Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Delfino cabral
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5144
Resumo: Fortaleza foi, durante muito tempo, uma cidade monocÃntrica e acumulou inÃmeras funÃÃes, inclusive residencial e de lazer, em seu Centro. Esta pesquisa objetiva discutir o redimensionamento do Centro de Fortaleza, tendo como foco principal, os âshoppingsâ populares, equipamentos contemporÃneos de sua paisagem. Para compreender a instalaÃÃo desses equipamentos no recorte espacial, inicialmente foi esboÃado um estudo sobre o perÃodo em que o Centro tradicional (histÃrico) passou a perder parte de suas funÃÃes, atà a concretizaÃÃo de novas centralidades, com a multiplicaÃÃo dos Centros de bairros e a incorporaÃÃo de novas Ãreas e extensÃes fragmentadas. Com o adensamento do Centro da cidade e o gradativo deslocamento de seus habitantes para Ãreas mais distantes, houve uma perda de parte de sua centralidade, acompanhada por uma seleÃÃo das atividades, permanecendo ali as tipicamente comerciais. No desenho atual do Centro observa-se, desde a dÃcada de 1990, um fenÃmeno: a instalaÃÃo de âshoppingsâ populares, evidenciando a latente atividade comercial formal. Diferentemente dos grandes shoppings centers, aqueles sÃo caracterizados por um conjunto de lojas agregadas numa Ãrea onde anteriormente funcionava uma Ãnica grande loja, supermercado, cinema ou estacionamento. Com pequenas Ãreas destinadas a alimentaÃÃo e sem estacionamentos, os âshoppingsâ populares sÃo um marco da apropriaÃÃo do Centro pela periferia.
id UFC_0bdbbec3b3688353a5725aff15c28bdf
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3800
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRedimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ popularesRedimensionamiento del centro de Fortaleza - CearÃ, los centros comerciales populares 2008-08-16EustÃgio Wanderley Correia Dantas21856915387http://lattes.cnpq.br/6921915606995543Maria Angela de Almeida Souza04280024472http://lattes.cnpq.br/8276915082480930Alexandra Maria de Oliveira49619543300http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 64356884353http://lattes.cnpq.br/3981555862786212Bruna Delfino cabralUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em GeografiaUFCBRFortaleza Centro âShoppingsâ populares.Fortaleza Centro Centros comerciales populares.GEOCIENCIASFortaleza foi, durante muito tempo, uma cidade monocÃntrica e acumulou inÃmeras funÃÃes, inclusive residencial e de lazer, em seu Centro. Esta pesquisa objetiva discutir o redimensionamento do Centro de Fortaleza, tendo como foco principal, os âshoppingsâ populares, equipamentos contemporÃneos de sua paisagem. Para compreender a instalaÃÃo desses equipamentos no recorte espacial, inicialmente foi esboÃado um estudo sobre o perÃodo em que o Centro tradicional (histÃrico) passou a perder parte de suas funÃÃes, atà a concretizaÃÃo de novas centralidades, com a multiplicaÃÃo dos Centros de bairros e a incorporaÃÃo de novas Ãreas e extensÃes fragmentadas. Com o adensamento do Centro da cidade e o gradativo deslocamento de seus habitantes para Ãreas mais distantes, houve uma perda de parte de sua centralidade, acompanhada por uma seleÃÃo das atividades, permanecendo ali as tipicamente comerciais. No desenho atual do Centro observa-se, desde a dÃcada de 1990, um fenÃmeno: a instalaÃÃo de âshoppingsâ populares, evidenciando a latente atividade comercial formal. Diferentemente dos grandes shoppings centers, aqueles sÃo caracterizados por um conjunto de lojas agregadas numa Ãrea onde anteriormente funcionava uma Ãnica grande loja, supermercado, cinema ou estacionamento. Com pequenas Ãreas destinadas a alimentaÃÃo e sem estacionamentos, os âshoppingsâ populares sÃo um marco da apropriaÃÃo do Centro pela periferia.Fortaleza fue a lo largo del tiempo una ciudad monocÃntrica y acumulà innumerables funciones incluso residencial y de Ãcio en su Centro. Esta investigaciÃn desea discutir el redimensionamiento del Centro de Fortaleza, teniendo como enfoque principal los Centros comerciales populares, equipos contemporÃneos de su paisaje. Para comprender la instalaciÃn de esos equipos en el recorte espacial, inicialmente se configurà un estudio sobre el periodo en el que el Centro tradicional (histÃrico) se puso a perder parte de sus funciones, hasta la concretizaciÃn de nuevas centralidades, con la multiplicaciÃn de los Centros de barrios y la incorporaciÃn de nuevas Ãreas y extensiones fragmentadas. Con el adensamiento del Centro de la ciudad y el gradual desplazamiento de sus habitantes a Ãreas mÃs distantes, hubo una pÃrdida de parte de su centralidad, a la que se le acompaÃà una selecciÃn de las actividades, permaneciendo allà las tÃpicamente comerciales. En el diseÃo actual del Centro se observa desde la dÃcada de 1990 un fenÃmeno: la instalaciÃn de Centros comerciales populares, evidenciando la latente actividad comercial formal. Diferentemente de los macro Centros comerciales aquÃllos se caracterizan por un conjunto de tiendas agregadas en una Ãrea donde anteriormente funcionaba una Ãnico gran almacÃn, supermercado, cine o estacionamiento. Con pequeÃas zonas de alimentaciÃn y sin estacionamientos, los Centros comerciales populares son un marco de la apropriaciÃn del Centro por la periferia.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5144application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:12Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Redimensionamiento del centro de Fortaleza - CearÃ, los centros comerciales populares
title Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
spellingShingle Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
Bruna Delfino cabral
Fortaleza
Centro
âShoppingsâ populares.
Fortaleza
Centro
Centros comerciales populares.
GEOCIENCIAS
title_short Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
title_full Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
title_fullStr Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
title_full_unstemmed Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
title_sort Redimensionamento do Centro de Fortaleza - CearÃ: os âshoppingsâ populares
author Bruna Delfino cabral
author_facet Bruna Delfino cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EustÃgio Wanderley Correia Dantas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21856915387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6921915606995543
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Angela de Almeida Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04280024472
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8276915082480930
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alexandra Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 49619543300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 64356884353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3981555862786212
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Delfino cabral
contributor_str_mv EustÃgio Wanderley Correia Dantas
Maria Angela de Almeida Souza
Alexandra Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Fortaleza
Centro
âShoppingsâ populares.
topic Fortaleza
Centro
âShoppingsâ populares.
Fortaleza
Centro
Centros comerciales populares.
GEOCIENCIAS
dc.subject.spa.fl_str_mv Fortaleza
Centro
Centros comerciales populares.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv GEOCIENCIAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Fortaleza foi, durante muito tempo, uma cidade monocÃntrica e acumulou inÃmeras funÃÃes, inclusive residencial e de lazer, em seu Centro. Esta pesquisa objetiva discutir o redimensionamento do Centro de Fortaleza, tendo como foco principal, os âshoppingsâ populares, equipamentos contemporÃneos de sua paisagem. Para compreender a instalaÃÃo desses equipamentos no recorte espacial, inicialmente foi esboÃado um estudo sobre o perÃodo em que o Centro tradicional (histÃrico) passou a perder parte de suas funÃÃes, atà a concretizaÃÃo de novas centralidades, com a multiplicaÃÃo dos Centros de bairros e a incorporaÃÃo de novas Ãreas e extensÃes fragmentadas. Com o adensamento do Centro da cidade e o gradativo deslocamento de seus habitantes para Ãreas mais distantes, houve uma perda de parte de sua centralidade, acompanhada por uma seleÃÃo das atividades, permanecendo ali as tipicamente comerciais. No desenho atual do Centro observa-se, desde a dÃcada de 1990, um fenÃmeno: a instalaÃÃo de âshoppingsâ populares, evidenciando a latente atividade comercial formal. Diferentemente dos grandes shoppings centers, aqueles sÃo caracterizados por um conjunto de lojas agregadas numa Ãrea onde anteriormente funcionava uma Ãnica grande loja, supermercado, cinema ou estacionamento. Com pequenas Ãreas destinadas a alimentaÃÃo e sem estacionamentos, os âshoppingsâ populares sÃo um marco da apropriaÃÃo do Centro pela periferia.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Fortaleza fue a lo largo del tiempo una ciudad monocÃntrica y acumulà innumerables funciones incluso residencial y de Ãcio en su Centro. Esta investigaciÃn desea discutir el redimensionamiento del Centro de Fortaleza, teniendo como enfoque principal los Centros comerciales populares, equipos contemporÃneos de su paisaje. Para comprender la instalaciÃn de esos equipos en el recorte espacial, inicialmente se configurà un estudio sobre el periodo en el que el Centro tradicional (histÃrico) se puso a perder parte de sus funciones, hasta la concretizaciÃn de nuevas centralidades, con la multiplicaciÃn de los Centros de barrios y la incorporaciÃn de nuevas Ãreas y extensiones fragmentadas. Con el adensamiento del Centro de la ciudad y el gradual desplazamiento de sus habitantes a Ãreas mÃs distantes, hubo una pÃrdida de parte de su centralidad, a la que se le acompaÃà una selecciÃn de las actividades, permaneciendo allà las tÃpicamente comerciales. En el diseÃo actual del Centro se observa desde la dÃcada de 1990 un fenÃmeno: la instalaciÃn de Centros comerciales populares, evidenciando la latente actividad comercial formal. Diferentemente de los macro Centros comerciales aquÃllos se caracterizan por un conjunto de tiendas agregadas en una Ãrea donde anteriormente funcionaba una Ãnico gran almacÃn, supermercado, cine o estacionamiento. Con pequeÃas zonas de alimentaciÃn y sin estacionamientos, los Centros comerciales populares son un marco de la apropriaciÃn del Centro por la periferia.
description Fortaleza foi, durante muito tempo, uma cidade monocÃntrica e acumulou inÃmeras funÃÃes, inclusive residencial e de lazer, em seu Centro. Esta pesquisa objetiva discutir o redimensionamento do Centro de Fortaleza, tendo como foco principal, os âshoppingsâ populares, equipamentos contemporÃneos de sua paisagem. Para compreender a instalaÃÃo desses equipamentos no recorte espacial, inicialmente foi esboÃado um estudo sobre o perÃodo em que o Centro tradicional (histÃrico) passou a perder parte de suas funÃÃes, atà a concretizaÃÃo de novas centralidades, com a multiplicaÃÃo dos Centros de bairros e a incorporaÃÃo de novas Ãreas e extensÃes fragmentadas. Com o adensamento do Centro da cidade e o gradativo deslocamento de seus habitantes para Ãreas mais distantes, houve uma perda de parte de sua centralidade, acompanhada por uma seleÃÃo das atividades, permanecendo ali as tipicamente comerciais. No desenho atual do Centro observa-se, desde a dÃcada de 1990, um fenÃmeno: a instalaÃÃo de âshoppingsâ populares, evidenciando a latente atividade comercial formal. Diferentemente dos grandes shoppings centers, aqueles sÃo caracterizados por um conjunto de lojas agregadas numa Ãrea onde anteriormente funcionava uma Ãnica grande loja, supermercado, cinema ou estacionamento. Com pequenas Ãreas destinadas a alimentaÃÃo e sem estacionamentos, os âshoppingsâ populares sÃo um marco da apropriaÃÃo do Centro pela periferia.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5144
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295143102513152