Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328 |
Resumo: | O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil. |
id |
UFCG_f0de2468250dfe797dcf251cc5d2c005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24328 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.Storytelling in early childhood education: more than an act of narrating, it is enchanting and contagious.Educação infantilFormação de professoresContação de históriaSociointeracionismoAlfabetizaçãoLetramentoChild educationTeacher trainingStory tellingSociointeractionismLiteracyEducação.O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil.The work was about the storytelling in Early Childhood Education as object of study and its place in teacher training. The theme emerged from the author‘s observation in the supervised internship of Early Childhood Education when the teachers suppressed this important activity. The starting question was about the understanding of storytelling that the educational literature presents to us. The assumption was that storytelling is a great device to the pedagogical practice of literacy and literacy for teachers, because it instigates imagination, creativity, develops orality, encourages the delight for the reading and contributes to the formation of the child‘s personality. The objective was to identify understandings of storytelling in the educational literature and contribute with a didactic-pedagogical proposal of storytelling for teachers in training and acting in Early Childhood Education. In this sense, we analyze historically the formation of teachers, the theoretical contributions of the act of storytelling as a teaching and learning strategy and its relation to the school environment for the formation of a reader that is enchanted by the narrative. For the study of investigation, we adopted the qualitative research, using the systemic review of the educational literature and the description of the observationof the experience in the supervised internship of the Pedagogy Course of the Universidade Feral de Campina Grande, campus of Cajazeiras (20172018). The contribution of the study to teachers in training and acting is in the appreciation of the activity of storytelling centered on the formation of the reader for literacy/literacy in Early Childhood Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOVIKOFF, Cristina.NOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253PEREIRA, Zildene Francisca.PIRES, Aparecida Carneiro.GOMES, Vanilda Filgueira.2018-12-072022-04-06T12:27:29Z2022-04-062022-04-06T12:27:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:10:29Zoai:localhost:riufcg/24328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. Storytelling in early childhood education: more than an act of narrating, it is enchanting and contagious. |
title |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. |
spellingShingle |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. GOMES, Vanilda Filgueira. Educação infantil Formação de professores Contação de história Sociointeracionismo Alfabetização Letramento Child education Teacher training Story telling Sociointeractionism Literacy Educação. |
title_short |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. |
title_full |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. |
title_fullStr |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. |
title_full_unstemmed |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. |
title_sort |
Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. |
author |
GOMES, Vanilda Filgueira. |
author_facet |
GOMES, Vanilda Filgueira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NOVIKOFF, Cristina. NOVIKOFF, C. http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 PEREIRA, Zildene Francisca. PIRES, Aparecida Carneiro. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Vanilda Filgueira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação de professores Contação de história Sociointeracionismo Alfabetização Letramento Child education Teacher training Story telling Sociointeractionism Literacy Educação. |
topic |
Educação infantil Formação de professores Contação de história Sociointeracionismo Alfabetização Letramento Child education Teacher training Story telling Sociointeractionism Literacy Educação. |
description |
O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 2022-04-06T12:27:29Z 2022-04-06 2022-04-06T12:27:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328 GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328 |
identifier_str_mv |
GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744532612317184 |