Literatura de cordel: o encontro entre a criança e a poesia na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ana Maria Henrique de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32738
Resumo: Os estudos disponíveis sobre a mediação da Literatura de Cordel em sala de aula evidenciam que esse gênero tem importante contribuição para a formação de leitores. No entanto, ele precisa ser compreendido como literatura e não como espécie de “receita” a ser seguida. Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a recepção dos cordéis Papo de Sapo, de Hadoock de Aninha, e O Bicho Folharal, de Arievaldo Viana, por alunos do 5º ano, da Primeira Etapa do Ensino Fundamental, em uma instituição pública de ensino, na zona urbana do município de Gado Bravo/PB e como objetivos específicos: observar como ocorre a vivência e a mediação de textos da Literatura de Cordel em sala de aula em uma instituição pública, no município de Gado Bravo/PB; investigar as possíveis contribuições de textos da literatura de cordel, centrados na temática dos animais, para a formação de leitores em turmas de 5º ano, da Primeira Etapa do Ensino Fundamental; verificar o envolvimento das crianças com os referidos cordéis, a partir do desenvolvimento de oficinas de leitura, embasadas na leitura performática e no método criativo, discutindo aspectos, como: recepção, criatividade e performance no desenvolvimento das atividades com essa literatura em sala de aula. A nossa proposta buscou responder a seguinte questão de pesquisa: como acontece a recepção da Literatura de Cordel (cordéis centrados na temática dos animais) e como esta pode contribuir com a formação de leitores em turmas de 5º ano, da Primeira Etapa do Ensino Fundamental, de uma escola da zona urbana, do município paraibano de Gado Bravo? Nesse sentido, a nossa pesquisa recorre, enquanto aporte teórico, a estudiosos como Jauss (1994); sobre a Estética da Recepção, Zumthor (2007); com relação à leitura performática e ao Método Criativo, Bordini e Aguiar (1988). Para a discussão acerca da Literatura de cordel, recorremos a estudiosos, como: Abreu (1999), Marinho e Pinheiro (2012), Pinheiro (2013, 2018, 2020). Sobre a formação do leitor e a mediação em sala de aula, nos fundamentamos em autores, como: Vygotsky (2007), Zilberman (2003), Rouxel (2013) e Coracini (2005), assim como na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC-EF, 2017), enquanto documento oficial curricular. Durante a vivência com os textos de cordel, que abordam a temática dos animais em sala de aula, observamos a relação entre a Literatura de Cordel e a formação de leitores, nessa fase, de forma animadora, quando desprovida de propósitos de dominação do sujeito aprendente. No que tange às discussões no cenário educacional sobre essa literatura, observamos que o gênero está em constante mudança e sua presença na escola se torna cada vez mais frequente, embora a leitura efetiva desses textos em sala de aula ainda aconteça de forma tímida. Acreditamos, ainda, que a temática dos animais se constitui como importante contribuição para o trabalho com o texto literário na escola, uma vez que é capaz de despertar o interesse das crianças e de possibilitar a ampliação de seus horizontes de expectativas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem acerca do texto literário/cordel.
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Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a recepção dos cordéis Papo de Sapo, de Hadoock de Aninha, e O Bicho Folharal, de Arievaldo Viana, por alunos do 5º ano, da Primeira Etapa do Ensino Fundamental, em uma instituição pública de ensino, na zona urbana do município de Gado Bravo/PB e como objetivos específicos: observar como ocorre a vivência e a mediação de textos da Literatura de Cordel em sala de aula em uma instituição pública, no município de Gado Bravo/PB; investigar as possíveis contribuições de textos da literatura de cordel, centrados na temática dos animais, para a formação de leitores em turmas de 5º ano, da Primeira Etapa do Ensino Fundamental; verificar o envolvimento das crianças com os referidos cordéis, a partir do desenvolvimento de oficinas de leitura, embasadas na leitura performática e no método criativo, discutindo aspectos, como: recepção, criatividade e performance no desenvolvimento das atividades com essa literatura em sala de aula. A nossa proposta buscou responder a seguinte questão de pesquisa: como acontece a recepção da Literatura de Cordel (cordéis centrados na temática dos animais) e como esta pode contribuir com a formação de leitores em turmas de 5º ano, da Primeira Etapa do Ensino Fundamental, de uma escola da zona urbana, do município paraibano de Gado Bravo? Nesse sentido, a nossa pesquisa recorre, enquanto aporte teórico, a estudiosos como Jauss (1994); sobre a Estética da Recepção, Zumthor (2007); com relação à leitura performática e ao Método Criativo, Bordini e Aguiar (1988). Para a discussão acerca da Literatura de cordel, recorremos a estudiosos, como: Abreu (1999), Marinho e Pinheiro (2012), Pinheiro (2013, 2018, 2020). Sobre a formação do leitor e a mediação em sala de aula, nos fundamentamos em autores, como: Vygotsky (2007), Zilberman (2003), Rouxel (2013) e Coracini (2005), assim como na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC-EF, 2017), enquanto documento oficial curricular. Durante a vivência com os textos de cordel, que abordam a temática dos animais em sala de aula, observamos a relação entre a Literatura de Cordel e a formação de leitores, nessa fase, de forma animadora, quando desprovida de propósitos de dominação do sujeito aprendente. No que tange às discussões no cenário educacional sobre essa literatura, observamos que o gênero está em constante mudança e sua presença na escola se torna cada vez mais frequente, embora a leitura efetiva desses textos em sala de aula ainda aconteça de forma tímida. Acreditamos, ainda, que a temática dos animais se constitui como importante contribuição para o trabalho com o texto literário na escola, uma vez que é capaz de despertar o interesse das crianças e de possibilitar a ampliação de seus horizontes de expectativas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem acerca do texto literário/cordel.Available studies on the mediation of Cordel Literature in the classroom show that this genre makes an important contribution to the formation of readers. However, it needs to be understood as literature and not as a kind of “recipe” to be followed. In this sense, this research has as its main objective to analyze the reception of the cordel texts Papo de Sapo, by Hadoock de Aninha, and O Bicho Folharal, by Arievaldo Viana, by students of the 5th year, of the First Stage of Elementary School, in a public institution of teaching, in the urban area of the municipality of Gado Bravo/PB and as specific objectives: to observe how the experience and mediation of Cordel Literature texts occurs in the classroom in a public institution, in the municipality of Gado Bravo/PB; investigate the possible contributions of texts from cordel literature, centered on the theme of animals, for the formation of readers in 5th grade classes of the First Stage of Elementary Education; verify, from the development of reading workshops, based on performative reading and the creative method, the involvement of children with the referred cordel works, discussing aspects such as: reception, creativity and performance in the development of activities with this literature in the classroom of class. Our proposal sought to answer the following research question: how is the reception of Cordel Literature (texts centered on the theme of animals) and how this can contribute to the formation of readers in 5th grade classes, in the First Stage of Elementary School, of a school in the urban area, in the municipality of Gado Bravo in Paraíba? Therefore, our research resorts, as a theoretical contribution, to scholars such as Robert Jauss (1994) on the Aesthetics of Reception, Zumthor (2007), on performative reading, and Bordini and Aguiar (1988), on the Creative Method. For the discussion about Cordel Literature, we turned to scholars such as Abreu (1999), Marinho e Pinheiro (2012), Pinheiro (2013, 2018, 2020). About reader formation and mediation in the classroom, the work is based on authors such as Vygotsky (2007), Zilberman (2003), Rouxel (2013) and Coracini (2005), as well as on the National Common Curricular Base for the Elementary School (BNCC-EF, 2017), as an official curriculum document. During the experience with cordel texts, which address the theme of animals in the classroom, we observed the relationship between Cordel Literature and the readers formation in this phase in an encouraging way, when devoid of purposes of domination of the learning subject. With regard to discussions in the educational scenario about this literature, we observe that the genre is constantly changing and its presence at school is becoming more and more frequent, although the effective reading of these texts in the classroom still happens in a timid way. We also believe that the theme of animals constitutes an important contribution to the work with literary texts at school, since it is capable of awakening children's interest and enabling the expansion of their horizons of expectations, facilitating the process of teaching-learning about the literary text / cordel.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGWANDERLEY, Naelza de Araújo.WANDERLEY, N. A.http://lattes.cnpq.br/3611928212835405NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.COSTA, Maria Edileuza da.SOUZA, Ana Maria Henrique de.2023-08-042023-11-09T12:48:38Z2023-11-092023-11-09T12:48:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32738SOUZA, Ana Maria Henrique. Literatura de cordel: o encontro entre a criança e a poesia na escola. 2023. 171 f. 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