A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Cals, Barro - CE. Tem como objetivo geral, compreender como a relação professor/aluno pode contribuir no processo da construção do conhecimento geográfico.Refletindo um pouco sobre a atuação em sala de aula, de ambas as partes no contexto escolar.Para atingirmos esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica sobre algumas abordagens na questão do ensino, em especial na geografia escolar. Em seguida abordamos uma reflexão sobre o objeto de estudo da geografia, na sistematização do conhecimento geográfico. Tendo como foco, a necessidade de considerar o saber e a realidade do aluno como referencia para o estudo do espaço geográfico. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão da temática aqui abordada, a partir das descrições das características apresentadas sobre os acontecimentos vivenciados no âmbito escolar em que se transforma numa análise empírica. Durante o desenvolvimento do estudo e as observações na escola constatou-se que a boa relação, isto é, harmoniosa entre professor e aluno é essencial para a construção do conhecimento, principalmente o conhecimento geográfico, considerado mais complexo em questão de entendimento, mas que de uma certa forma instiga juntamente com o educador a busca pelo saber.
id UFCG_e31c1509aa79beee0fffa0708d67407c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6647
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.The teacher / student relationship in the construction of geographical knowledge in the Municipal School of E.F. II César Cals, Barro - CE.Relação professor-alunoGeografia escolarEnsino fundamentalConhecimento geográficoTeacher-student relationshipSchool geographyElementary SchoolGeographic knowledgeGeografia.O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Cals, Barro - CE. Tem como objetivo geral, compreender como a relação professor/aluno pode contribuir no processo da construção do conhecimento geográfico.Refletindo um pouco sobre a atuação em sala de aula, de ambas as partes no contexto escolar.Para atingirmos esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica sobre algumas abordagens na questão do ensino, em especial na geografia escolar. Em seguida abordamos uma reflexão sobre o objeto de estudo da geografia, na sistematização do conhecimento geográfico. Tendo como foco, a necessidade de considerar o saber e a realidade do aluno como referencia para o estudo do espaço geográfico. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão da temática aqui abordada, a partir das descrições das características apresentadas sobre os acontecimentos vivenciados no âmbito escolar em que se transforma numa análise empírica. Durante o desenvolvimento do estudo e as observações na escola constatou-se que a boa relação, isto é, harmoniosa entre professor e aluno é essencial para a construção do conhecimento, principalmente o conhecimento geográfico, considerado mais complexo em questão de entendimento, mas que de uma certa forma instiga juntamente com o educador a busca pelo saber.The present work consists in search realized at School Municipal of Fundamental Education César Cals, Barro- CE. It have how general objective, comprehend how at the comether teacher/pupil may contribute in the process of construction of the knowledge geographic. Reflecting a little about the actuate in classroom, of both at the parts on the context scholar. For reach that one, objective start with at brief discussion theoretical about some broach a subject at question of teach, in special at scholar geography. In following board at reflection about the object of study geography in the systematization of the knowledge geographic. Holding how focus the necessity of consider of the know and reality of pupil how referring for the space study geographic. The procceding methodological adopt in that study hold how basis bibliographic search, for that hade the best thematic comprehension here to broach, a subject from descriptions characteristics presentable about the occurrences vivacity in the ambit scholar in that if transformation at ananalysis empyrean. During the development of study and the observes evidence that the interrelation act of reporting, that is harmonius between teacher and pupil is essential for the construction of the knowledge, principally the geographic knowledge, considerate more complex in question of the understanding, but that of on certainty form instigation together with the educator the search by the knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807ANSELMO, Maria da Glória.SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca Vieira.SOUZA, Vanessa Pinheiro de.20162019-09-04T10:57:47Z2019-09-042019-09-04T10:57:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647SOUZA, Vanessa Pinheiro de. A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T14:01:53Zoai:localhost:riufcg/6647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T14:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
The teacher / student relationship in the construction of geographical knowledge in the Municipal School of E.F. II César Cals, Barro - CE.
title A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
spellingShingle A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
Relação professor-aluno
Geografia escolar
Ensino fundamental
Conhecimento geográfico
Teacher-student relationship
School geography
Elementary School
Geographic knowledge
Geografia.
title_short A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
title_full A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
title_fullStr A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
title_full_unstemmed A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
title_sort A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE.
author SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
author_facet SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
ANSELMO, Maria da Glória.
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Vanessa Pinheiro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Geografia escolar
Ensino fundamental
Conhecimento geográfico
Teacher-student relationship
School geography
Elementary School
Geographic knowledge
Geografia.
topic Relação professor-aluno
Geografia escolar
Ensino fundamental
Conhecimento geográfico
Teacher-student relationship
School geography
Elementary School
Geographic knowledge
Geografia.
description O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Cals, Barro - CE. Tem como objetivo geral, compreender como a relação professor/aluno pode contribuir no processo da construção do conhecimento geográfico.Refletindo um pouco sobre a atuação em sala de aula, de ambas as partes no contexto escolar.Para atingirmos esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica sobre algumas abordagens na questão do ensino, em especial na geografia escolar. Em seguida abordamos uma reflexão sobre o objeto de estudo da geografia, na sistematização do conhecimento geográfico. Tendo como foco, a necessidade de considerar o saber e a realidade do aluno como referencia para o estudo do espaço geográfico. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão da temática aqui abordada, a partir das descrições das características apresentadas sobre os acontecimentos vivenciados no âmbito escolar em que se transforma numa análise empírica. Durante o desenvolvimento do estudo e as observações na escola constatou-se que a boa relação, isto é, harmoniosa entre professor e aluno é essencial para a construção do conhecimento, principalmente o conhecimento geográfico, considerado mais complexo em questão de entendimento, mas que de uma certa forma instiga juntamente com o educador a busca pelo saber.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-04T10:57:47Z
2019-09-04
2019-09-04T10:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647
SOUZA, Vanessa Pinheiro de. A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6647
identifier_str_mv SOUZA, Vanessa Pinheiro de. A relação professor/aluno na construção do conhecimento geográfico na Escola Municipal de E.F. II César Cals, Barro - CE. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391811629056