PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AbrahÃo Antonio Braga Sampaio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5380
Resumo: O projeto das Passagens (Das Passagen-Werk, 1927-1940), estudo inacabado de Walter Benjamin (1892-1940), pois composto de uma sÃrie de fragmentos e citaÃÃes, trata do desdobramento â nas condiÃÃes do âalto capitalismoâ â do conceito do carÃter fetiche da mercadoria, no intuito de articular uma teoria social crÃtica. A base de sua pesquisa situa-se na interpretaÃÃo dos fenÃmenos visÃveis da Paris, capital do sÃculo XIX: as passagens, as construÃÃes de ferro e os tipos de iluminaÃÃo, os panoramas, o interior das moradias burguesas, a moda e o Jugendstil, os folhetins, as lutas de barricadas decorrentes dos movimentos sociais, as reformas urbanas de Haussmann, tipos sociais como o flÃneur, o colecionador e o jogador, as produÃÃes teÃricas do socialismo utÃpico de Saint-Simon e Fourier, bem como a poÃtica de Baudelaire em especial etc. O autor alemÃo enfoca especificamente a contradiÃÃo entre o desenvolvimento das forÃas produtivas e o uso delas por parte do coletivo nas relaÃÃes capitalistas de produÃÃo. Essa contradiÃÃo se expressa no espaÃo simbÃlico das imagens onÃricas, as quais interpenetram o antigo e o novo, e configuram todas as construÃÃes da sociabilidade moderna. O quadro metodolÃgico esboÃado no trabalho sobre as galerias comerciais parisienses tem por base a analogia proposta entre a interpretaÃÃo dos sonhos psicanalÃtica e a interpretaÃÃo dos fenÃmenos coletivos compreendidos enquanto formas onÃricas. O problema desta aparÃncia social reificada ganha plena elaboraÃÃo na constituiÃÃo do estatuto metodolÃgico da imagem dialÃtica,com base na suspensÃo dos elementos ambÃguos dos fenÃmenos da cultura do fetiche. No presente trabalho sÃo apresentadas as linhas mestras da categoria polÃtica do despertar histÃrico que, enquanto processo de interpretaÃÃo e crÃtica da histÃria, opera uma sÃntese conceitual (constelaÃÃo) que inter-relaciona dialeticamente o conjunto complexo das categorias teÃricas: o carÃter fetiche da mercadoria, o conceito de expressÃo, a distinÃÃo entre imagem onÃrica e imagem dialÃtica, bem como do prÃprio despertar. Desse modo, Benjamin lanÃa as bases para uma teoria social crÃtica e para uma nova escrita da histÃria nos marcos de uma historiografia materialista.
id UFC_016403756f80cea10e5b1b86693a038f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3393
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin2010-04-15Dilmar Santos de Miranda03864065704kleber Carneiro Amora19126891387JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino4787286137200906684307http://lattes.cnpq.br/7203947222239716AbrahÃo Antonio Braga SampaioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRFetichismo Imagem OnÃrica Imagem DialÃtica Despertar HistÃricoFetishism Oniric Images Dialectical Image Historical AwakeninFILOSOFIAO projeto das Passagens (Das Passagen-Werk, 1927-1940), estudo inacabado de Walter Benjamin (1892-1940), pois composto de uma sÃrie de fragmentos e citaÃÃes, trata do desdobramento â nas condiÃÃes do âalto capitalismoâ â do conceito do carÃter fetiche da mercadoria, no intuito de articular uma teoria social crÃtica. A base de sua pesquisa situa-se na interpretaÃÃo dos fenÃmenos visÃveis da Paris, capital do sÃculo XIX: as passagens, as construÃÃes de ferro e os tipos de iluminaÃÃo, os panoramas, o interior das moradias burguesas, a moda e o Jugendstil, os folhetins, as lutas de barricadas decorrentes dos movimentos sociais, as reformas urbanas de Haussmann, tipos sociais como o flÃneur, o colecionador e o jogador, as produÃÃes teÃricas do socialismo utÃpico de Saint-Simon e Fourier, bem como a poÃtica de Baudelaire em especial etc. O autor alemÃo enfoca especificamente a contradiÃÃo entre o desenvolvimento das forÃas produtivas e o uso delas por parte do coletivo nas relaÃÃes capitalistas de produÃÃo. Essa contradiÃÃo se expressa no espaÃo simbÃlico das imagens onÃricas, as quais interpenetram o antigo e o novo, e configuram todas as construÃÃes da sociabilidade moderna. O quadro metodolÃgico esboÃado no trabalho sobre as galerias comerciais parisienses tem por base a analogia proposta entre a interpretaÃÃo dos sonhos psicanalÃtica e a interpretaÃÃo dos fenÃmenos coletivos compreendidos enquanto formas onÃricas. O problema desta aparÃncia social reificada ganha plena elaboraÃÃo na constituiÃÃo do estatuto metodolÃgico da imagem dialÃtica,com base na suspensÃo dos elementos ambÃguos dos fenÃmenos da cultura do fetiche. No presente trabalho sÃo apresentadas as linhas mestras da categoria polÃtica do despertar histÃrico que, enquanto processo de interpretaÃÃo e crÃtica da histÃria, opera uma sÃntese conceitual (constelaÃÃo) que inter-relaciona dialeticamente o conjunto complexo das categorias teÃricas: o carÃter fetiche da mercadoria, o conceito de expressÃo, a distinÃÃo entre imagem onÃrica e imagem dialÃtica, bem como do prÃprio despertar. Desse modo, Benjamin lanÃa as bases para uma teoria social crÃtica e para uma nova escrita da histÃria nos marcos de uma historiografia materialista. The Arcades Project (Das Passagen-Werk, 1927-1940), an unfinished study conducted by Walter Benjamin (1892-1940), composed of a series of fragments and quotations, is related to the unfolding â in the conditions of the high capitalism â of the concept of the goodâs fetish character, in order to debate a critical social theory. The basis of his research is the interpretation of the visible phenomenon of Paris, the Capital of the Nineteenth Century: passageways, iron buildings, the kinds of illumination, sceneries, the interior of bourgeois abodes, fashion and the Jugendstil, feuilletons, stockade fights deriving from the social movements, the Haussmann urban reforms, social types as flÃneur, the collector and the player, the technical productions of Saint-Simon and Fourierâs utopian socialism, also Baudelaireâs poetics in particular, and etc. The German Author focuses especially on the contradiction between the development of the production forces and the use of these forces by the society in the capitalistic relations of production. This contradiction expresses itself in the symbolic space of oniric images, which interpenetrates the old and the new, and configures all buildings in modern society. The methodological picture sketched in the paper on the Parisian commercial galleries has as a basis the analogy proposed between the psychoanalytical interpretation of dreams and the interpretation of collective phenomena seen as oniric forms. The problem of the reified social appearance acquires whole elaboration in the constitution of the methodological statute of the dialectical image, based on the suspension of ambiguous elements in the fetish cultural phenomena. We present in this paper the master lines of historical awakeningâs political category that, while interpretation process and history critique, operates a conceptual summary (constellation) that dialectically interrelates the complex group of theoretical categories: the goodâs fetish character, the expression concept, the distinction between oniric and dialectic image, as well as the awakening itself. Thus, Benjamin sets the basis for a critical social theory and of a new understanding of the historical knowledge in the landmarks of a materialistic historiography.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5380application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:28Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
title PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
spellingShingle PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
AbrahÃo Antonio Braga Sampaio
Fetichismo
Imagem OnÃrica
Imagem DialÃtica
Despertar HistÃrico
Fetishism
Oniric Images
Dialectical Image
Historical Awakenin
FILOSOFIA
title_short PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
title_full PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
title_fullStr PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
title_full_unstemmed PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
title_sort PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin
author AbrahÃo Antonio Braga Sampaio
author_facet AbrahÃo Antonio Braga Sampaio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dilmar Santos de Miranda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03864065704
dc.contributor.referee1.fl_str_mv kleber Carneiro Amora
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 19126891387
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 47872861372
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00906684307
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7203947222239716
dc.contributor.author.fl_str_mv AbrahÃo Antonio Braga Sampaio
contributor_str_mv Dilmar Santos de Miranda
kleber Carneiro Amora
JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Fetichismo
Imagem OnÃrica
Imagem DialÃtica
Despertar HistÃrico
topic Fetichismo
Imagem OnÃrica
Imagem DialÃtica
Despertar HistÃrico
Fetishism
Oniric Images
Dialectical Image
Historical Awakenin
FILOSOFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Fetishism
Oniric Images
Dialectical Image
Historical Awakenin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv FILOSOFIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O projeto das Passagens (Das Passagen-Werk, 1927-1940), estudo inacabado de Walter Benjamin (1892-1940), pois composto de uma sÃrie de fragmentos e citaÃÃes, trata do desdobramento â nas condiÃÃes do âalto capitalismoâ â do conceito do carÃter fetiche da mercadoria, no intuito de articular uma teoria social crÃtica. A base de sua pesquisa situa-se na interpretaÃÃo dos fenÃmenos visÃveis da Paris, capital do sÃculo XIX: as passagens, as construÃÃes de ferro e os tipos de iluminaÃÃo, os panoramas, o interior das moradias burguesas, a moda e o Jugendstil, os folhetins, as lutas de barricadas decorrentes dos movimentos sociais, as reformas urbanas de Haussmann, tipos sociais como o flÃneur, o colecionador e o jogador, as produÃÃes teÃricas do socialismo utÃpico de Saint-Simon e Fourier, bem como a poÃtica de Baudelaire em especial etc. O autor alemÃo enfoca especificamente a contradiÃÃo entre o desenvolvimento das forÃas produtivas e o uso delas por parte do coletivo nas relaÃÃes capitalistas de produÃÃo. Essa contradiÃÃo se expressa no espaÃo simbÃlico das imagens onÃricas, as quais interpenetram o antigo e o novo, e configuram todas as construÃÃes da sociabilidade moderna. O quadro metodolÃgico esboÃado no trabalho sobre as galerias comerciais parisienses tem por base a analogia proposta entre a interpretaÃÃo dos sonhos psicanalÃtica e a interpretaÃÃo dos fenÃmenos coletivos compreendidos enquanto formas onÃricas. O problema desta aparÃncia social reificada ganha plena elaboraÃÃo na constituiÃÃo do estatuto metodolÃgico da imagem dialÃtica,com base na suspensÃo dos elementos ambÃguos dos fenÃmenos da cultura do fetiche. No presente trabalho sÃo apresentadas as linhas mestras da categoria polÃtica do despertar histÃrico que, enquanto processo de interpretaÃÃo e crÃtica da histÃria, opera uma sÃntese conceitual (constelaÃÃo) que inter-relaciona dialeticamente o conjunto complexo das categorias teÃricas: o carÃter fetiche da mercadoria, o conceito de expressÃo, a distinÃÃo entre imagem onÃrica e imagem dialÃtica, bem como do prÃprio despertar. Desse modo, Benjamin lanÃa as bases para uma teoria social crÃtica e para uma nova escrita da histÃria nos marcos de uma historiografia materialista.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The Arcades Project (Das Passagen-Werk, 1927-1940), an unfinished study conducted by Walter Benjamin (1892-1940), composed of a series of fragments and quotations, is related to the unfolding â in the conditions of the high capitalism â of the concept of the goodâs fetish character, in order to debate a critical social theory. The basis of his research is the interpretation of the visible phenomenon of Paris, the Capital of the Nineteenth Century: passageways, iron buildings, the kinds of illumination, sceneries, the interior of bourgeois abodes, fashion and the Jugendstil, feuilletons, stockade fights deriving from the social movements, the Haussmann urban reforms, social types as flÃneur, the collector and the player, the technical productions of Saint-Simon and Fourierâs utopian socialism, also Baudelaireâs poetics in particular, and etc. The German Author focuses especially on the contradiction between the development of the production forces and the use of these forces by the society in the capitalistic relations of production. This contradiction expresses itself in the symbolic space of oniric images, which interpenetrates the old and the new, and configures all buildings in modern society. The methodological picture sketched in the paper on the Parisian commercial galleries has as a basis the analogy proposed between the psychoanalytical interpretation of dreams and the interpretation of collective phenomena seen as oniric forms. The problem of the reified social appearance acquires whole elaboration in the constitution of the methodological statute of the dialectical image, based on the suspension of ambiguous elements in the fetish cultural phenomena. We present in this paper the master lines of historical awakeningâs political category that, while interpretation process and history critique, operates a conceptual summary (constellation) that dialectically interrelates the complex group of theoretical categories: the goodâs fetish character, the expression concept, the distinction between oniric and dialectic image, as well as the awakening itself. Thus, Benjamin sets the basis for a critical social theory and of a new understanding of the historical knowledge in the landmarks of a materialistic historiography.
description O projeto das Passagens (Das Passagen-Werk, 1927-1940), estudo inacabado de Walter Benjamin (1892-1940), pois composto de uma sÃrie de fragmentos e citaÃÃes, trata do desdobramento â nas condiÃÃes do âalto capitalismoâ â do conceito do carÃter fetiche da mercadoria, no intuito de articular uma teoria social crÃtica. A base de sua pesquisa situa-se na interpretaÃÃo dos fenÃmenos visÃveis da Paris, capital do sÃculo XIX: as passagens, as construÃÃes de ferro e os tipos de iluminaÃÃo, os panoramas, o interior das moradias burguesas, a moda e o Jugendstil, os folhetins, as lutas de barricadas decorrentes dos movimentos sociais, as reformas urbanas de Haussmann, tipos sociais como o flÃneur, o colecionador e o jogador, as produÃÃes teÃricas do socialismo utÃpico de Saint-Simon e Fourier, bem como a poÃtica de Baudelaire em especial etc. O autor alemÃo enfoca especificamente a contradiÃÃo entre o desenvolvimento das forÃas produtivas e o uso delas por parte do coletivo nas relaÃÃes capitalistas de produÃÃo. Essa contradiÃÃo se expressa no espaÃo simbÃlico das imagens onÃricas, as quais interpenetram o antigo e o novo, e configuram todas as construÃÃes da sociabilidade moderna. O quadro metodolÃgico esboÃado no trabalho sobre as galerias comerciais parisienses tem por base a analogia proposta entre a interpretaÃÃo dos sonhos psicanalÃtica e a interpretaÃÃo dos fenÃmenos coletivos compreendidos enquanto formas onÃricas. O problema desta aparÃncia social reificada ganha plena elaboraÃÃo na constituiÃÃo do estatuto metodolÃgico da imagem dialÃtica,com base na suspensÃo dos elementos ambÃguos dos fenÃmenos da cultura do fetiche. No presente trabalho sÃo apresentadas as linhas mestras da categoria polÃtica do despertar histÃrico que, enquanto processo de interpretaÃÃo e crÃtica da histÃria, opera uma sÃntese conceitual (constelaÃÃo) que inter-relaciona dialeticamente o conjunto complexo das categorias teÃricas: o carÃter fetiche da mercadoria, o conceito de expressÃo, a distinÃÃo entre imagem onÃrica e imagem dialÃtica, bem como do prÃprio despertar. Desse modo, Benjamin lanÃa as bases para uma teoria social crÃtica e para uma nova escrita da histÃria nos marcos de uma historiografia materialista.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5380
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295145386311680