Latinidade e imagens de si na tradiÃÃo editorialÃstica do Jornal do Brasil e no ClarÃn nos sÃculos XX e XXI: vestÃgios de mudanÃa e traÃos de permanÃncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucineudo Machado Irineu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12362
Resumo: Conjugando pressupostos teÃrico-metodolÃgicos da AnÃlise do Discurso francesa e da Filologia RomÃnica alemÃ, em diÃlogo com os Estudos Culturais antropolÃgicos, esta tese constrÃi como objeto de pesquisa o conjunto de imagens discursivas, em constituiÃÃo diacrÃnica, projetadas em textos opinativos dos sÃculos XX e XXI do Jornal do Brasil e do ClarÃn, a partir da hipÃtese de que o conceito de tradiÃÃes discursivas pode lanÃar luz à investigaÃÃo diacrÃnica do ethos discursivo, pela descriÃÃo de seus vestÃgios de mudanÃa e de seus traÃos de permanÃncia, na histÃria. Deste modo, o presente estudo objetiva reconstruir a trajetÃria histÃrica do ethos que os enunciadores dos dois jornais enfocados projetam no discurso jornalÃstico, em editoriais publicados no Brasil e na Argentina que tratam de temas da latinidade da AmÃrica Latina, no perÃodo de 1945 a 2014. Para a execuÃÃo deste objetivo, realizamos uma investigaÃÃo linguÃstico-discursiva em trÃs cenas. Em uma primeira cena teÃrico-conceitual, debruÃamo-nos sobre os conceitos de latinidade da AmÃrica Latina, de ethos discursivo e de tradiÃÃes discursivas a partir dos postulados de GarcÃa Canclini (2008a, 2008b), Maingueneau (2008a, 2008b) e Kabatek (2005, 2007), dentre outros. Na sequÃncia, em uma segunda cena metodolÃgica, recorremos a procedimentos da AnÃlise do Discurso e da Filologia RomÃnica para o exame (interpretaÃÃo e descriÃÃo) dos 50 exemplares de editoriais que compÃem o corpus desta pesquisa, organizados em duas geraÃÃes de textos, em blocos de 35 anos cada uma. Por fim, em uma terceira cena analÃtica, procedemos ao exame dos editoriais no que se refere Ãs seguintes categorias: cena enunciativa (cena englobante, cena genÃrica, cenografias e imagens de si dos enunciadores), conforme Maingueneau (2008a, 2008b), e tradiÃÃes discursivas (vestÃgios de mudanÃa e traÃos de permanÃncia no conjunto de imagens de si dos enunciadores, nas cenografias e nos elementos dÃiticos e lexicais pelos quais se expressam), consoante Kabatek (2005, 2007), dentre outros. ApÃs as anÃlises, à possÃvel afirmar que as imagens de si dos enunciadores mudam de um tempo a outro e de uma cultura a outra, em funÃÃo das cenografias e dos Ãndices linguÃstico-discursivos mobilizados, evidenciando que, de fato, o discurso à um espaÃo de regularidades enunciativas observÃveis em termos de sua expressÃo no plano diacrÃnico. Acredita-se, assim, que esta pesquisa contribui para a expansÃo dos estudos linguÃsticos no que diz respeito à abordagem diacrÃnica de fenÃmenos discursivos, tais como as imagens de si.
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Deste modo, o presente estudo objetiva reconstruir a trajetÃria histÃrica do ethos que os enunciadores dos dois jornais enfocados projetam no discurso jornalÃstico, em editoriais publicados no Brasil e na Argentina que tratam de temas da latinidade da AmÃrica Latina, no perÃodo de 1945 a 2014. Para a execuÃÃo deste objetivo, realizamos uma investigaÃÃo linguÃstico-discursiva em trÃs cenas. Em uma primeira cena teÃrico-conceitual, debruÃamo-nos sobre os conceitos de latinidade da AmÃrica Latina, de ethos discursivo e de tradiÃÃes discursivas a partir dos postulados de GarcÃa Canclini (2008a, 2008b), Maingueneau (2008a, 2008b) e Kabatek (2005, 2007), dentre outros. Na sequÃncia, em uma segunda cena metodolÃgica, recorremos a procedimentos da AnÃlise do Discurso e da Filologia RomÃnica para o exame (interpretaÃÃo e descriÃÃo) dos 50 exemplares de editoriais que compÃem o corpus desta pesquisa, organizados em duas geraÃÃes de textos, em blocos de 35 anos cada uma. Por fim, em uma terceira cena analÃtica, procedemos ao exame dos editoriais no que se refere Ãs seguintes categorias: cena enunciativa (cena englobante, cena genÃrica, cenografias e imagens de si dos enunciadores), conforme Maingueneau (2008a, 2008b), e tradiÃÃes discursivas (vestÃgios de mudanÃa e traÃos de permanÃncia no conjunto de imagens de si dos enunciadores, nas cenografias e nos elementos dÃiticos e lexicais pelos quais se expressam), consoante Kabatek (2005, 2007), dentre outros. ApÃs as anÃlises, à possÃvel afirmar que as imagens de si dos enunciadores mudam de um tempo a outro e de uma cultura a outra, em funÃÃo das cenografias e dos Ãndices linguÃstico-discursivos mobilizados, evidenciando que, de fato, o discurso à um espaÃo de regularidades enunciativas observÃveis em termos de sua expressÃo no plano diacrÃnico. Acredita-se, assim, que esta pesquisa contribui para a expansÃo dos estudos linguÃsticos no que diz respeito à abordagem diacrÃnica de fenÃmenos discursivos, tais como as imagens de si.Relacionando presupuestos teÃrico-metodolÃgicos del AnÃlisis del Discurso francÃs y de la FilologÃa RomÃnica alemana, en diÃlogo con los Estudios Culturales antropolÃgicos, esta tesis construye como objeto de investigaciÃn el conjunto de imÃgenes discursivas, en constituciÃn diacrÃnica, proyectadas en textos de opiniÃn de los siglos XX y XXI de Jornal do Brasil y de ClarÃn, desde la hipÃtesis de que el concepto de tradiciones discursivas puede lanzar luz a la investigaciÃn diacrÃnica del ethos discursivo, por la descripciÃn de sus vestigios de cambio y de sus rasgos de permanencia, en la historia. De este modo, el presente estudio objetiva reconstruir la trayectoria histÃrica del ethos que los enunciadores de los dos periÃdicos enfocados construyen en el discurso periodÃstico, en editoriales publicados en Brasil y en Argentina que tratan de temas de la latinidad de AmÃrica Latina, en el perÃodo de 1945 a 2014. Para la ejecuciÃn de este objetivo, realizamos una investigaciÃn lingÃÃstico-discursiva en tres escenas. En una primera escena teÃrico-conceptual, nos volvemos a los conceptos de latinidad de AmÃrica Latina, de ethos discursivo y de tradiciones discursivas desde los postulados de GarcÃa Canclini (2008a, 2008b,), Maingueneau (2008a, 2008b) y Kabatek (2005, 2007), entre otros. En la secuencia, en una segunda escena metodolÃgica, recorrimos a procedimientos del AnÃlisis del Discurso y de la FilologÃa RomÃnica para el examen (interpretaciÃn y descripciÃn) de los 50 ejemplares de editoriales que componen los datos de esta pesquisa, organizados en dos generaciones de textos, en bloques de 35 aÃos cada una. Por fin, en una tercera escena analÃtica, procedemos al anÃlisis de los editoriales con relaciÃn a estas categorÃas: escena enunciativa (escena englobante, escena genÃrica, escenografÃas e imÃgenes de si de los enunciadores), conforme Maingueneau (2008a, 2008b), y tradiciones discursivas (vestigios de cambio y rasgos de permanencia en el conjunto de imÃgenes de si de los enunciadores, en las escenografÃas y en los elementos deÃcticos y lexicales por los cuales se expresan), consonante Kabatek (2005, 2007). DespuÃs de los anÃlisis, es posible afirmar que las imÃgenes de si de los enunciadores cambian de un tiempo a otro y de una cultura a otra, en funciÃn de las escenografÃas y de los Ãndices lingÃÃstico-discursivos, evidenciando que el discurso es un espacio de regularidades enunciativas observables en tÃrminos de su expresiÃn en el plan diacrÃnico. Se cree, asÃ, que esta investigaciÃn contribuye para la expansiÃn de los estudios lingÃÃsticos en lo que se refiere al abordaje diacrÃnico de fenÃmenos discursivos, tales como las imÃgenes de sÃ.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12362application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:29Zmail@mail.com -
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