Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Daniele Leandro da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7228
Resumo: Objetivou-se nesta pesquisa intitulada ―Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações‖, compreender os desafios de implementação da gestão democrática na escola pública, e suas possibilidades de superação através da participação da família- comunidade nas decisões tomadas nos processos de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Este teve por questão estrutural de alinhamento de estudo: de que modo pode-se implementar gestão democrática na escola pública a partir das estruturas conjunturais político-administrativas que se possui? Esta produção constitui um estudo de natureza qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental, técnicas de entrevistas semiestruturadas, e categorização simples dos dados levantados. Fundamentou-se prioritariamente em, Paro (1992), Libâneo (2008), Veiga (2013), Gadotti (2013) e Lima (2014), bem como, pelos Cadernos de Formação para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004). O estudo orientou-se por uma pesquisa de campo realizada junto ao gestor, coordenador, docente, discente, presidente do Conselho e a mãe de aluno, sujeitos pertencentes a rede Estadual de ensino do município de Lavras da Mangabeira-CE. A pesquisa demonstrou que existe a possibilidade de implementar uma gestão democrática na escola pública desde que haja no contexto escolar uma formação sensibilização e compromisso dos sujeitos envolvidos em processo de co-gestão escolar como base para um consolidado ensino-aprendizagem na unidade escolar. O que depende da intenção de democratizar as relações de trabalho em contexto escolar para uma formação humano- crítica que fomente o exercício da cidadania, vivência de princípios democráticos e esclarecimento político acerca da estrutura das relações sociais de produção da vida. Para que os educandos e profissionais do ensino possam compreender de que forma se dão os processos de organização do trabalho pedagógico da escola, exige-se dos gestores uma visão ampliada em relação a novos paradigmas de gestão e, ao mesmo tempo o domínio de que a comunidade escolar necessita adquirir por meio da participação a consciência de seu papel na construção da escola pública. Destaca-se, portanto, nesse movimento, a importância de se formar cidadãos no exercício da prática de cogestão baseada nos princípios da democracia, para formação humano-política dos sujeitos partícipes dos processos de organização e desenvolvimento de seus espaços sociais em relação às suas condições de vida.
id UFCG_ea93f228dfb9ad625d551aba83d256ce
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7228
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.Challenges of democratic management in the public school: barriers and overcoming.Gestão escolarGestão democráticaEscola públicaSchool managementDemocratic managementPublic schoolEducação.Objetivou-se nesta pesquisa intitulada ―Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações‖, compreender os desafios de implementação da gestão democrática na escola pública, e suas possibilidades de superação através da participação da família- comunidade nas decisões tomadas nos processos de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Este teve por questão estrutural de alinhamento de estudo: de que modo pode-se implementar gestão democrática na escola pública a partir das estruturas conjunturais político-administrativas que se possui? Esta produção constitui um estudo de natureza qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental, técnicas de entrevistas semiestruturadas, e categorização simples dos dados levantados. Fundamentou-se prioritariamente em, Paro (1992), Libâneo (2008), Veiga (2013), Gadotti (2013) e Lima (2014), bem como, pelos Cadernos de Formação para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004). O estudo orientou-se por uma pesquisa de campo realizada junto ao gestor, coordenador, docente, discente, presidente do Conselho e a mãe de aluno, sujeitos pertencentes a rede Estadual de ensino do município de Lavras da Mangabeira-CE. A pesquisa demonstrou que existe a possibilidade de implementar uma gestão democrática na escola pública desde que haja no contexto escolar uma formação sensibilização e compromisso dos sujeitos envolvidos em processo de co-gestão escolar como base para um consolidado ensino-aprendizagem na unidade escolar. O que depende da intenção de democratizar as relações de trabalho em contexto escolar para uma formação humano- crítica que fomente o exercício da cidadania, vivência de princípios democráticos e esclarecimento político acerca da estrutura das relações sociais de produção da vida. Para que os educandos e profissionais do ensino possam compreender de que forma se dão os processos de organização do trabalho pedagógico da escola, exige-se dos gestores uma visão ampliada em relação a novos paradigmas de gestão e, ao mesmo tempo o domínio de que a comunidade escolar necessita adquirir por meio da participação a consciência de seu papel na construção da escola pública. Destaca-se, portanto, nesse movimento, a importância de se formar cidadãos no exercício da prática de cogestão baseada nos princípios da democracia, para formação humano-política dos sujeitos partícipes dos processos de organização e desenvolvimento de seus espaços sociais em relação às suas condições de vida.The objective of this research was to understand the challenges of implementing democratic management in the public school, and its possibilities of overcoming it through the participation of the family-community in the decisions taken in the processes of Organization of Pedagogical Work (OTP). This had as a structural question of study alignment: in what way can democratic management be implemented in the public school based on the political and administrative conjunctural structures that one possesses? This production is a qualitative study, with bibliographic and documentary research approaches, semistructured interview techniques, and simple categorization of the data collected. It was based mainly on Paro (1992), Libâneo (2008), Veiga (2013), Gadotti (2013) and Lima (2014), as well as for the Training Boards for School Boards of the Ministry of Education (2004). The study was guided by a field research carried out with the manager, coordinator, teacher, student, president of the Council and the mother of a student, subjects belonging to the State education network of the municipality of Lavras da Mangabeira-CE. The research demonstrated that there is the possibility of implementing democratic management in the public school provided there is in the school context an awareness raising and commitment of the subjects involved in the school co-management process as the basis for a consolidated teaching-learning in the school unit. What depends on the intention to democratize the labor relations in a school context for a human-critical formation that fosters the exercise of citizenship, living democratic principles and political clarification about the structure of the social relations of production of life. In order for teachers and teaching professionals to understand how the processes of organizing the school's pedagogical work take place, managers are required to have a broader view of new management paradigms and, at the same time, school community needs to acquire through the participation the awareness of its role in the construction of the public school. In this movement, therefore, it is important to form citizens in the practice of co-management based on the principles of democracy, for the human-political formation of the subjects who participate in the processes of organization and development of their social spaces in relation to their conditions of life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502PIRES, Aparecida Carneiro.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SILVA, Maria Daniele Leandro da.2018-07-262019-09-24T15:27:16Z2019-09-242019-09-24T15:27:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7228SILVA, Maria Daniele Leandro da. Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações. 2018. 96f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T13:08:35Zoai:localhost:riufcg/7228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T13:08:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
Challenges of democratic management in the public school: barriers and overcoming.
title Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
spellingShingle Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
SILVA, Maria Daniele Leandro da.
Gestão escolar
Gestão democrática
Escola pública
School management
Democratic management
Public school
Educação.
title_short Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
title_full Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
title_fullStr Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
title_full_unstemmed Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
title_sort Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações.
author SILVA, Maria Daniele Leandro da.
author_facet SILVA, Maria Daniele Leandro da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
PIRES, Aparecida Carneiro.
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Daniele Leandro da.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Escola pública
School management
Democratic management
Public school
Educação.
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Escola pública
School management
Democratic management
Public school
Educação.
description Objetivou-se nesta pesquisa intitulada ―Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações‖, compreender os desafios de implementação da gestão democrática na escola pública, e suas possibilidades de superação através da participação da família- comunidade nas decisões tomadas nos processos de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Este teve por questão estrutural de alinhamento de estudo: de que modo pode-se implementar gestão democrática na escola pública a partir das estruturas conjunturais político-administrativas que se possui? Esta produção constitui um estudo de natureza qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental, técnicas de entrevistas semiestruturadas, e categorização simples dos dados levantados. Fundamentou-se prioritariamente em, Paro (1992), Libâneo (2008), Veiga (2013), Gadotti (2013) e Lima (2014), bem como, pelos Cadernos de Formação para Conselhos Escolares do Ministério da Educação (2004). O estudo orientou-se por uma pesquisa de campo realizada junto ao gestor, coordenador, docente, discente, presidente do Conselho e a mãe de aluno, sujeitos pertencentes a rede Estadual de ensino do município de Lavras da Mangabeira-CE. A pesquisa demonstrou que existe a possibilidade de implementar uma gestão democrática na escola pública desde que haja no contexto escolar uma formação sensibilização e compromisso dos sujeitos envolvidos em processo de co-gestão escolar como base para um consolidado ensino-aprendizagem na unidade escolar. O que depende da intenção de democratizar as relações de trabalho em contexto escolar para uma formação humano- crítica que fomente o exercício da cidadania, vivência de princípios democráticos e esclarecimento político acerca da estrutura das relações sociais de produção da vida. Para que os educandos e profissionais do ensino possam compreender de que forma se dão os processos de organização do trabalho pedagógico da escola, exige-se dos gestores uma visão ampliada em relação a novos paradigmas de gestão e, ao mesmo tempo o domínio de que a comunidade escolar necessita adquirir por meio da participação a consciência de seu papel na construção da escola pública. Destaca-se, portanto, nesse movimento, a importância de se formar cidadãos no exercício da prática de cogestão baseada nos princípios da democracia, para formação humano-política dos sujeitos partícipes dos processos de organização e desenvolvimento de seus espaços sociais em relação às suas condições de vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
2019-09-24T15:27:16Z
2019-09-24
2019-09-24T15:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7228
SILVA, Maria Daniele Leandro da. Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações. 2018. 96f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7228
identifier_str_mv SILVA, Maria Daniele Leandro da. Desafios da gestão democrática na escola pública: entraves e superações. 2018. 96f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396168462336