AnÃlise das CompetÃncias em InformaÃÃo dos Idosos no uso das Tecnologias Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BÃrbara Luisa Ferreira Carneiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20514
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as competÃncias em informaÃÃo dos idosos no uso de tecnologias digitais. Para tal, adota como objetivos especÃficos: a) identificar as necessidades informacionais dos idosos; b) verificar como os idosos utilizam variados recursos e fontes informacionais no Ãmbito digital; e, c) examinar os aspectos cognitivos, situacionais e afetivos relacionados, respectivamente, ao saber, ao saber-fazer e ao saber-agir da competÃncia em informaÃÃo. Tem como pressuposto o fato de que a competÃncia em informaÃÃo supera abordagens preocupadas apenas com as habilidades voltadas à soluÃÃo de problemas em atividades formais, constituindo-se em fator crÃtico para a realizaÃÃo de outras atividades, as quais ressaltam diferentes naturezas da informaÃÃo. Quanto aos procedimentos metodolÃgicos, a pesquisa se ampara na abordagem qualitativa e no mÃtodo exploratÃrio e descritivo. Para a coleta de dados, privilegia a interaÃÃo face a face atravÃs da realizaÃÃo de entrevistas com idosos que utilizam tecnologias digitais. A tÃcnica utilizada para a interpretaÃÃo dos dados foi a anÃlise de conteÃdo. Por meio do mapeamento das competÃncias informacionais, destaca que os idosos entrevistados, em sua maioria, demonstram interesse em continuar a aprender sobre as tecnologias digitais e suas ferramentas. Os resultados da pesquisa apontam que, apesar das dificuldades encontradas, os respondentes tÃm curiosidade em conhecer os avanÃos tecnolÃgicos e alimentam o desejo de aprender cada vez mais sobre as ferramentas disponÃveis. Ainda que, por vezes, os idosos apresentem certo receio e resistÃncia ao novo, vale destacar que, em muitos outros momentos, hà um sentimento de motivaÃÃo e interesse pelo aprendizado, sempre com vistas à conquista de independÃncia em tarefas associadas à tecnologia. Desse modo, conclui que a utilizaÃÃo das tecnologias digitais pode proporcionar uma maior autonomia dos idosos, contribuindo positivamente com sua qualidade de vida, alÃm de cooperar com outras pesquisas sobre o desenvolvimento da competÃncia em informaÃÃo em contextos digitais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnÃlise das CompetÃncias em InformaÃÃo dos Idosos no uso das Tecnologias Digitais2018-09-00Maria Giovanna Guedes Farias7893217534578965415693BÃrbara Luisa Ferreira Carneiro Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃoUFCBRCompetÃncia em InformaÃÃo Necessidade InformacionalTecnologias digitais Velhice Terceira Idade Information literacy Information needs Digital technologies Old age Third AgeCIENCIA DA INFORMACAOEsta pesquisa tem como objetivo analisar as competÃncias em informaÃÃo dos idosos no uso de tecnologias digitais. Para tal, adota como objetivos especÃficos: a) identificar as necessidades informacionais dos idosos; b) verificar como os idosos utilizam variados recursos e fontes informacionais no Ãmbito digital; e, c) examinar os aspectos cognitivos, situacionais e afetivos relacionados, respectivamente, ao saber, ao saber-fazer e ao saber-agir da competÃncia em informaÃÃo. Tem como pressuposto o fato de que a competÃncia em informaÃÃo supera abordagens preocupadas apenas com as habilidades voltadas à soluÃÃo de problemas em atividades formais, constituindo-se em fator crÃtico para a realizaÃÃo de outras atividades, as quais ressaltam diferentes naturezas da informaÃÃo. Quanto aos procedimentos metodolÃgicos, a pesquisa se ampara na abordagem qualitativa e no mÃtodo exploratÃrio e descritivo. Para a coleta de dados, privilegia a interaÃÃo face a face atravÃs da realizaÃÃo de entrevistas com idosos que utilizam tecnologias digitais. A tÃcnica utilizada para a interpretaÃÃo dos dados foi a anÃlise de conteÃdo. Por meio do mapeamento das competÃncias informacionais, destaca que os idosos entrevistados, em sua maioria, demonstram interesse em continuar a aprender sobre as tecnologias digitais e suas ferramentas. Os resultados da pesquisa apontam que, apesar das dificuldades encontradas, os respondentes tÃm curiosidade em conhecer os avanÃos tecnolÃgicos e alimentam o desejo de aprender cada vez mais sobre as ferramentas disponÃveis. Ainda que, por vezes, os idosos apresentem certo receio e resistÃncia ao novo, vale destacar que, em muitos outros momentos, hà um sentimento de motivaÃÃo e interesse pelo aprendizado, sempre com vistas à conquista de independÃncia em tarefas associadas à tecnologia. Desse modo, conclui que a utilizaÃÃo das tecnologias digitais pode proporcionar uma maior autonomia dos idosos, contribuindo positivamente com sua qualidade de vida, alÃm de cooperar com outras pesquisas sobre o desenvolvimento da competÃncia em informaÃÃo em contextos digitais. ABSTRACT This research aims to analyze the information literacy of the elderly in use of digital technologies. Therefore, it adopts as specific objectives: a) identify the informational needs of the elderly; b) verify how the elderly use diverse technological resources and informational sources in the digital space; and, c) examine the cognitive, situational and affective aspects related, respectively, to knowledge, to know-how and to know-agency of information literacy. Part of the assumption that the information literacy surpasses approaches preoccupied only with the problem-solving skills in formal activities, constituting a critical factor for the accomplishment of other activities, which emphasize different natures of information. As for the methodological procedures, the research is based on the qualitative approach and on the exploratory and descriptive method. For data collection, it favors face-to-face interaction by conducting interviews with elderly using digital technologies. The technique used for data interpretation was content analysis. Through the mapping of information literacy, it is highlighted that the elderly interviewed, for the most part, show interest in continuing to learn about digital technologies and their tools. The results of the research indicate that, despite the difficulties encountered, respondents are curious about technological advances and encourage the desire to learn more about the available tools. Although the elderly sometimes present some fear and resistance to the new, it is worth noting that in many other moments there is a sense of motivation and interest in learning, always with a view to achieving independence in tasks associated with technology. In this way, it concludes that the use of digital technologies can provide greater autonomy for the elderly, contributing positively to their quality of life, and cooperate with other researches on the development of information literacy in digital contexts. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20514application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:01Zmail@mail.com -
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