Uma curva de Philips ampliada com o sentimento de consumidores e empresÃrios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15530 |
Resumo: | O trabalho incorpora as expectativas de consumidores e empresÃrios Ãs estimaÃÃes de Curvas de Philips para o Brasil. Os resultados demonstram que estas âvariÃveis de sentimentoâ podem ser relevantes para modelar a inflaÃÃo e estimular seu uso na previsÃo desta componente. Alguns modelos economÃtricos, em diferentes especificaÃÃes, apresentaram incrementos significativos em seu poder de explicaÃÃo apÃs a inclusÃo destas componentes. Ademais, a tempestividade com a qual sÃo obtidos os Ãndices que refletem o sentimento de consumidores e empresÃrios estimula o seu uso mais extenso nas modelagens economÃtricas tradicionais no Brasil. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma curva de Philips ampliada com o sentimento de consumidores e empresÃriosAn extended Phillips curve with the sentiment of consumers and entrepreneurs2015-03-04Andrei Gomes Simonassi00000060068http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924SÃrgio Aquino de Souza61337170330http://lattes.cnpq.br/013006121730595160964170515http://lattes.cnpq.br/9863722682647789Jedidias Pereira SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRCurva de Philips Ãndices de ConfianÃa Consumidores e EmpresÃriosPhilips Curve Confidence Indexes Consumers and EntrepeneursCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO trabalho incorpora as expectativas de consumidores e empresÃrios Ãs estimaÃÃes de Curvas de Philips para o Brasil. Os resultados demonstram que estas âvariÃveis de sentimentoâ podem ser relevantes para modelar a inflaÃÃo e estimular seu uso na previsÃo desta componente. Alguns modelos economÃtricos, em diferentes especificaÃÃes, apresentaram incrementos significativos em seu poder de explicaÃÃo apÃs a inclusÃo destas componentes. Ademais, a tempestividade com a qual sÃo obtidos os Ãndices que refletem o sentimento de consumidores e empresÃrios estimula o seu uso mais extenso nas modelagens economÃtricas tradicionais no Brasil.This paper regards the consumersâ and entrepreneursâ expectations into estimations of a âmodified Phillips Curveâ for Brazil. The results show that these "sense variables" may be relevant to model inflation and encourage their use in a inflation forecasting process. Some econometric models, in different specifications, showed significant increases in their explanatory power after the inclusion of these components. Moreover, the timeliness with which the indexes that reflect the sentiment of consumers and entrepreneurs are obtained stimulates their more extensive use in traditional econometric modeling in Brazil.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15530application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:43Zmail@mail.com - |
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This paper regards the consumersâ and entrepreneursâ expectations into estimations of a âmodified Phillips Curveâ for Brazil. The results show that these "sense variables" may be relevant to model inflation and encourage their use in a inflation forecasting process. Some econometric models, in different specifications, showed significant increases in their explanatory power after the inclusion of these components. Moreover, the timeliness with which the indexes that reflect the sentiment of consumers and entrepreneurs are obtained stimulates their more extensive use in traditional econometric modeling in Brazil. |
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