A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536
Resumo: 0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola.
id UFCG_ef666e99d162fb9807fb6c32b8723038
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13536
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.The importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school.Psicologia educacionalEducação infantilLúdicoEnsino fundamentalEducational PsychologyChild educationLudicElementary SchoolEducação.0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola.The game and play are considered important strategies for teaching and learning in child education and early years of elementary education, promoting the internal motivation the reasoning the interaction between students / teachers / students. With this understanding are studies in all levels of education in order to have a better understanding of its usefulness. In this sense, this research aimed to investigate how teachers are using the ludic activities aiming to collect data that could contribute to further discussion on the importance of play in the classroom and how the game and play can and should be viewed as a teaching resourceteaching in two public schools of the City of Poco Dantas / PB, with the theoretical support authors as; Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008) , Lara (2004) among others, in addition to documents that regulate the functioning of these levels. For this we used a qualitative methodology with the support of interviews, questionnaires and observations. The data were analyzed in order to meet the objective. The results show that although the teachers understand the importance of working with the ludic in the classroom to children's development and learning process, they argue to have difficulties while working with games and activities for lack of affinity with recreational activities or failure in initial and continuing training. It is concluded that there is need to promote continuing education at the schoolUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBUENO, Maria Ioneida Ramalhho.BUENO, Maria Ioneida Ramalho.http://lattes.cnpq.br/4828591425380465ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MACIEL, Eliane Maria de Menezes.MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.2013-04-302020-07-25T17:55:49Z2020-07-252020-07-25T17:55:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:28:19Zoai:localhost:riufcg/13536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
The importance of playfulness in early childhood education and in the early years of elementary school.
title A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.
Psicologia educacional
Educação infantil
Lúdico
Ensino fundamental
Educational Psychology
Child education
Ludic
Elementary School
Educação.
title_short A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
author MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.
author_facet MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BUENO, Maria Ioneida Ramalhho.
BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
http://lattes.cnpq.br/4828591425380465
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educação infantil
Lúdico
Ensino fundamental
Educational Psychology
Child education
Ludic
Elementary School
Educação.
topic Psicologia educacional
Educação infantil
Lúdico
Ensino fundamental
Educational Psychology
Child education
Ludic
Elementary School
Educação.
description 0 jogo e a brincadeira são considerados importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a interação entre alunos/professores/ alunos. Com esse entendimento encontram-se estudos em todos os níveis do ensino para que se tenha uma compreensão melhor da sua utilidade. Neste sentido, essa pesquisa objetivou investigar como os professores estão utilizando as atividades lúdicas visando levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre a importância do lúdico na sala de aula e como o jogo e a brincadeira pode e deve ser encarado como um recurso didático pedagógico em duas escolas municipais da Cidade de Poço Dantas/ PB, tendo como suporte teórico autores como: Frascione (2011), Winnicott (1995), Kishimoto (1994), Almeida (1998), Almeida (2007), Alves (2001), Negrine (1994), Oliveira (2008), Lara (2004) entre outros, além dos documentos que normatizam o funcionamento desses níveis de ensino. Para isto utilizou-se uma metodologia qualitativa com o apoio de entrevistas, questionários e observações. Os dados foram analisados de forma a responder o objetivo proposto. Os resultados mostram que apesar das professores compreenderem a importância de trabalhar com o lúdico em sala de aula para o desenvolvimento da criança e do processo ensino aprendizagem, elas afirmam sentir dificuldades ao trabalhar com jogos e brincadeiras por falta de afinidade com as atividades lúdicas ou por falha na formação inicial e continuada. Conclui-se que ha necessidade da promoção de formação continuada na própria escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
2020-07-25T17:55:49Z
2020-07-25
2020-07-25T17:55:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536
MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13536
identifier_str_mv MONTEIRO, Francisca Aparecida Alves. A importância do lúdico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449005158400