A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536 |
Resumo: | 0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola. |
id |
UFCG_ef666e99d162fb9807fb6c32b8723038 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13536 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.The importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school.Psicologia educacionalEducação infantilLúdicoEnsino fundamentalEducational PsychologyChild educationLudicElementary SchoolEducação.0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola.The game and play are considered important strategies for teaching and learning in child education and early years of elementary education, promoting the internal motivation the reasoning the interaction between students / teachers / students. With this understanding are studies in all levels of education in order to have a better understanding of its usefulness. In this sense, this research aimed to investigate how teachers are using the ludic activities aiming to collect data that could contribute to further discussion on the importance of play in the classroom and how the game and play can and should be viewed as a teaching resourceteaching in two public schools of the City of Poco Dantas / PB, with the theoretical support authors as; Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008) , Lara (2004) among others, in addition to documents that regulate the functioning of these levels. For this we used a qualitative methodology with the support of interviews, questionnaires and observations. The data were analyzed in order to meet the objective. The results show that although the teachers understand the importance of working with the ludic in the classroom to children's development and learning process, they argue to have difficulties while working with games and activities for lack of affinity with recreational activities or failure in initial and continuing training. It is concluded that there is need to promote continuing education at the schoolUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBUENO, Maria Ioneida Ramalhho.BUENO, Maria Ioneida Ramalho.http://lattes.cnpq.br/4828591425380465ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MACIEL, Eliane Maria de Menezes.MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.2013-04-302020-07-25T17:55:49Z2020-07-252020-07-25T17:55:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:28:19Zoai:localhost:riufcg/13536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. The importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school. |
title |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. Psicologia educacional Educação infantil Lúdico Ensino fundamental Educational Psychology Child education Ludic Elementary School Educação. |
title_short |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. |
author_facet |
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BUENO, Maria Ioneida Ramalhho. BUENO, Maria Ioneida Ramalho. http://lattes.cnpq.br/4828591425380465 ARAÚJO, Edinaura Almeida de. MACIEL, Eliane Maria de Menezes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Educação infantil Lúdico Ensino fundamental Educational Psychology Child education Ludic Elementary School Educação. |
topic |
Psicologia educacional Educação infantil Lúdico Ensino fundamental Educational Psychology Child education Ludic Elementary School Educação. |
description |
0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 2020-07-25T17:55:49Z 2020-07-25 2020-07-25T17:55:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536 MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744449005158400 |