O uso das culturas e a (re)construção das “identidades”: o discurso turístico e a formação de espaços na região do Seridó Norte-Rio-Grandense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Cléryston Rafaell Wanderley de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34311
Resumo: Identifica os principais símbolos, signos, discursos de introdução e resistência, bem como os meios de divulgação utilizados pelo discurso turístico como (re)criadores e/ou (re)afirmadores de uma “identidade” Seridoense. Analisa historicamente os discursos criadores e o processo de formação dos espaços turísticos na região do Seridó norte-rio-grandense tomando como recorte espacial o recém criado Pólo Turístico do Seridó. Utiliza o método antropológico da “descrição densa” e os métodos de pesquisa bibliográfica e documental em arquivos provenientes do Laboratório de Documentação Histórica do Seridó (LABORDOC) e de outros arquivos públicos e particulares do Estado do RN. Busca compreender a “lógica” espacial criada como forma de incorporação, ou vilipendio, dos lugares pelo turismo e entender como se deu a formação discursiva, geopolítica e sócio-espacial dos lugares e não-lugares criados pelo/para o setor turístico do Seridó. Esta reorganização do espaço seridoense ocorre por série de estratégias que transfiguram a cultura local, introduzindo novas referências identitárias, desta feita moldadas por influências externas, alienígenas. Percebe-se que estas novas referências baseiam-se em um mercado turístico internacional, em estratégias de marketing e venda do destino, em fluxos globais de pessoas, enfim, em uma cultura global. Com a transformação das identidades e dos referenciais culturais evidenciam-se fenômenos bastante peculiares, que levam a algumas reflexões, servindo muito mais como uma problematização, uma inquietação e a indicação de possíveis temáticas de estudos, do que como conclusão da problemática proposta. Em primeiro lugar, a própria noção de espaço também se transfigura, provocando mudanças importantes nos lugares. Em segundo lugar, a própria noção de território segue o mesmo padrão. Por fim, a atividade turística na região do Seridó, dita “globalizada e globalizante”, cria um movimento ambíguo e irreversível, no qual ao mesmo tempo em que se transmutam as culturas, as identidades e os lugares, se atribui, pelas pressões do turismo de massas, uma representação imagética estanque à estas mesmas categorias, cristalizando-as. Nesse sentido, aos olhos do mundo, também ocorre uma cristalização desta dita seridoensidade, que em sua essência estaria em constante processo de transmutação. Por fim, discuti a noção de “identidade seridoense”, mostrando como esta se descaracterizou ao longo da introdução da lógica “pós-moderna” do discurso turístico, concluindo como esta mudança de identidade transforma os espaços da região, transfigurando ambas em categorias hibridas.
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