Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Vanilda Filgueira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328
Resumo: O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil.
id UFCG_f0de2468250dfe797dcf251cc5d2c005
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24328
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.Storytelling in early childhood education: more than an act of narrating, it is enchanting and contagious.Educação infantilFormação de professoresContação de históriaSociointeracionismoAlfabetizaçãoLetramentoChild educationTeacher trainingStory tellingSociointeractionismLiteracyEducação.O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil.The work was about the storytelling in Early Childhood Education as object of study and its place in teacher training. The theme emerged from the author‘s observation in the supervised internship of Early Childhood Education when the teachers suppressed this important activity. The starting question was about the understanding of storytelling that the educational literature presents to us. The assumption was that storytelling is a great device to the pedagogical practice of literacy and literacy for teachers, because it instigates imagination, creativity, develops orality, encourages the delight for the reading and contributes to the formation of the child‘s personality. The objective was to identify understandings of storytelling in the educational literature and contribute with a didactic-pedagogical proposal of storytelling for teachers in training and acting in Early Childhood Education. In this sense, we analyze historically the formation of teachers, the theoretical contributions of the act of storytelling as a teaching and learning strategy and its relation to the school environment for the formation of a reader that is enchanted by the narrative. For the study of investigation, we adopted the qualitative research, using the systemic review of the educational literature and the description of the observationof the experience in the supervised internship of the Pedagogy Course of the Universidade Feral de Campina Grande, campus of Cajazeiras (20172018). The contribution of the study to teachers in training and acting is in the appreciation of the activity of storytelling centered on the formation of the reader for literacy/literacy in Early Childhood Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOVIKOFF, Cristina.NOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253PEREIRA, Zildene Francisca.PIRES, Aparecida Carneiro.GOMES, Vanilda Filgueira.2018-12-072022-04-06T12:27:29Z2022-04-062022-04-06T12:27:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:10:29Zoai:localhost:riufcg/24328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
Storytelling in early childhood education: more than an act of narrating, it is enchanting and contagious.
title Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
spellingShingle Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
GOMES, Vanilda Filgueira.
Educação infantil
Formação de professores
Contação de história
Sociointeracionismo
Alfabetização
Letramento
Child education
Teacher training
Story telling
Sociointeractionism
Literacy
Educação.
title_short Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
title_full Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
title_fullStr Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
title_full_unstemmed Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
title_sort Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar.
author GOMES, Vanilda Filgueira.
author_facet GOMES, Vanilda Filgueira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOVIKOFF, Cristina.
NOVIKOFF, C.
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253
PEREIRA, Zildene Francisca.
PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Vanilda Filgueira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Contação de história
Sociointeracionismo
Alfabetização
Letramento
Child education
Teacher training
Story telling
Sociointeractionism
Literacy
Educação.
topic Educação infantil
Formação de professores
Contação de história
Sociointeracionismo
Alfabetização
Letramento
Child education
Teacher training
Story telling
Sociointeractionism
Literacy
Educação.
description O trabalho versou sobre a contação de histórias na Educação Infantil como objeto de estudo e seu lugar na formação docente. A temática emergiu da observação da autora no estágio supervisionado da Educação Infantil quando as professoras suprimiam essa importante atividade. A pergunta de partida foi sobre qual o entendimento de contação de histórias que a literatura educacional nos apresenta? O pressuposto foi de que a contação de histórias é um ótimo auxílio à prática pedagógica de alfabetização e letramento para professores, pois instiga a imaginação, a criatividade, desenvolve a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança. O objetivo foi identificar entendimentos de contação de história na literatura educacional e contribuir com uma proposta didático-pedagógica da contação de história para professores em formação e atuação na Educação Infantil. Nesse sentido, analisamos historicamente a formação de professores, as contribuições teóricas do ato de contar histórias como estratégia de ensino e aprendizagem e sua relação com o espaço escolar para a formação de um leitor encantado pela narrativa. Para o estudo de investigação adotamos a pesquisa qualitativa, com uso da revisão sistemática da literatura educacional e da descrição da observação da experiência no estágio supervisionado do Curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras (20172018). A contribuição do estudo para professores em formação e atuação está na valoração da atividade de contação de história centrada na formação do leitor para a alfabetização/letramento na Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2022-04-06T12:27:29Z
2022-04-06
2022-04-06T12:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328
GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24328
identifier_str_mv GOMES, Vanilda Filgueira. Contação de histórias na educação infantil: mais que um ato de narrar é encantar e contagiar. 2018. 83f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744532612317184