de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nas instituições de ensino, e a ineficiência na inclusão. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura com base em materiais publicados nos últimos 2 anos sobre o tema, com foco no ensino remoto. Para essa revisão, foi realizada uma busca por artigos, livros, monografias e matérias de sites nas bases de dados Google Acadêmico e Google Chrome. As buscas ocorreram nos mês de fevereiro de 2022, e as palavras-chave utilizadas na busca foram: ensino remoto para alunos surdos + ensino para alunos surdos na pandemia. De acordo com os achados da literatura, os resultados obtidos nos estudos demonstram que além dos desafios que já existiam antes da pandemia, surgiram novos desafios ou os que já existiam, se agravaram. Dessa forma, pode ser concluído que muitos são os desafios na educação para os alunos surdos no Brasil, a inclusão desses ainda precisa de adaptações para ter melhorias nas instituições de ensino, pois, independentemente de suas necessidades, todos têm direito a ter uma educação de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 2022-04-20T13:14:34Z 2022-04-20 2022-04-20T13:14:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673 AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24673 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Samara Cristina do Nascimento. Desafios enfrentados por alunos surdos no ensino presencial e remoto: uma revisão da literatura. 2022. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744535804182528 |